Listas: quais seriam os maiores riffs de todos os tempos?


Por Ricardo Seelig

Responda rápido: quais seriam, afinal de contas, os maiores e mais importantes riffs da história do rock? Quais riffs bateram tão forte que influenciaram gerações de músicos e ouvintes?

O site Spinner resolveu encarar essa bronca e listou quais seriam, na opinião de sua equipe, os cinquenta maiores riffs de todos os tempos. Apenas um critério: uma faixa por banda, o que faz com que riffmakers lendários como Chuck Berry, Keith Richards, Jimmy Page e Tony Iommi tenham apenas uma composição na lista.

Uma bela seleção, que certamente irá gerar discussões, mas que tem mais pontos positivos do que negativos, indiscutivelmente.


Confira abaixo a lista com os 50 maiores riffs de guitarra de todos os tempos segundo a Spinner:

1.(I Can´t Get No) Satisfaction – The Rolling Stones (1965)
2.Voodoo Child (Slight Return) – Jimi Hendrix (1968)
3.Iron Man – Black Sabbath (1970)
4.Hearbreaker – Led Zeppelin (1969)
5.Johnny B. Goode – Chuck Berry (1958)
6.You Really Got Me – The Kinks (1964)
7.Sweet Child O' Mine – Guns N' Roses (1987)
8.Back in Black – AC/DC (1980)
9.Money for Nothing – Dire Straits (1985)
10.Enter Sandman – Metallica (1991)
11.Day Tripper – The Beatles (1965)
12.Sunshine of Your Love – Cream (1968)
13.Rebel Rebel – David Bowie (1974)
14.Hit It and Quit It – Funkadelic (1971)
15.This Charming Man – The Smiths (1983)
16.20th Century Boy – T. Rex (1973)
17.Smoke on the Water – Deep Purple (1972)
18.Layla – Derek and the Dominos (1970)
19.Look-ka Py Py – The Meters (1969)
20.Funk #49 – James Gang (1970)
21.I Wanna Be Your Dog – The Stooges (1969)
22.Boom Boom – John Lee Hooker (1961)
23.Jessica – The Allman Brothers Band (1973)
24.Walk This Way – Aerosmith (1975)
25.Sing a Simple Song – Sly & The Family Stone (1968)
26.Ain´t Talkin' 'Bout Love – Van Halen (1978)
27.Crazy Train – Ozzy Osbourne (1980)
28.Seven Nation Army – The White Stripes (2003)
29.House of the Rising Sun – The Animals (1964)
30.Killing in the Name – Rage Against the Machine (1992)
31.Le Freak – Chic (1978)
32.Raining Blood – Slayer (1986)
33.Smells Like Teen Spirit – Nirvana (1991)
34.Mr. Tambourine Man – The Byrds (1965)
35.Sharp Dressed Man – ZZ Top (1983)
36.Ace of Spades – Motörhead (1980)
37.Oh, Pretty Woman – Roy Orbison (1964)
38.Life in the Fast Lane – Eagles (1976)
39.Teen Age Riot – Sonic Youth (1988)
40.Sweet Home Alabame – Lynyrd Skynyrd (1974)
41.Cinnamon Girl – Neil Young (1969)
42.Beat It – Michael Jackson (1982)
43.In-a-Gadda-da-Vida – Iron Butterfly (1968)
44.The Trooper – Iron Maiden (1983)
45.Feel the Pain – Dinosaur Jr (1994)
46.Plug in Baby – Muse (2001)
47.My Girl – The Temptations (1965)
48.Dig Me Out – Sleater Kinney (1997)
49.Girl U Want – Devo (1980)
50.Alive – Pearl Jam (1991)

E para você, quais músicas sobraram e quais faltaram nessa lista? Quais seriam, para você, os maiores riffs da história? Deixe a sua opinião nos comentários e participe!


Comentários

  1. Pra mim é difícil citar, pois Black Sabbath e Rolling Stones iriam ter, no mínimo, metade da lista só para eles. Das bandas que ficaram de fora, acredito que o KISS entraria com "Detroit Rock City". Talvez "Breaking the Law", do Judas Priest. Mas é complicado mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Jay, eu não colocaria "Detroit Rock City", mas "Breaking the Law" realmente tem um grande riff e merecia estar aqui.

    ResponderExcluir
  3. Detroit Rock City (Kiss), Doctor Doctor (UFO), Aqualung (Jethro Tull), Sunday Bloody Sunday (U2) e Roundabout (Yes), só por cima. Com mais calma vai ter muito mais.

    ResponderExcluir
  4. Boas lembranças, Mairon. Mas "Sunday Bloody Sunday" não tem bem um riff, certo?

    ResponderExcluir
  5. Eu penso que aquela entrada de Bm, D e G é um riff, apesar de bem simples, mas um riff que marcou época. Basta o The Edge tocar esses acordes e a galera já sabe que vai vir SBS

    ResponderExcluir
  6. A ausencia de Holy Wars me deixou espantado, uma vez que é um riff magnifico.

