Coluna do Batalha: MTV, eu vi


Por Ricardo Batalha
Redator-chefa da revista
Roadie Crew e Colecionador


A alegria durou pouco, mas nos pareceu uma eternidade. Os coroas estavam a mil tentando descobrir uma forma de ganhar dinheiro, já que o Plano Collor confiscou a poupança bancária de boa parte dos brasileiros. E nós, os mais jovens, estávamos preocupados em tentar achar um jeito para conseguir sintonizar aquele "canal americano que rola som o dia inteiro". A partir de 20 de outubro de 1990 não importava como, seja com sintonizador de UHF ou um pedaço de Bombril, todo mundo queria conferir aquela emissora.

Confesso que foi muito complicado começar a gravar os videoclipes em vídeo, especialmente os do saudoso
Fúria Metal, apresentado pelo ex-advogado Gastão Moreira – qualquer semelhança com este que vos escreve é mera coincidência. Em todo caso, o fã do Monster Magnet e ex-companheiro do meu amigo baterista Ricardo Confessori na banda Witchcraft, ia nos brindando com o que havia de mais legal e novo no mundo metal.


Além dos clipes, quando a emissora efetivamente pegou, foram abrindo espaço para entrevistas e matérias especiais quando atrações de peso visitavam o nosso país. Não tão frequente como a absurda e, até certo ponto, improvável enxurrada de shows que assola o país hoje em dia, cada evento era realmente um grande acontecimento. Movimentava todos com enorme euforia. Mais ainda para eles, os profissionais da MTV, que estavam descobrindo a melhor forma de trabalhar e abordar estes assuntos ao público jovem, algo que tempos depois nós, da
Roadie Crew, também vivenciamos.

Não seria exagero dizer que a MTV Brasil fez com que Metallica, Guns N'Roses, Skid Row, Bon Jovi, Sepultura, Faith No More, Living Colour, Pantera, Aerosmith e algumas outras bandas incrivelmente atingissem o status de 'cool' no país do samba. Só que era justamente aí que morava o perigo. Ninguém tinha consciência, mas a turma dos "in" (descolados) começou a trabalhar tramando o passo seguinte, aquilo que substituiria o que nós tanto gostávamos. A turma dos camisa de flanela chegou e aí a MTV se tornou a NTV, mudando aos poucos o seu foco e, anos depois, descambando de vez para o precipício. Claro que estou focando exclusivamente no nosso lado, o do heavy metal.

A massificação fez a sua parte e o que antes era marginal entrou na moda. Porém, o que entra na moda tem prazo de validade, e aquilo que era legal se tornou motivo de chacota. Hoje, quando lembram que o heavy metal existe ou é parar tripudiar ou relembrar os feitos das bandas acima mencionadas que, milagrosamente – ou propositadamente –, conseguiram suplantar o efeito NTV e a linha "severa" da brasilidade exacerbada. Se existe algum problema para abordar o assunto que hoje ninguém mais tem a menor noção na emissora, algum "in"(die) deve dar um berro na redação: "Ah, é sobre isso? Então, chama o Andreas Kisser!".


A noção da fidelidade e da forma passional na relação dos fãs com o heavy metal pode ter mudado, mas ainda me lembro do ódio de todos os meus amigos no pós-
Rock in Rio de 1985, quando confundiam o Língua de Trapo com grupos de metal. O Festival dos Festivais foi um prato cheio para satirizar os "metaleiros", termo que qualificou de forma caricata o fã de metal. Assim, nada mais coerente do que o caricato Língua de Trapo ter ficado entre os doze finalistas com a música "Os Metaleiros Também Amam". Aí você pode pensar: "nossa que radicalismo bobo". Sim, bobo. Realmente bobo. Espera aí ... Como diria o saudoso Costinha, me lembrei de outra que vem mais a calhar. Ainda na fase Rock in Rio, a comédia infantil Os Trapalhões no Reino da Fantasia (1985) mostrou o quarteto humorístico Didi, Dedé, Mussum e Zacarias parodiando uma banda de heavy metal e encenando o show do Heavy Traps, com referências diretas ao AC/DC. Fazendo uma analogia aos nossos tempos, mais um ponto para a NTV, que reviveu a paródia com seu digno representante do mais puro metal: Massacration.

