Rigotto´s Room: O quarteto de um milhão de dólares


Maurício Rigotto
Escritor e Colecionador

Imagine que em um dia qualquer, por uma grande casualidade, quatro grandes astros do rock se encontrem em um estúdio de gravação, por obra do destino, sem que nada tenha sido previamente combinado. No meio do bate-papo gerado pelo encontro informal, decidem gravar uma jam improvisada em uma fita magnética, que viria a se tornar o registro de um dos eventos mais significativos ocorrido na história da música popular.

Pois esse encontro aconteceu. Foi no dia de 04 de dezembro de 1956 que Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e Johnny Cash se encontraram em Memphis, na Sun Recording Studios, na 706 Union Avenue, e gravaram as sessões desse que ficou conhecido pela nada modesta alcunha de The Million Dollar Quartet.

O cantor e guitarrista Carl Perkins, um dos maiores nomes do rock’n’roll e do rockabilly, compositor de clássicos como “Blue Suede Shoes”, “Matchbox”, “Honey Don’t” e “Everybody’s Trying to Be My Babe”, havia agendado para essa data sessões de gravação de seu novo disco. Carl chegou acompanhado por sua banda, formada pelos seus irmãos J.B. Perkins (guitarra rítmica) e Clayton Perkins (contrabaixo), e pelo baterista W.S. “Fluke” Holland.

Carl Perkins e banda já haviam gravado alguns números quando Jerry Lee Lewis apareceu para visitar Sam Phillips, o proprietário da Sun Records. Há algumas semanas, Jerry havia gravado ali o seu compacto “Crazy Arms”, que alcançara rapidamente sucesso radiofônico. Carl aproveitou a presença de Jerry Lee e convidou-o a gravar o piano em algumas faixas, como “You Can Do Not Wrong”.

Carl e Jerry já estavam na metade da gravação quando, sem ser anunciado, Elvis Presley entra de inopino no estúdio, acompanhado de sua namorada Marilyn Evans, de Vegas. Elvis estava passeando com sua garota de 19 anos em seu Cadillac quando resolveu levá-la para conhecer o estúdio onde gravava seus discos. Logo o encontro se transformou em uma descontraída jam, com Elvis e Carl nas guitarras e Jerry Lee ao piano, além do acompanhamento da banda de Carl Perkins. No repertório, várias canções gospel e rockabillys, onde Elvis e Jerry Lee se revezaram nos vocais, além de realizarem duetos históricos. Elvis cantou a maioria das músicas e chegou a tocar piano. Em algumas canções, Elvis tocou a guitarra base e fez backing vocals para Jerry Lee Lewis. Carl Perkins cantou apenas uma canção, preferindo ficar no acompanhamento rítmico e vocais de apoio.

O curioso é que o quarto elemento do Million Dollar Quartet, o grande Johnny Cash, não participou da sessão. Há duas versões: a primeira diz que Johnny Cash esteve presente desde o começo, entretanto, não quis cantar nenhuma canção e limitou-se a tocar guitarra em algumas faixas (conforme ele próprio declarou em sua autobiografia); na segunda e mais plausível hipótese, Cash teria chegado quando a sessão já havia terminado e apenas apareceu na antológica foto que registra o histórico encontro. Aliás, essa foto só existe porque Sam Phillips, ao ver quatro dos maiores astros do rock reunidos, teve o bom senso de sair correndo buscar o fotógrafo George Pierce.

No repertório, quarenta e sete canções foram gravadas em uma fita magnética da marca Scotch. As gravações ficaram guardadas em uma lata nas gavetas da Sun Records até 1969, ano em que surgiu pela primeira vez um disco do Million Dollar Quartet. Ao longo dos anos, vários discos com as gravações desse encontro foram surgindo, sempre incompletas, trazendo cerca de quinze a vinte canções, que geralmente diferiam de outros discos da mesma sessão.

Somente em 2006, cinquenta anos após o encontro histórico, é lançado o CD The Complete Million Dollar Quartet, com a íntegra das gravações e doze minutos inéditos. Os grandes destaques são os duetos de Elvis e Jerry Lee em “Just a Little Talk With Jesus”, “Walk That Lonesome Valley”, “I Just Can’t Make It By Myself” e “Crazy Arms”. Elvis faz divertidas paródias ao imitar os cantores country Hank Snow em “I’m With the Crowd But Oh So Alone” e Bill Monroe em “Little Cabin on the Hill”. Elvis canta o seu sucesso “Don’t Be Cruel” imitando Jackie Wilson, vocalista do Billy Ward’s Dominos, a imitar ele próprio! Elvis ainda canta dois versos de “Don’t Forbid Me”, sucesso da época de Pat Boone, quando infelizmente a fita termina. Há ainda belas e curiosas versões para “I Shall Not Be Moved”, “Peace in the Valley”, Down by the Riverside”, “Love Me Tender” e “White Christmas”. Elvis e Jerry Lee também cantam “Brown Eyed Handsome Man” e “Too Much Monkey Business”, de Chuck Berry, e “Rip It Up”, de Little Richard, sendo tudo gravado de improviso em um clima de total descontração e informalidade.

No dia seguinte, um artigo de Bob Johnson para o jornal local Memphis Press-Scimitar intitulado “Million Dollar Quartet” foi publicado, contando detalhes sobre o antológico encontro e estampando pela primeira vez a famosa foto de Elvis ao piano ladeado por Lewis, Perkins e Cash. O artigo fora uma encomenda de Sam Phillips, que almejava publicidade para a Sun Records com o fato.

Absolutamente memorável, The Million Dollar Quartet vale cada centavo!

Comentários