Wolfheart, álbum de estreia do Moonspell, ganha edição especial com CD bônus ao vivo!


Por Ricardo Seelig
Publicitário e Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ****1/2

Lançado em 1 de abril de 1995, Wolfheart apresentou o Moonspell para o mundo. Primeiro disco do grupo português, o álbum revelou uma banda criativa e ousada, que uniu com maestria o gótico ao black metal, resultando em um som original e que influenciou, de maneira decisiva, ambos os estilos.

Responsável por mostrar que havia vida própria, e inteligente, na cena metálica portuguesa, Wolfheart é considerado um dos discos mais importantes já gravados em Portugal – inclusive a capa do trabalho foi homenageada e virou selo em uma série limitada lançada pelo CTT – Correios de Portugal, em julho de 2010.

Um disco histórico, uma obra que merece ser reverenciada, o debut do Moonspell acaba de ser relançado no Brasil pela Shinigami Records em uma apetitosa edição comemorativa dupla que inclui, além das oito faixas do álbum original, todas as outras músicas em versões ao vivo gravadas durante o turnê de lançamento do play.

Analisado quinze anos após o seu lançamento, Wolfheart revela uma força, um frescor e um impacto que ainda impressionam. “Wolfshade (A Warewolf Masquerade)” abre o play de forma magnífica, com flertes sutis com o folk metal, que dão um clima todo especial à faixa. Destaque para o teclado de Pedro Paixão e para o belo solo de guitarra de Duarte Picotto.

Em “Love Crimes” as influências góticas são protagonistas, em uma jornada de quase oito minutos pelos sentimentos mais sombrios do ser humano. Contrastando com as duas primeiras músicas, “... Of Dream and Drama (Midnight Ride)” é uma faixa mais direta, incluindo inclusive um piano bem rock and roll na mistura.

“Lua D'Inverno” é um lindo e breve interlúdio acústico para “Trebaruna”, uma canção assumidamente folk e a única cantada totalmente em português. Em “Vampiria” percebe-se claramente o quanto o falecido Peter Steele, do Type O Negative, influenciou o vocalista Fernando Ribeiro. Os tons graves e a interpretação dramática de Ribeiro fazem de “Vampiria” uma das faixas de maior destaque do disco, uma peça de arte do metal negro.

Sem medo de fincar os dois pés no gótico, o Moonspell concebeu “An Erotic Alchemy”, a composição mais longa de Wolfheart. Nela se percebem claramente elementos do rock gótico da década de oitenta, principalmente nos vôos do teclado de Pedro Paixão. Além disso, trechos falados por uma voz feminina e passagens operísticas dão um brilho todo especial à faixa.

O disco fecha com o hino “Alma Mater”, a música mais black metal do trabalho. Um dos sons mais emblemáticos da carreira do Moonspell, até hoje é uma das prediletas dos fãs, e a simples audição da faixa explica porque. Muito bem resolvida e com uma performance inspirada de todo o grupo, “Alma Mater” encerra com chave de ouro o primeiro álbum dos portugueses.

Além das oito faixas originais, o primeiro CD traz também “Ataegina”, bonus da versão em digipack do álbum e registrada nas sessões de gravação do disco. Com um tempero folk, a música possui um rico trecho acústico dono de uma beleza acolhedora.

O segundo CD, como já dito, é todo ao vivo, e contém faixas gravadas nos shows de promoção do álbum. Sete delas foram retiradas da apresentação do grupo na cidade alemã de Saarbrücken, em 1995, enquanto “Vampiria” e “Alma Mater” vem do show em Paris no mesmo ano. É interessante perceber as pequenas diferenças entre as faixas gravadas no requinte do estúdio e no calor do palco. “An Erotic Alchemy”, por exemplo, vem em uma versão mais direta, que a corta quase pela metade – dos mais de oito minutos da original, sobraram apenas cinco ao vivo. A energia do quinteto sobre o palco mostra uma banda com sangue nos olhos e pronta para o ataque, vivendo uma fase de ascenção impossível de ser contida e pronta para conquistar novos fãs.

Outro aspecto bem legal nessa reedição são a presença de textos escritos pelos músicos Mikael Akerfeld (Opeth), AA Nemtheanga (Primordial), Jonas Renske (Katatonia) e Sakis Tolis (Rotting Christ) sobre a importância de Wolfheart no som de suas bandas e, principalmente, em como ele bateu em suas vidas.

Wolfheart é um álbum emblemático. Pioneiro na inserção de elementos góticos ao black metal, mostrou que era possível trilhar um novo caminho no metal extremo, afastando-se da onipresente cena norueguesa que ditou as regras na primeira metade da década de noventa.

Obrigatório em qualquer coleção, ainda mais nessa versão dupla repleta de faixas extras!


Faixas:

CD 1: Wolfheart
1 Wolfshade (A Werewolf Masquerade) 7:44
2 Love Crimes 7:34
3 Of Dreams and Drama (Midnight Ride) 3:59
4 Lua D'Inverno 1:49
5 Trebraruna 3:30
6 Vampiria 5:36
7 An Erotic Alchemy 8:05
8 Alma Mater 5:37
9 Ataegina 4:00

CD 2: Moonspell Live (1995)
1 Intro (Live Saarbrücken 1995) 1:41
2 Love Crimes (Live Saarbrücken 1995) 4:57
3 Of Dreams and Drama (Midnight Ride) (Live Saarbrücken 1995) 3:35
4 An Erotic Alchemy (Live Saarbrücken 1995) 4:58
5 Lua D'Inverno (Live Saarbrücken 1995) 1:35
6 Trebraruna (Live Saarbrücken 1995) 3:18
7 Wolfshade (A Werewolf Masquerade) (Live Saarbrücken 1995) 6:24
8 Vampiria (Live Paris 1995) 5:05
9 Alma Mater (Live Paris 1995) 5:19

Comentários