Embora alguns sejam verdadeiros fãs do estilo e grandes comediantes, o desserviço prestado pelos hoje Legendários será incalculável. Mais do que o Viper quando tentou seguir os passos do Raimundos com sua fase "rock nacional pesado". E todos sabem, após se tornar uma megabanda, a banda de Brasília sumiu embalada pela fé de seu ex-frontman. A outra fez sua parte, levando meu amigo e ex-colega de faculdade de Direito, Oswaldo Yves Passarell, ao Capital Inicial. Olha como são as coisas: enquanto o vocalista Dinho queria soar mais pesado com seu projeto solo Vertigo, Oswaldo estava no auge do sucesso com o Viper mas ficava mais preocupado com as provas da faculdade do que com qualquer outra coisa. Chega de divagações, prometo que vou parar de entregar alguns segredos por aqui.


Bem, como diria aquele narrador esportivo, "o tempo passa", mas os objetivos da emissora de atingir um público jovem foram plenamente atingidos. Os profissionais que por lá passaram hoje têm grande respeito na mídia brasileira. Merecidamente, diga-se. E mais, também não seria exagero dizer que a primeira emissora de TV segmentada do país salvou a vida do meu amigo João Francisco Benedan. Se o saldo da NTV é amargo para quem gosta de heavy metal, pelo menos nesta leva um dez de dimensões gordas.

Ah, antes dos parabéns, não poderia deixar de lado uma curiosidade: apenas cinco dias depois de entrar no ar pela primeira vez há vinte anos, nascia o hoje ator e cantor Fiuk, digno representante do atual momento da NTV. Parabéns. E basta.

Comentários

  1. Agora me deu saudades das várias segundas feiras onde fiquei acordado até as duas da matina assistindo ao fúria metal! Quantas bandas conheci através do grande Gastão Moreira e seu programa "maldito"! Nessas horas que a gente percebe que está ficando velho...
    Houve um tempo em que assitia à programação noturna da MTV todas as noites, e os programas eram uns melhores que os outros: tinha o south park, beavis and butthead, turma do fudêncio, garganta e torcicolo, teleguiado, piores clipes do mundo, o programa de entrevistas do João Gordo, o Pimp My Ride, o RockGol e um monte mais... hoje, não consigo assistir mais nada na emissora, cuja programação não me atrai mais nenhuma atenção nem curiosidade com seus "reality shows" para teenagers acéfalos...

    ResponderExcluir
  2. O Gastão mora aqui em Floripa e é sócio de um bar chamado Célula. Tenho que encontrá-lo por aí ...

    ResponderExcluir
  3. Nada contra a variedade musical, o ecletismo (termo que particularmente não gosto), mas quando vejo o Gastão com um disco do Slayer e vejo com que tipo de música ele trabalha hoje em dia fico meio puto. Não quero dizer que o cara tinha que escutar só metal. Eu mesmo agreguei muitos estilos ao metal nesses 20 anos de fã de musica. O que me incomoda é o desprezo que ele, e muitos outros, tratam o metal hoje em dia. Sobre a MTV nem comento mais. Já faz alguns anos que teve aquela treta da MTV com a SKY então nem assisto mais.

    ResponderExcluir
  4. O projeto do Dinho era Vertigo. Virgo é o projeto do Andre Matos com o Sascha Paeth. A MTV ainda tem algumas coisas interessantes para os madrugadores. Esses dias peguei uma sequência foda. Rush, Iron Maiden, Sabbath, KISS, Aerosmith, Queen... tudo numa pegada na sessão LAB de clássicos que passa no início da manhã. No mais, não vale a pena.

