Árvores Genealógicas: de Yardbirds à Nirvana


Por Fernando Bueno
Engenheiro e Colecionador
Collector's Room

Todo colecionador tem suas manias de organização. Eu gosto de guardar os CDs seguindo um padrão de “famílias”. Como é isso? Vou explicar. Os CDs do Ozzy Osbourne e do Heaven and Hell são guardados juntos aos do Black Sabbath. Outro artista que guardo junto é o Dio. Já junto aos discos do Deep Purple eu coloco o Captain Beyond e o Whitesnake por exemplo.

Os motivos disso são meios óbvios afinal Ozzy e Dio foram vocalistas do Black Sabbath e Rod Evans do Captain Beyond e David Coverdale do Whitesnake foram vocalistas do Deep Purple.


Mas porque estou falando isso? Qual o motivo de eu vir aqui, encher espaço do blog e contar isso para os leitores da Collector’s Room? Bem, finalmente comprei meu primeiro disco do Rainbow (eu sei isso é vergonhoso, mas é verdade) e no início fiquei na dúvida onde guardaria o CD. Junto ao Dio ou junto ao Deep Purple. Resolvi criando mais uma pequena regra. Escolhi que usaria sempre o música mais importante da banda para isso e, assim, coloquei o disco junto ao Deep Purple devido ao Richie Blackmore.



Todo colecionador quer o maior número possível de discos na sua coleção e comecei a perceber que a partir de um momento seguir essa regra ficará muito difícil já que muitas bandas tiveram diversos integrantes que acabaram entrando em diversas outras bandas que continham outros integrantes mais ou menos famosos e isso pode virar uma bola de neve.

Comecei a fazer associações lembrando aquelas árvores genealógicas de bandas feitas por Pete Frame. A mais conhecida por mim é a que saiu no A Real Live One do Iron Maiden e que também saiu no box Eddie´s Archives. Inclusive descobri que ele lançou alguns livros só com essas árvores genealógicas, mas não sei mais nada de informações sobre os livros, só que eles estão disponíveis no Amazon. Abaixo estão as capas de dois deles. Também encontrei um blog muito legal que pode ser acessado aqui. Inclusive nele você pode encomendar alguma dessas árvores genealógicas para comprar em papel especial e assinado pelo autor. Os preços são salgados, mas sabemos que tem gente para tudo.


Percebi que fazendo associações começando pelo Deep Purple daria para relacionar as outras duas bandas da Santíssima Trindade do hard rock setentista e muitas outras bandas como o Iron Maiden. Como? Simples. Depois de sua saída do Deep Purple, o vocalista montou uma banda que tinha o Janick Gers futuro guitarrista do Iron Maiden. Engraçado que fazendo esse tipo de associação poderíamos citar outras bandas como o Fish e o Marillion e até o Samson.

Do Deep Purple para chegar ao Black Sabbath é muito simples também. Como já citado acima Richie Blackmore montou o Rainbow com o Dio que depois foi vocalista da banda do Tommy Iommi. Outros vocalistas do Black Sabbath foram componentes do Deep Purple: Ian Gillan e Gleen Hughes.

Mas seguindo o próprio Rainbow podemos chegar na banda de Yngwie Malmsteen de duas maneiras, ambas por vocalistas. Joe Lynn Turner foi vocalista da banda do guitarrista sueco e também do Rainbow, mas outro vocalista da banda, Grahan Bonnet, também tocou com o Malmsteen no Alcatraz, que já teve também o Steve Vai que já gravou com David Lee Roth (chegamos no Van Halen), com o Whitesnake e com o Chickenfoot (podemos chegar ao Red Hot Chilli Peppers).

Estou citando apenas os componentes mais importantes dessas bandas, mas se entrarmos mais a fundo esse texto não teria fim. Agora qual é a importância disso tudo? Os fãs de hard rock, heavy metal e outros estilos próximos têm esse tipo de interesse. Isso é um dos motivos que fazem com que esses estilos sejam tão apaixonantes e viciantes. Afinal se você conhece o Deep Purple pode um dia chegar a conhecer, apenas por associação, o Winger. Basta lembrar que o atual guitarrista do Deep Purple, Steve Morse, tocava no Dixie Gregs banda que Rod Morgenteins também foi integrante.

