Metallica - Orgulho, Paixão e Glória: Três Noites na Cidade do México (2009)


Por Luiz Felipe Carneiro
Jornalista

Cotação: ****


Quando o Metallica lançou álbum Death Magnetic, a frase mais ouvida era: "Depois de tanto tempo, até que enfim um disco que faça jus a história da banda". Pois bem, o mesmo pode ser dito com relação ao DVD Orgulho, Paixão e Glória: Três Noites na Cidade do México, que o grupo de James Hetfield, Lars Ulrich, Kirk Hammett e Robert Trujillo colocou nas lojas no apagar das luzes de 2009. Como o próprio título denuncia, o Metallica fez três shows na capital mexicana, nos dias 04, 06 e 07 de junho do ano passado, e todas as apresentações foram registradas.

Lá fora saíram versões em blu-ray e em DVD duplo, este último com 16 (isso mesmo, 16!) faixas extras (incluindo gemas raras como "...And Justice For All", "Blackened" e "Fade to Black"), além de um CD duplo com o áudio das 19 canções do show principal. Obviamente, aqui no Brasil só a versão mais pobre - DVD simples com 19 músicas - foi lançada. Depois não sabem por que ninguém mais compra discos no país ...

Tirando esse porém, Orgulho, Paixão e Glória traz o Metallica em sua melhor forma. Em uma das rápidas entrevistas que intercalam alguns dos números musicais, o baterista Lars Ulrich diz que a mudança de repertório (que acontece toda noite) é o que mantém a banda viva, eis que seus integrantes são obrigados a estarem sempre atualizados. E é exatamente essa vivacidade que impressiona no DVD. Depois de praticamente trinta anos de carreira, o Metallica pouca vezes soou tão poderoso em um vídeo.

Além dos sucessos obrigatórios, como "One" (em uma versão animalesca com ensurdecedoras explosões), "Enter Sandman", "Creeping Death" (que já abre o show na temperatura máxima) e "Master of Puppets", o DVD traz algumas canções que o Metallica não costuma apresentar em todos os seus shows, e é isso que vai fazer a alegria dos fãs. Por exemplo, "The Unforgiven" voltou ao repertório no México certamente por conta de sua sonoridade (aquela introdução meio mariachi), que tem tudo a ver com o país. E o que dizer de "For Whom the Bell Tolls" e "Ride the Lighting", apresentadas logo no início da apresentação? E o final com "The Wait" e "Hit the Lights"? Não à toa, é possível observar, volta e meia, alguns mexicanos chorando durante a apresentação.

A edição do DVD - dirigido por Wayne Isham - é outra bola dentro, captando bem a energia da banda no palco. A edição, em alguns momentos, chega a ser estonteante, mas, com o volume sonoro do grupo, dificilmente daria para ser diferente disso. O único problema é o excesso de tomadas do público. Talvez o diretor tenha ficado um pouco impressionado com a paixão da plateia mexicana. Tudo bem, mas não precisava de tanto. Isso não deve ser raro de acontecer em shows do Metallica.

E o fã que não se contentar com Orgulho, Paixão e Glória pode providenciar na importadora o outro DVD (também disponível em blu-ray) Français Pour Une Nuit. Gravado em um belo e antigo anfiteatro na cidade francesa de Nimes, o vídeo traz 18 faixas também registradas na Death Magnetic Tour (em julho de 2009), com destaque para petardos como "Motorbretah" e "Stone Cold Crazy" (do Queen), ambas não presentes nem na versão turbinada de Orgulho, Paixão e Glória.

Tomara que o fã do Metallica tenha economizado grana para esse início de ano ...


Faixas:
1 The Ecstasy of Gold
2 Creeping Death
3 For Whom the Bell Tolls
4 Ride the Lightning
5 Disposable Heroes
6 One
7 Broken, Beat & Scarred
8 The Memory Remains
9 Sad But True
10 The Unforgiven
11 All Nightmare Long
12 The Day That Never Comes
13 Master of Puppets
14 Fight Fire With Fire
15 Nothing Else Matters
16 Enter Sandman
17 The Wait
18 Hit the Lights
19 Seek & Destroy

Comentários