A tragédia que inspirou a capa de um clássico do rock


Por João Renato Alves
Jornalista e Colecionador
Collector´s Room

Talvez muitas pessoas olhem para a capa do primeiro álbum do Led Zeppelin e não saibam que ela é o registro de um desastre que realmente aconteceu.

Em 6 de maio de 1937, o LZ 129 Hindenburg, que havia saído de Frankfurt, na Alemanha, se preparava para aterrissar na Estação Aérea-Naval de Lakehurst em Nova Jersey, Estados Unidos. Enquanto descia, o veículo começou a pegar fogo. 97 pessoas se encontravam no dirigível, sendo 36 passageiros e 61 integrantes da equipe. 35 morreram (13 passageiros e 22 profissionais), além de um trabalhador que se preparava para receber a todos no solo.


A tragédia foi registrada em vídeo e fotos, mas especialmente em áudio, pelo radialista Herbert Morrison, da estação de rádio WLS, de Chicago. O locutor estava em Nova Jersey para gravar o momento e exibir no dia seguinte em sua emissora. O desespero está estampado em sua voz, mas mesmo assim, ele conseguiu levar em frente a cobertura, como se tudo estivesse sendo transmitido ao vivo. Acompanhem:



A sentença “Oh, the humanity!” proferida por Herbert em meio a sua comoção, acabou se tornando marcante. A frase foi reutilizada posteriormente de modo satírico em produções como Friends, The Simpsons, Wayne’s World e South Park, entre vários outros.

A investigação sobre a causa da explosão foi inconclusiva. Várias hipóteses foram levantadas, mas o que ficou de concreto da tragédia foi o fim das viagens com grande número de pessoas em veículos do tipo.


Para o rock, a imagem do ocorrido tornou-se referencial, ainda mais por estar diretamente ligada à estreia do Led Zeppelin, uma das maiores bandas de todos os tempos.

Comentários

  1. Com certeza um dos melhores discos de estreia em todos os tempos.

    Estou preparando um bau do Mairon sobre o Yardbirds. Sem eles, não haveria jamais o Led Zeppelin!

    E sobre o acidente, para mim marcou o fim da era das viagens de balões e foi o passo para a aviação crescer!

    Abraço e parabéns

    ResponderExcluir
  2. Ja tinha lido algo sobre o Tema.
    A capa foi feta por George Hardie que tambem fez depois a capa de The Dark SIde of the Moon, pela capa do zeppelin ele recebeu 60 libras uma micharia para um album que venderia milhões...

    ResponderExcluir
  3. Interessante também é que o nome do dirigível era LZ 129...LZ de Led Zeppelin

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.