Rolling Stone e as 500 maiores músicas de todos os tempos!


Por Márcio Grings

Eu sempre achei que uma boa música pode salvar o dia. Tenho exemplos práticos disso! Inclusive, uma música ou outra já salvaram a minha vida algumas vezes. Essas canções danadas de boa acabaram me tirando de diversas enrascadas. Já ouvi conselhos, confidências, relatos e milhares de histórias condensadas em capítulos de vida, naquilo que nós chamamos de música.

Peguei ontem nas bancas a revista especial da Rolling Stone, 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos. O lance vem empacotado numa edição caprichada de capa dura, com 124 páginas e centenas de fotos – o investimento custa apenas R$19,90.

Capa da edição original lançada nos EUA

A lista das 500 maiores músicas foi reunida pelos editores da Rolling Stone americana baseada em duas extensas pesquisas. Em 2004, a revista pediu a um seleto júri de 162 artistas, produtores, executivos da indústria e jornalistas para escolher as maiores canções de todos os tempos. Em 2009, foi montado outro grupo similar de mais 100 especialistas para apontar as melhores canções da década de 2000. Desses resultados a Rolling Stone criou sua lista definitiva das melhores.

Capa da edição brasileira, que está nas bancas

Algumas peculiaridades chamam a atenção:

- 1965 é o ano com mais músicas;

- os campeões de participação no ranking são os Beatles (com 23 músicas), Rolling Stones (14), Bob Dylan (13), Elvis Presley (11), U2 (8), Beach Boys (7) e Jimi Hendrix (7);

- número de participações por década: 1940s (2), 1950s (69), 1960s (195), 1970s (131), 1980s (55), 1990s (21), 2000s (27).

Claro que, levando pra cancha do individual, dá pra dizer que faltou essa ou aquela música, mas na maior parte dos casos boa parte da história do cancioneiro pop mundial passa pela lista.


A lista das 10 mais ficou assim:

1.Bob Dylan – Like a Rolling Stone
2.Rolling Stones – (I Can´t Get No) Satisfaction
3.John Lennon – Imagine
4.Marvin Gaye – What´s Going On
5.Aretha Franklin – Respect
6.Beach Boys – Good Vibrations
7.Chuck Berry – Johnny B. Goode
8.Beatles – Hey Jude
9.Nirvana – Smells Like Teen Spirit
10.Ray Charles – What´d I Say

Comentários

  1. Cadão, desculpa a curiosidade, mas como não comprarei a revista e talvez nao chegue a ler a mesma, existe alguma música clássica nessa lista? Por exemplo, tem algo do beethoven e do vivaldi ou é uma lista vamos dizer assim, de canções pop? Uma lista q se preze a fazer com melhores musicas de todos os tempos tem q ter no minimo as 4 estações ou a nona sinfonia.

    Só de sacanagem, uma das maiores músicas de todos os tempos é Thick As A Brick, 43 minutos e alguns segundos, hehehe

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Mairon, é uma lista de músicas pop, com rock, pop, rap, punk, essa linha de estilos.

    Mas te digo uma coisa: vale muito à pena. As histórias envolvendo as composições, as fotos presentes, é tudo muito bem feito.

    Tem algumas músicas que a gente não concorda, como em toda a lista, mas, na minha opinião, quem gosta de música tem que ter esse livro, ainda mais pelo preço, que é muito barato: só 19,90.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Essa edição especial da RS não merece outra coisa que não elogios. Compilar mais de 50 anos em 500 canções não é tarefa das mais fáceis, principalmente, quando é necessário agradar a gregos, troianos e romanos, em medidas proporcionais à fome de cada grupo. Ninguém jamais conseguiu essa proeza, mas presumo que a Rolling Stone conseguiu algo que se aproxime de um - vá lá - consenso.

    De minha parte, me sinto representado em pelo menos 200 dessas jóias. É engraçado saber que cada uma dessas pérolas contam uma parte da história de cada ouvinte. Aliás, como diria Roberto: "São tantas emoções". :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.