Bandas de Um Disco Só: Head Machine - Orgasm (1970)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Considerado por muitos como uma espécie de pré- Uriah Heep, o Head Machine foi um projeto liderado pelo tecladista Ken Hensley que durou pouquíssimo tempo e lançou apenas um disco, Orgasm, em 1970.

Em 1965, o jovem Ken, até então um entusiasta da soul music, perdeu o interesse pelo estilo e resolveu montar uma banda que explorasse a sua nova paixão, o rock. Ao lado de Mick Taylor (que mais tarde substituiria Brian Jones nos Rolling Stones), Hensley montou o The Gods, que contaria em sua formação com jovens músicos que se consagrariam alguns anos mais tarde, como Greg Lake (King Crimson e ELP), Paul Newton (Uriah Heep), Lee Kerslake (Uriah Heep) e John Glascok (Jethro Tull).

Em 1968 o The Gods assinou com a Columbia e lançou dois discos (Genesis naquele mesmo ano e To Samuel a Son em 1970), encerrando as suas atividades quando Greg Lake deixou a banda para se juntar ao Spice. Mantendo a mesma formação mas investindo em um som mais progressivo, o The Gods mudou de nome e passou a se chamar Toe Fat. O grupo gravou dois álbuns (Toe Fat em 1970 e Toe Fat Two em 1971). Foi nessa época de transição, entre a saída de Hensley do Toe Fat e a sua entrada no Uriah Heep, que o tecladista reuniu alguns brothers e gravou o primeiro e único disco do Head Machine.

Orgasm foi lançado em 1970 com duas capas diferentes. A original, com uma concha aberta fazendo uma metáfora visual com o órgão sexual feminino, e outra, mais comportada, toda preta e com um símbolo similar ao logo do clássico selo Vertigo no centro. Suas sete faixas apresentam um hard rock com alguns elementos de rock progressivo, antecipando o que o Uriah Heep faria durante os anos setenta. Entre elas, as minhas preferidas são “Climax – You Tried to Take It All”, “You Must Come With Me”, “Orgasm” (com um baita riff de guitarra de Ken) e “Scattering Seeds”, outra onde o destaque é a guitarra de Hensley. Aliás, o Head Machine prova o quanto, mesmo sendo merecidamente reconhecido como um dos grandes tecladistas da história do rock, Ken Hensley era também um ótimo vocalista e guitarrista, além de excelente compositor.

Aos interessados, Orgasm ganhou uma belíssima reedição em digipack em 2006 a cargo da gravadora alemã Buy or Die (Cat# BOD 130), além de uma edição limitada em vinil de 180 gramas pela Tapestry. As duas são extremamente recomendadas não só para os fãs de Ken Hensley e do Uriah Heep, mas sobretudo para quem curte um bom hardão setentista.


Faixas:
A1 Climax - You Tried to Take it All 6:54
A2 Make the Feeling Last 3:38
A3 You Must Come With Me 4:57
A4 The Girl Who Loved, The Girl Who Loved 3:37

B1 Orgasm 9:00
B2 The First Time 5:05
B3 Scattering Seeds 3:24


Comentários

  1. ouço umas faixas desse album no youtube, mas ficaria mais feliz se achasse para baixar, ou até mesmo comprar, é um ótimo album

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.