Bomb Threat / M.A.C.E. - The Day of the Duel (2010)


Por Ricardo Seelig
Publicitário e Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ***

Recurso bastante comum na década de oitenta, os splits eram LPs divididos entre duas bandas, com cada uma delas ocupando um dos lados do vinil. No Brasil, dois álbuns nesse formato tornaram-se antológicos:
Ultimatum, lançado pela dupla Dorsal Atlântica e Metalmorphose, e Bestial Devastation / Século XX, dividido ao meio pelos grupos mineiros Sepultura e Overdose. Ambos chegaram às lojas no mesmo ano, 1985, e foram registros importantíssimos para o desenvolvimento e a popularização do heavy metal em nosso país.

Essa prática foi conservada com o advento do CD, principalmente entre as bandas iniciantes. E é exatamente isso que temos em
The Day of the Duel, split dividido entre Bomb Threat e M.A.C.E. e lançado pela Kill Again Records.

Ambos os grupos fazem um thrash metal veloz e direto, bastante influenciado pelo hardcore. O Bomb Threat comparece com seis faixas, sendo quatro delas inéditas e duas regravações de músicas lançadas anteriormente no EP
Inquisition, enquanto o M.A.C.E. entra com sete composições, sendo que uma delas já estava presente na demo Apocalypse Now.


Achei o som do Bomb Threat bastante linear. Raivoso, agressivo, mas nada inovador. O destaque vai para o vocalista Léo, com um timbre bem interessante, e para a faixa “Inner Possession”, com participação de Pedro “Poney” Ret, vocalista do Violator.

Já o M.A.C.E. tem um som muito mais interessante e bem desenvolvido, e com uma presença ainda mais evidente de características do hardcore, o que transforma a sua música em uma avalanche de riffs bastante agradável, devidamente turbinada pela velocidade onipresente nas composições. Algumas faixas me lembraram os momentos mais raivosos do Hirax, um dos pioneiros nessa união entre o thrash e o hardcore. Como curiosidade, vale mencionar a participação de Cris, vocalista do Bandanos, na faixa “Insonia”.

Fechando, merece menção também o excelente tratamento gráfico dado ao encarte do disco, que conta com todas as letras, fotos e ilustrações alusivas às bandas.

The Day of the Duel é um bom disco, que mostra duas bandas com potencial para evoluir e crescer. Ambas merecem ser acompanhadas com atenção por quem curte essa linha mais acelerada do thrash, pois tudo indica que terão um futuro promissor.


Faixas:
1 Bomb Threat - Loss of Interest
2 Bomb Threat - Judgement Day
3 Bomb Threat - Spoils of War
4 Bomb Threat - Terminator
5 Bomb Threat - Real Evil
6 Bomb Threat - Inner Possession
7 M.A.C.E. - Shock Wave
8 M.A.C.E. - Pest
9 M.A.C.E. - Blood Food Nation
10 M.A.C.E. - Mutilated by Truth
11 M.A.C.E. - Lets Play
12 M.A.C.E. - The Duel
13 M.A.C.E. - Insonia


Comentários

  1. O baixista do Bomb Threat, o Gabriel, está no mesmo curso que eu na faculdade. Comprei o Inquisition da mão dele e vou postar aqui o mesmo comentário que falei pra ele na época.

    Gostei do instrumental, que é bem executado, apesar de não ser fã desses resgates old school. No que se refere ao Thrash oitententista, os caras acertaram a mão.

    Ainda não ouvi esse novo play, mas no Inquisition achei que a dicção do vocalista precisava melhorar. Se o cara vai cantar rápido, não necessariamente tem que cantar "embolado".

    No geral eu gosto do som deles. Atitude Thrash pauleira na veia!

    ResponderExcluir
  2. Juro que vou adquirir o CD, mas detesto estas bandas com mania de Old School, tentando repetir os clichês do passado.
    Sinto muito, mas vale o que o Overdose diz na música Século XX: O mundo não é mais aquele, e o tempo passou, não volta atrás.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.