Cadillac Records (2008): a história da gravadora Chess agora em DVD


Por Cezar “Dudy” Duarte
Colecionador
Os Armênios

Um dos mais elogiáveis DVDs lançado em 2009, relacionados à boa música, é
Cadillac Records. O filme versa sobre a ascensão da gravadora Chess e alguns dos principais artistas que passaram por lá. O cenário é a Chicago dos anos 40 até o início década de 60.

Leonard Chess, imigrante polonês disposto a se estabilizar na vida, quer ter o seu próprio negócio. A primeira atitude é abrir um bar com música ao vivo. Leonard, branco, não era a favor da forte segregação racial da época e, assim, dá oportunidade a músicos negros de se apresentarem em seu bar.


Em pouco tempo monta sua gravadora, batizada com o seu sobrenome. Descobre Muddy Waters e o convida a gravar. "I Can’t Be Satisfied" (1948) é um dos primeiros registros e alcança enorme sucesso. Little Walter, exímio tocador de gaita de boca, junta-se à banda de Muddy, refinando os arranjos das canções e, posteriormente, tem também sua própria carreira, prejudicada pelas encrencas em que se metia em virtude de seu temperamento intempestivo.

Com o blues ganhando terreno, o público branco começa a prestar mais atenção a esse gênero musical. No rastro de Muddy Waters outros artistas são contratados, e também conseguem carreiras de destaque. Etta James (interpretada pela bela e talentosa cantora Beyonce) e Howlin’ Wolf são dois bons exemplos.

Em 1955 aparece um guitarrista, compositor e cantor que resolve misturar as bases do blues com outros ritmos, como o country e o rhythm´n´blues. Sedimentava-se o rock and roll graças a Chuck Berry, a quem todo o apreciador do autêntico rock deve, obrigatoriamente, conhecer.

Durante o filme, é interessante observar o relacionamento afetivo que Leonard Chess nutria por seus contratados. A relação transcendia a fria formalidade da relação patrão-empregado. Havia um envolvimento emocional pela vida do artista. Leornard sabia reconhecer o esforço de cada um e chegava a presenteá-los com carros - os Cadillacs do título do filme.

O fio condutor da trama é sustentado pela narração em off de outro grande talento da Chess, Willie Dixon, baixista que compôs imortais clássicos do blues para que outros músicos os gravassem e garantissem promissoras carreiras. Na verdade, não só os bluesmen serviram-se do talento de Willie, muita gente do rock não resistia a incluir suas composições nos repertórios de discos e shows. Uma dessas bandas eram os Rolling Stones, que têm uma rápida aparição no filme - representados por atores, é claro.

Junto com a lendária Sun Records, fundada em 1952 em Memphis, Tennessee, a Chess foi o pólo seminal responsável pela afirmação do blues e pela explosão do rock and roll, que continuamente reivindicam seus espaços, que outrora eram por demais boicotados.

A seguir, a ficha técnica e o trailer desta admirável película que te leva às origens do blues e do rock:

Título: Cadillac Records
Direção: Darnell Martin
Gênero: Drama Musical
Produtora/Distribuidora: Parkwood & Sony Pictures
País/Ano de Produção: EUA/2008
Duração: 109 minutos
Elenco principal:
Adrian Brody como Leonard Chess
Jeffrey Wright como Muddy Waters
Beyoncé Knowles como Etta James
Cedric the Entertainer como Willie Dixon
Mos Def como Chuck Berry
Columbus Short como Little Walter


Leia também: Chuck Berry - The Chess Box (1988)

Comentários