Ringo Starr - Y Not (2010)


Por Anderson Nascimento
Colecionador

Galeria Musical


Cotação: **** 

Ringo Starr abre a década lançando mais um álbum que faz bonito em sua discografia. Y Not é o primeiro disco a ser produzido pelo próprio Ringo, e o batera optou por um álbum de rock básico, bem diferente de riquíssimas produções mais recentes como Ringo Rama (2003) ou, um pouquinho mais para trás, Vertical Man (1998).


A proposta de Ringo fica evidente logo pelo encarte basicão do CD e pelo número reduzido de faixas - apenas dez -, com um total de pouco mais de trinta e seis minutos. Quando o disco rola, fica ainda mais claro que o ex-Beatle quis optar por um álbum de rock, pois o play já abre com a estrondosa e barulhenta "Fill in the Blanks", que conta com uma estridente guitarra e um belo solo pilotado por Joe Walsh (Eagles).

Nessa linha roqueira, o disco traz ainda "The Other Side of Liverpool", com um refrão forte e cantado a altura por Ringo. Essa canção foi escolhida, juntamente com "Walk With You", para apresentar o trabalho à imprensa nos shows de lançamento do disco.

Com o disco pulsando e respirando rock and roll sobrou pouco espaço para os tradicionais baladões de Ringo Starr. Mas, quando o fez, Ringo criou uma das mais belas canções de sua carreira. Trata-se de "Walk With You", uma faixa que fala de amizade e traz Paul McCartney em uma participação para deixar qualquer um arrepiado. Além de Paul e Joe Walsh, outra participação especial é a da cantora Joss Stone, fechando o álbum e cantando a maior parte de "Who´s Your Daddy", escrita em parceria com Ringo em um estilo confortável para a bela e talentosa cantora - o soul.

Outra surpresa interessante é a regravação da excelente "Everyone Wins", canção lançada como lado B do single "Dont Go Where the Road Don´t Go", em 1992, mas pouco conhecida por se tratar de um raro single do baterista. Nessa versão, Ringo modernizou a canção com uma bateria mais rápida e um arranjo mais roqueiro. Seu relançamento faz justiça a essa faixa, que sempre foi considerada uma jóia obscura no repertório de Ringo.

"Mystery of the Night" é outra boa composição, a apresenta uma linda letra feita em parceria com Richard Marx, além de contar com uma excelente interpretação de Ringo. Já a faixa-título é daquelas canções tradicionais que Ringo vem fazendo em seus últimos discos, com aqueles refrões que não saem da cabeça. "Y Not" é uma divertida canção pop, que traduz o espírito de Ringo em seus discos.

Falando nisso, como não poderia deixar de ser, Ringo gravou mais uma faixa no estilo "
peace and love". Trata-se de "Piece Dream", porém essa é especialíssima, figurando entre as mais belas canções em ode à paz já gravadas pelos Beatles e seus remanescentes. A faixa, que cita John Lennon, está também entre as melhores do álbum, e apresenta uma bela performance vocal de Ringo.

Para quem não conhece a carreira solo de Ringo Starr - que fez muito sucesso por aqui nos anos setenta -, vale a pena ouvir os últimos discos do baterista, sobretudo
Vertical Man, Ringo Rama e, agora, Y Not, todos trabalhos bastante autorais, mas sempre recheados de participações especiais que dão um tempero muito especial às belas canções de um dos bateristas mais ativos de toda a história da música.

Faixas:
1 Fill in the Blanks 3:15
2 Peace Dream 3:35
3 The Other Side of Liverpool 3:23
4 Walk With You (with Paul McCartney) 4:43
5 Time 3:50
6 Everyone Wins 3:54
7 Mystery of the Night 4:05
8 Can't Do It Wrong 3:45
9 Y Not 3:50
10 Who's Your Daddy (with Joss Stone) 2:30

Comentários

  1. Grande Ringo, poucos entendem a importância dele nos Beatles, e mesmo depois. abraços

    ResponderExcluir
  2. Ainda não ouvi o disco, mas pelos comentários do Anderson e do Maurício, fiquei curioso para dar uma conferida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.