Nas minhas associações lembrei-me ainda de muitas bandas como o Quiet Riot e Def Leppard e percebi o quanto ainda tenho que conhecer (e adquirir) muitos discos. Também percebi que um dia esse meu critério de organização deverá ser modificado.

Agora para explicar a associação feita no título da matéria. Como ir de Yardbirds até o Nirvana? Jimmy Page que foi guitarrista do Yardbirds, montou o Led Zepellin com Robert Plant, John Bonham e Jonh Paul Jones. Esse último recentemente criou o Them Crooked Vultures junto ao Josh Homme, do Queens of the Stone Age e Dave Grohl do Foo Fighters e Nirvana.

Alguém lembra de uma associação maluca? Até mesmo inusitada como a de uma banda clássica como o Yardbirds e Led Zeppelin com bandas como Nirvana e Foo Fighters?

Comentários

  1. Fernando, em 1993 eu trabalhava em uma empresa, e meu superior imediato era fanático por Deep Purple. Tinhamos uma "brincadeira secreta" entre nós dois. No meio do serviço, um dizia o nome de uma banda qualquer, e a gente tentava achar uma relação com o Deep Purple, mais ou menos como você fez com o Nirvana. Valia se o músico de uma banda tivesse gravado alguma participação especial em disco de outra, ou se comprovadamente tivesse feito shows com outra banda, ainda que não tivesse registros...
    Dentro do "universo rock", não achamos nenhuma banda (à época) que não desse para associar ao Purple...
    Um exemplo "inusitado", para usar seu termo: Sex Pistols e Deep Purple... Steve Vai tocou com John Lydon no PIL, e tocou no mesmo Alcatrazz que você citou. Portanto, podemos associá-lo ao Rainbow, e então ao Purple.
    Existem outros que a conexão é mais "viajante", mas, com um pouco de paciência e conhecimento, quase sempre se chega ao Purple...
    O que isso muda na vida de todos nós? Absolutamente nada! Mas é um exercício bastante divertido de se fazer, ainda mais em uma roda de amigos entre alguns goles de chopp...

    ResponderExcluir
  2. Se for usar esse critério que vc disse. De relacionar até mesmo se algum componente fez apenas alguns shows aí dá para dizer que até a banda cover aqui da cidade tem relação com o Deep Purple....rs

    ResponderExcluir
  3. Bem, esse critério serviria para o seguinte exemplo: o Rob Halford comprovadamente fez pelo menos dois shows com o Black Sabbath em sua carreira... como o Ian Gillan e o Hughes cantaram no Sabbath, se pode relacionar o Sabbath ao Deep Purple. Com isso, Rob Halford e Judas Priest podem ser associados ao Deep Purple através do Black Sabbath... trazendo com isso o Fight e os músicos do trabalho solo de Halford... e as bandas nas quais esses músicos tenham tocado antes ou depois... e por aí vai...

    São uma viagem essas associações, tem que ser muito bolha para entender o espírito da brincadeira...

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Micael...
    Esse é um post dedicado à bolhas em altos níveis. Primeiro por esse motivo das associações e segundo por tratar de critério de organização de CD...

    ResponderExcluir
  5. Mas daí é covardia incluir Purple e Sabbath no meio. Ambas tiveram trocentas formações, sendo que o Rainbow e o Whitesnake, duas bandas derivadas do Purple, tiveram infinitos line-ups.

    Gostei do post.

    ResponderExcluir
  6. Putz...

    A ordem alfabética é a mais prática....mas nem tenho tantos CDs assim ainda....

    ResponderExcluir
  7. Organizar por ordem alfabética é o modo mais prático mesmo. Mas tem como colocar os discos do Bruce Dickinson londe dos do Iron? Os discos do Ozzy dos do SAbbath? O Michael Kiske já lançou discos com diversos nomes (Kiske, Michael Kiske, Supared...).
    Então...até onde der eu vou organizar desse jeito mesmo...rs
    E eu tb não tenho tantos CDs assim...