    ResponderExcluir
  7. Ok, mas antes de "Holy Wars" faltaria sons de bandas muito mais importantes que o Megadeth como o The Who ("Substitute", Thin Lizzy ("The Boys Are Back in Town"), Wishbone Ash ("Blowin' Free"), Grand Funk, Kiss, Alice Cooper e um monte de gente, você não acha?

    ResponderExcluir
  8. Ricardo,

    Se estivermos falando da relevancia das bandas, sim, sem duvida. Mas se estivermos falando exclusivamente dos riffs, esse entra facilmente para mim numa lista com 50. Ainda mais se comparado a Raining Blood e Enter Sandman.

    ResponderExcluir
  9. Me desculpe Leonardo, mas não dá para comparar o impacto de "Enter Sandman" e "Raining Blood" com o de "Holy Wars". Você pode gostar e ser fã, e respeito isso, mas a realidade é outra.

    ResponderExcluir
  10. Obviamente, o contexto histórico conta muito. Pegando exemplos que estão na lista, há outros riffs de Tony Iommi que eu gosto mais que "Iron Man". Mesma coisa com "Satisfaction". Mas a influência histórica desses dois são inquestionáveis, são aquelas coisas que transcendem um estilo, uma faixa etária, enfim. E isso conta muito na hora de elaborar esse tipo de lista.

    Tem muitos riffs que eu gosto, mas são pouco conhecidos. Nem cogitaria colocar na lista.

    ResponderExcluir
  11. Sim João, é por aí.

    Por exemplo: um riff que eu acho sensacional é o de "Laughing in the Hiding Bush", do Bruce Dickinson. É uma das coisas mais pesadas que eu já ouvi, mas é evidente que nunca constará em uma lista dessas, porque não tem revelância histórica e nem impactou o mundo com os citados. Simples assim.

    ResponderExcluir
  12. Se fosse uma escolha pessoal, faltariam para mim Holy Wars, Slither...Trocaria the trooper por Number of Beast, trocaria Iron man por paraniod e colocaria Breaking the Law, mas como não é e só pode citar um "Riff" por banda ou artista acho a lista boa, mas tem muita coisa ai que não conheço.

    PS: Como Fã teria Behind the Veil do Jeff Beck.

    ResponderExcluir
  13. Acho que o papel de uma boa lista é levar à discussão do assunto proposto por ela.

    Nenhuma é definitiva, seja qual for, mas a discussão que elas provocam nos leva a conhecer e nos aprofundar sobre o assunto abordado.

    ResponderExcluir
  14. Ricardo,

    Por isso que eu perguntei, se estamos falando das bandas ou dos riffs. O riff de Enter Sandman teve um impacto infinitamente maior que de Holy Wars. Mas o proprio Metallica tem pelo menos 5 riffs melhores.

    Eu acho o riff de Holy Wars um dos melhores da historia, e o Megadeth esta longe de ser uma das minhas bandas favoritas.

    E se formos por impacto, voce teria que concordar que alguns deveriam estar em posicoes melhores na lista, como Smoke On The Water, e até Rock and Roll All Nite, que sequer consta.

    ResponderExcluir
  15. O Ricardo nem sabe o que fala. É um riff bom ou que marcou? Enter Sandman ou Master Of puppets? Tem muito guitarrista que toca muito e nao é reconhecido. Agora sai uma lista cretina e o blog publica. Qual o objetivo? Ou não tem assunto relevante? Posta uma carta nova para o Bianchi ou cria alguma polemica. O Riff de Holy Wars é incrível. Laughing do BD é pesado? MEU DEUS! Pára de ouvir samba e jazz e escutar Slayer, Exodus. Cade aqueles textos legais? O blog virou essa paródia da CARAS?

    ResponderExcluir
  16. "Acho que o papel de uma boa lista é levar à discussão do assunto proposto por ela.
    Nenhuma é definitiva, seja qual for, mas a discussão que elas provocam nos leva a conhecer e nos aprofundar sobre o assunto abordado."(2)
    É isso aí. Sobre a lista, achei meio bizarro "Sweet Child..." ficar á frente de Sunshine of your love, por exemplo. Pessoalmente, colocaria riffs como "Money" do Pink Floyd, "Ziggy Stardust" do Bowie, "My my, hey hey" do Neil Young,Muffin Man do Zappa... a lista é grande.

    ResponderExcluir
  17. heheheh

    gosto muito dos riffs do Jack White... mas nenhum tem muita relevancia...já que acredito que ninguem que toca tenha como influência White Stripes, The raconteurs ou Dead Weather...

    ResponderExcluir
  18. Black Sabbath, Stones e Zeppelim tem quase que todos so riffs mais legais do rock. 2 riffs que gosto muito é de uma banda que apesar de ser A BANDA de rock, não foi muito afeita a riffs, mas tem 2 que me conquistam. São os riffs de "Revolution" e o de "Everybody's Got Something to Hide Except Me and My Monkey". Acho estes dois perfeitos.
    Na parte nacional, um que eu curto muito é de "Inutil" do Ultraje a Rigor.

    ResponderExcluir
  19. Não conheço todos estes riffs aí, mas acho que o de Saturday Night's Alright for Fighting, do Elton John, merece ser lembrado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.