    Mas muitas coisas que hoje gosto descobri na primeira fase do canal, graças a caras como Gastão e Massari, que realmente entendem do assunto.

    ResponderExcluir
  5. Fernando, eu não sei que tipo de música o Gastão escuta ou trabalha atualmente. Você sabe?

    ResponderExcluir
  6. Fábio Massari manja muito de música. Não perdia um dia do clássicos MTV. Mas também rolava muitos xaropes dos anos 80 que não gostava, mas ele mostrava muita coisa boa.

    Luciano

    ResponderExcluir
  7. Cadão
    Eu procurei alguns podcasts musicas e achei um de um programa que elefaz (ou fazia) para uma rádio gaúcha. Não sei nem como classificar as bandas que tocavam lá. Só sei que é da turma dos "cabeças moderninhos".

    ResponderExcluir
  8. Ele fazia um programa na rádio Atlântida aqui no sul chamado Gasômetro, e que eu, particularmente, gostava bastante.

    ResponderExcluir
  9. Sensacional o texto! Nada como a época em que acordava cedo no domingo para assistir o "Fúria" e conhecer bandas novas ou, simplesmente, bangear na frente da tv. Mas era tão triste quando passava o clipe da Marilyn Monroe... até hoje não consigo escutar Celtic Frost direito.

    Também me lembro como foi triste notar que o "Fúria" tinha sido substituído pelo "Riff MTV"... Bons tempos.

    Alguém sabe em que faculdade de direito estudaram o Batalha e o Yves?

    ResponderExcluir
  10. A MTV era muito legal nos anos 90, muito mesmo. Tinha VJ`s que conheciam do riscado, tinha bons programas, etc. Infelizmente já faz um tempo que a música ali deixou de ser prioridade. Hoje confesso que nem assisto mais, tirando quando acordo pra trabalhar, porque ás 7 da manhã passa o Lab Clássicos que sempre dá pra pegar alguns bons clipes. É muito pouco. Mas sei lá, como tem algum tempo que não presto mais atenção na programação da emissora, pode ter alguma coisa que valha a pena, alguém indica um bom programa do canal? Ou não tem mesmo?

    ResponderExcluir
  11. Apesar dos pesares,a MTV até 1992-93 era legal, por mais que eu odiasse o Gastão em certos aspectos (e pelos comentários que estou vendo, ele pouco mudou), era válido.
    Uma pena que a turma do alternativo americano (salvo algumas poucas exceções) surgiu e fez a MTV e o Metal em si dar uma derrapada feia!
    Quem não lembra de Metallica (que hoje ignoro a existência) e Testament não querendo mais o rótulo de bandas de Metal?
    Affff...
    Voltando, agradeço à MTV por muita coisa, mas hoje em dia, prefiro o Cartoon Network aquilo...

    ResponderExcluir
  12. O problema da MTV atual é que ela não foca mais na musica... e sim em reality shows e programas de comédia...seus vjs tambem não entendem nada do riscado... tirando o Gordo.... mas isto é reflexo dos tempos... citem algo mais desvalorizado do que a musica no mercado ???? talvez só mesmo a profissão de professor

    ResponderExcluir
  13. Outra coisa muito bacana era os shows que transmitiam. Lembro do Skol Rock em 1997. Deixei de sair com os amigos no sábado pra assistir os shows do Dio, Bruce Dickinson e Scorpions. No ano seguinte tocaram Helloween e Iron Maiden (penúltimo show do Blaze no grupo) e eles passaram também.

    ResponderExcluir
  14. João Renato Alves, obrigado pelo toque. Confundi, realmente, e já alterei no texto. Bem, a gente às vezes pensa uma coisa e escreve outra...rs

    Miller, estudamos nas Faculdades Metropolitanas Unidas, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo texto, Batalha. Deu saudades da verdadeira MTV e não essa EMOTV que vemos hoje...

