Zeca Baleiro - Trilhas (2010)


Por Ricardo Seelig
Publicitário e Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ****

Deve ser legal bater um papo com Zeca Baleiro, falar sobre música e saciar a sede de informação com palavras e boas cervejas geladas. Um dos artistas mais originais do Brasil, o maranhense é dono de uma carreira sólida, repleta de bons discos e composições consistentes. Trilhas, lançado simultaneamente com o ao vivo Concerto, é uma compilação de canções para filmes e espetáculos, e mantém a qualidade do trabalho do compositor lá em cima.

O play abre com “Carmo”, bonita canção com ótima letra, onde Zeca soa como um Bob Dylan do sertão. A bela “Cunhataiporã” - a única do disco não composta por Baleiro, já que é de autoria de Geraldo Espíndola – é excelente, e conta com uma letra especial para quem mora na região sul do Brasil, principalmente no estado do Paraná.

A divertidíssima “Turbinada” tem uma letra tipicamente “baleira”, onde Zeca critica com ironia afiadíssima as mulheres plastificadas que surgem como enxames em todos os cantos do país, repletas de peitos, lábios, bundas e corpos falsos.

O delicioso e melancólico “Xote do Edifício” segue o desfile desinibido pelos diversos gêneros da música brasileira. “Roxinha”, com os vocais de Rosi Campos, é mais um grande momento, assim como “Samba do Balacobaco”, onde Zeca joga com os clichês do estilo.

“Nome de Amor” brinca com os nomes impossíveis que brotam Brasil afora – como Josuílma, Ismaélcio e Rosimundo -, e tem como brilho adicional um berimbau cheio de efeito. O disco conta ainda com quatro faixas instrumentais - “Dez Passos”, a melancolia serena de “Baile dos Anões”, “Flores para os Mortos (Opus 3)” e a contemplativa “Três de Espadas”.

Trilhas possui o mérito extra de reunir em um mesmo álbum faixas que estavam dispersas em diversos outros registros, e o resultado final é um excelente disco, dono de uma beleza instrumental inebriante.

Para comprar esse e outros itens, mande um e-mail para a Saravá Discos.


Faixas:
1.Carmo
2.Cunhataiporã
3.Turbinada
4.Xote do Edifício
5.Dez Passos
6.Roxinha
7.Baile dos Anões
8.Quem Não Samba Chora
9.Flores para os Mortos (Opus 3)
10.Samba do Balacobaco
11.Nome de Amor
12.Três de Espadas

Comentários

  1. Realmente Ricardo deve ser um prazer tomar uma com um cara tão inteligente e articulado como Zeca. E estes 2 lançamentos dele são imperdiveis. Assim como sua discografia inteira.Tenho os dois e mal posso esperar pelo mais novo. fã é foda né :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.