    ResponderExcluir
  8. Olha.... acho melhor arrumar do jeito mais facil de achar... então rola mais em ordem alfabética.... depois a gente fica inventando tantas relações para organizar a coleção que começa a ficar perdido nas correlações musicais....heheheheh

    ResponderExcluir
  9. Cadão, o caso é que, por vias às vezes "tortuosas", vai-se acabar chegando a um dos dois (Sabbath e Purple)... eles estão no centro de (quase) todos os caminhos... daí, depois de chegarmos ao centro, é só seguirmos outra rota e associarmos as bandas umas com as outras...

    Isso só mostra que o universo musical, mesmo tão amplo e diversificado, acaba sendo de certo modo pequeno, pois alguém sempre vai se "relacionar" com outro alguém mais adiante, e esse outro com um terceiro, e assim a vida segue...

    ResponderExcluir
  10. Fernando, os meus estão arrumados por ordem alfabética, mas com algumas particularidades:

    - Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath e bandas relacionadas ficam todos juntos

    - o mesmo vale para o Iron Maiden

    - digipack e embalagens especiais separados do resto

    - os de jazz e blues também tem o seu lugar próprio

    - música brasileira tem um cantinho só seu

    - e heavy metal fica separado de pop

    Enfim, cada louco com a sua mania.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Costumava separar meus discos por gênero. Hoje em dia essa tarefa se tornou muito ingrata, até por que vários artistas praticam sonoridades que podem pertencer a vários rótulos (ainda bem). Sendo assim, apelei para a ordem alfabética. Mas isso de criar conexões entre bandas aparentemente distantes é um exercício interessantíssimo que nos faz descobrir muita coisa boa.

    ResponderExcluir
  12. Eu tentei, na minha matéria sobre a cena de Canterbury, fazer uma espécie de "árvore genealógica" assim como essas citadas no seu post, Fernando, mas que tarefa dificil...pq justamente diz-se cena de Canterbury não pq as bandas eram de Canterbury, mas pq tem um entrelaçamento muito grande de cerca de 1 dezena de músicos entre várias bandas e projetos! é coisa de dar nó na cabeça msm, mas é muito legal!
    Quanto a organização, meu critério é por ano de lançamento. Dentro de cada ano, estão em ordem alfabética. Apesar de ser gradativamente mais díficil de localizar conforme a coleção aumenta, é muito gostoso pra mim observar a ecleticidade e as nuances da produção musical ano-a-ano e além disso tenho uma facilidade de guardar datas.
    Abraço a todos!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  13. Eu não tinha esse critério bem definido como o Fernando falou no texto, mas indiretamente eu faço a mesma coisa.

    Ordem alfabética nunca me agradou exatamente pelo motivo que o Fernando mostrou no exemplo do Michael Kiske.

    Organizar por essa associação é bem mais legal. Assim fica bem explícita a variedade do trabalho de um único artista.

    ResponderExcluir
  14. Esse tipo de coisa é muito interessante de saber, de conversar, mas para arrumar meus CDs eu fico com a boa e velha ordem alfabética.

    Como colocar entre o Carcass e o Napalm Death o Firebird? Entre o Hypocrisy e o War o Pain? O Terrorizer vai pra perto do Napalm Death ou do Morbid Angel? O Disincarnate vai pra perto do Death ou do Obituary? Metallica e Megadeth ficam juntos ou separados, se forem juntos e o Flotsam and Jetsam, o Temple of Brutality, o Voivod e o MD 45? Tem gente como o Steve DiGiorgio que tocou/gravou com Death, Testament, Dragonlord, Vintersorg, etc, etc, etc.

    No Jazz então todos os CDs vão ter que ficar juntos ao Miles Davis...

    Enfim, tem muita "promiscuidade" no meio musical, eu cedo à facilidade e absolutismo da ordem alfabética.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. "No Jazz então todos os CDs vão ter que ficar juntos ao Miles Davis ..."

    Está aí uma verdade bem verdadeira ... hehehe ...

    ResponderExcluir
  16. "No Jazz então todos os CDs vão ter que ficar juntos ao Miles Davis ..."

    Está aí uma verdade bem verdadeira ... hehehe ...

    ResponderExcluir
  17. Do Steve Vai chega-se no Zappa, do Zappa tu vais até Miles Davis, de Miles Davis vai-se até os confins do jazz

    De Deep Purple a Duke Ellington, heheh

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.