    ResponderExcluir
  16. Realmente a MTV já foi muito boa, quase que anticomercial, as vinhetas totalmente sem noção, as vezes ficava, sei lá, uns de 10 minutos sem programa nenhum, só passando vinheta, e não era de madrugada. Até bandas como Sepultura e Slayer conseguiam ficar em primeiro lugar no Disk, que por sinal era muito melhor que o top ten naquela época.

    As animações também eram muito boas, não só Beavis and Butthead e South Park, mas Max, O Cabeção, Aeon Flux...

    Eu gostava bastante do Gastão como VJ, inclusive por ele demonstrar a mesma intimidade com as bandas que passavam no Fúria e no Hits por exemplo. O Musikaos (era isso mesmo?) da TVE também tinha dias muito bons.

    Teve a cobertura da saída de Max do Sepultura, foi um estardalhaço enorme, todo dia uma declaração diferente de cada um, teve uma muito engraçada que Max falava em portunhol misturado com inglês... Hoje no Brasil para cobrirem com tanto sensacionalismo só com a saída do Chimbinha do Calypso.

    Outro susto foi quando começou a passar clip do É o Tchan, daí em diante se podia esperar tudo.

    Marcos Aguiar,

    Eu lembro bem do Lars declarando que o Metallica já não era uma banda de metal, que o metal estava morto, que ele achava o Oasis e Radiohead as melhores bandas do Mundo. Me lembro de uma entrevista à Metalhead, acho que era o Pit Passarell, dizendo que o metal só não estava morto para o AC / DC, que Dio só tinha público no Brasil, agora do Testament eu não lembro não, nos anos 90 eles lançaram os discos mais pesados, eles queriam ser o que?

    Ainda passa aquela homenagem ao Nirvana no dia do suicídio do Kurt? Todo ano era exatamente a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  17. Legal Batalha! Nós do Mackenzie gostamos bastante da galera da FMU. rs.

    João falou dos shows que passaram na época: Skid Row, Bruce, Scorpions, Helloween, Iron... Há poucos dias atrás eu liguei na MTV e estava rolando um show do Restart que, não contentes em tocar aquelas músicas deles, assassinaram "Enter Sandman". Lamentável.

    ResponderExcluir
  18. Um programa que eu lembro de ter visto nos primórdios da MTV e nunca mais reassisti foi o Acústico do Aerosmith. Aliás, esse formato, quando surgiu, era revigorante, e não essa fórmula pronta de hoje em dia.

    E Batalha, o que você quer dizer com o termo "NTV"?

    ResponderExcluir
  19. Júlio, aquilo foi uma estratégia de marketing que várias bandas americanas usaram entre 95-96 para atingir um público mais amplo. Dave Mustaine, em uma entrevista, disse que queria que suas músicas fossem ouvidas por quem ouvia U2 e tudo, mas não negou a origem ou o rótulo que consagrou a banda até onde eu sei.
    Pode parecer radicalismo meu, mas hoje em dia, eu nem tenho mais plays do Metallica em casa e me recuso a ouvir a banda (só o faço a cada play novo deles para formar opinião, mas nem compro. Baixo), porque eu me sinto usado, já que nos 80, fui um dos muitos que se ferrava comprando discos importados da banda, e depois eles me vem com gracinhas.
    Particularmente, não me importa legado, influência e importância da banda (que até citei em um de meus artigos), porque eu sou fã de Metal, e sempre me orgulhei disso e agüentei preconceitos mil sem alterar minha mentalidade fosse pelo que fosse. Mas Lar$ e cia não possuem atitude, mas contas bancárias...

    ResponderExcluir
  20. Ah, por falar no Gastão, ele foi outro com esta idiotice de 'não querer associar sua imagem ao Metal', pois mudou o nome do programa para Fúria na época por este motivo.
    Sei que pode ser coisa da produção, mas mesmo assim, querer falar o que falou em matéria de besteiras e depois querer fazer pose é de doer...

    ResponderExcluir
  21. Respeito muito o Gastão, admiro bastante o seu trabalho até hoje.

