Levon Helm - Electric Dirt (2009)


Por Márcio Grings
Jornalista e Radialista

Cotação: ***1/2

Levon Helm, o lendário baterista da The Band, chega aos 70 anos em maio de 2010, e mesmo depois de ter uma pendenga braba com o câncer ele está de volta no recentemente lançado Electric Dirt.

Helm parecia ter perdido a potência vocal após lutar por vários meses contra o câncer na garganta, deficiência que ficou explícita ao ouvirmos as canções de Dirt Farmer, seu disco de retorno as gravações em 2007. Pelo menos a sensação que temos ao ouvir o disco atual é que a voz do músico, que anteriormente soava cansada e debilitada, parece ter recuperado o torque dos tempos de The Band, banda que o consagrou nos anos 60 e 70.

Entre as 11 faixas que compõem Electric Dirt, encontra-se, além da muitos violões, bateria e baixo -violino, bandolim, gaita de foles e vocais de harmonia com os ótimos backing vocals de Amy Helm, filha do protagonista. Também compõem o elenco de apoio Teresa Willians, esposa de Larry Cambell, multi-instrumentista que produziu e deu suporte a essa volta por cima do músico texano.

Em alguns temas também podemos ouvir o personalíssimo trompete de Steven Bernstein, mais conhecido por seu trabalho com Marianne Faithfull, Lou Reed e Rufus Wainwright. Além disso, nesta nova empreitada o velho Levon mergulha na tradição de sua ligação com a terra e aqueles que vivem por ela, mas comparado a
Dirt Farmer o novo registro possui uma sonoridade mais profunda e ampla, incorporando gospel, blues e canções que lembram seu tempo de The Band.

Um ótimo disco, que está sendo a trilha sonora preferidas das minhas férias.


Faixas:
1 Tennessee Jed 5:58
2 Move Along Train 3:22
3 Growin' Trade 4:22
4 Golden Bird 5:11
5 Stuff You Gotta Watch 3:38
6 White Dove 3:29
7 Kingfish 4:24
8 You Can't Lose What You Ain't Never Had 4:01
9 When I Go Away 4:32
10 Heaven's Pearls 4:10
11 I Wish I Knew How It Would Feel to Be Free 3:25


Comentários