    ResponderExcluir
  22. E acho esse discurso "falou mal do metal não quero saber" muito troo pro meu gosto. Vamos abrir a cabeça gente ...

    ResponderExcluir
  23. Cadão, sério msm que vc vê algo positivo nos "acústicos" da MTV? aquilo pra mim é o comercialismo mais chulé que existe no mundo e as demonstrações de musicalidade mais raquíticas de todos os tempos, os arranjos mais porcos do mundo, coloca um milhão de músicos e convidados coadjuvantes no palco...cara, me desculpa usar esses termos com vc, mas é pq eu acho aquilo realmente muito ruim.
    Sobre a MTV, eu até assisto alguma coisinha dela hoje em dia, pra me ligar nas novidades e tendências, mesmo não gostando de 99% do que passa, eu acho importante pra mim, saber o que está acontecendo e tomar partido. Mas a MTV tem o lado negativo pra mim que foi o passo fundamental para a imagem ser mais importante que o som e para a mercantilização da música nos estratoféricos níveis atuais.
    Abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  24. Ronaldo, não foi isso que eu disse. A minha opinião é de que, quando os unpluggeds da MTV surgiram eu os achava revigorantes. Os discos de Eric Clapton e Neil Young neste formato são ótimos. Agora, se formos falar dos acústicos da MTV brasileira, acho todos péssimos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  25. Lembrando que quem deu o start para isso tudo foram Jon Bon Jovi & Richie Sambora e o Tesla, com "Five Man Acoustical Jam".

    Valeu!

    ResponderExcluir
  26. Não sabia disso, Batalha. Mas esse disco foi gravado para a MTV, ou a MTV gostou da ideia e a implantou na sua grade?

    ResponderExcluir
  27. A MTV gostou da ideia...

    O sucesso do disco acústico do Tesla em 1990, somado ao de Jon Bon Jovi e Richie Sambora no MTV Video Music Award de 89 foram peças fundamentais para a MTV criar o 'UNPLUGGED'.

    ResponderExcluir
  28. Certo Cadão, eu pensei nisso msm, mas só depois que tinha postado. Agora, mesmo os estrangeiros eu acho ruins. Pq dos que eu já ouvi, eles pegam música que é pra guitarra e tocam com violão, praticamente não adaptam ritmo, nem fazem modificação que seria natural de um instrumento pro outro, botam uma orquestrinha totalmente coadjuvante no fundo, alguns instrumentos exóticos, convidam alguém pra fazer cena e um cenário mais intimista. É uma formulinha bem assim em 90% dos acústicos. No ponto que vc disse revigorantes, eu acho que isso realmente foram, mas do ponto de visto comercial, especialmente os da MTV brasileira que conseguiu ressuscitar algumas bandas dos anos 80.
    Então é isso, abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  29. Cadão, não é nem por falar mal do Metal, já que muita gente falou e fala, mas esta atitude do Metallica, do Testament e de outras bandas e figuras (o próprio Gastão) é muito 'cuspir no prato que comeu' para meu estômago, sabe?
    Outra foi uma declaração de Lars na coletiva de lançamento do Load, em que falou que 'O Load é o disco que sempre quisemos fazer, mas não fizemos antes por causa dos fãs'.
    Aquilo foi um murro, e pouco depois, ele vem com declarações de não querer a imagem do Metallica associada ao Metal.
    a primeira fez eu me sentir um panaca por ter pego os discos da banda importados, e a segunda me fez vender tudo da banda, porque só de olhar a cara deles, me dá nojo. Metallica para mim é sinônimo de ausência total de personalidade musical...
    E como disse: ouço os novos discos quando saem para formar opinião, porque mesmo que eles fizessem o disco da banda hoje em dia, para mim, eles deixaram de existir...

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. o que é peor a MTV ou a revista Rodi Cru com o JZ e os novos acefalos?

    ResponderExcluir
  32. Ahhhhh sei lá.... acho que da muito bem pra curtir SLAYER e NELSON CAVAQUINHO ao mesmo tempo.... Quem ganha é o ouvido da gente .... esse negócio de renegar o passado musical com força parece coisa meio sem personalidade...

    ResponderExcluir
  33. o acustico da Cassia Eller acho bacana

    ResponderExcluir
  34. Esse acustico do Kiss é o melhor de todos para mim

    ResponderExcluir
  35. Ao anônimo que postou um comentário pejorativo a Roadie Crew: ninguém é obrigado a gostar da revista e das pessoas que lá escrevem, mas o primeiro passo para ter a sua opinião respeitada é assumir as suas opiniões, e não se esconder atrás do anonimato da internet.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  36. O acústico teve em seu começo também o Queensryche... Ah, o melhor acústico pra mim é do Kiss...

    Agora eu fico bolado com essa de "abrir a mente". Eu gosto de rock e só de rock.. Posso achar qualidade em bandas e artistas fora do rock (eu acho um monte de coisa boa, de qualidade), mas não tenho material de nada fora do rock, simplesmente porque só gosto de rock (em todas suas variações). Sou burro por isso? Acho que não... Escuto aquilo que me faz bem, o ROCK.

    ResponderExcluir
  37. Ah, já li Bruce Dickinson e Rob Halford falando mal do metal também. E olha aonde eles estão agora???

    ResponderExcluir
  38. Sou de Floripa também, como o Ricardo disse o Gastão apresentou um programa de rádio aqui durante três anos,o melhor que eu já ouvi, só que ele voltou pra São Paulo tá apresentando um programa chamado ''Moda e Música'' na tv a cabo.

    ResponderExcluir
  39. Leonardo, é verdade, já vi esse programa do Gastão na TV, mas não lembro agora qual canal é.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  40. Jairo, "pega bem" em muitas rodas de discussão falar mal do heavy metal, é como passar um atestado de superioridade, como podes bem comprovar pelos tipos de adjetivo que são normalmente conferido aos apreciadores do gênero nas intelectualizadas rodas de discussão protagonizadas pelos entendidos em gêneros como MPB e Jazz.

    ResponderExcluir
  41. Jairo e Diogo, também não concordo com o preconceito em relação ao metal - afinal, antes de tudo sou um fã de heavy metal. Eu só acho que, pelo menos para mim, as coisas não funcionam de uma maneira fechada. Gosto de ouvir outros gêneros, sempre gostei, tenho uma curiosidade natural em relação à música, então para mim é absolutamente natural ir atrás de outros sons, e eles me revelaram coisas maravilhosas, como Miles Davis.

    ResponderExcluir
  42. Cadão, Miles Davis é muito bom naquilo que se propos... O que eu quis dizer foi que não me acho inferior a ninguém "intelectualmente falando" por só gostar de rock. Vejo sim qualidades em vários artistas fora do rock: Miles Davis, Lenine, Beto Guedes, Paulo Diniz, Michael Jackson, Amy Winehouse, Joss Stone, Jamiroquai, Steve Wonder, FRank Sinatra, etc... Só que eu gosto mesmo de rock. Reconheço a qualidade deles, mas a música não me atrai nenhum pouco.

    ResponderExcluir
  43. Jairo, mas você não deve se achar inferior intelectualmente de alguém por apenas ouvir rock, longe disso. O estilo gerou discos e artistas geniais, porque você deveria se sentir assim?

    Se você ouvisse apenas Manowar, tudo bem - e acho que você nem ouve os caras ... - (risos) ...

    ResponderExcluir
  44. O pior é que eu ouço Manowar.rsrrsrs.. Kings Of Metal...rsrsrs

    Cara, curto Rolling Stones, Poison, Motley Crue, Marillion, Pink Floyd, Morbid Angel, Iron Maiden, Metallica, Nazareth, The Who, Led Zeppelin, Van Halen, The Clash, Ramones, Sepultura, etc. Acho que ai tem uma variedade grande de estilos, né?

    O importante é a gente escutar aquilo que nos faz bem...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.