Quando o clipe torna a música melhor ainda!


Por Ricardo Seelig

Ainda falando sobre o White Stripes, que anunciou o encerramento de suas atividades ontem, um exemplo de como um clipe pode dar outra dimensão para uma música.

"The Hardest Button to Button" é, em sua essência, um hard blues que bebe claramente na sonoridade setentista - aliás, como a maioria das músicas do grupo. Lançada no dia 9 de dezembro de 2003 como terceiro single do álbum Elephant, a faixa se transformou em um dos maiores sucessos da banda, e grande parte desse impacto se deu devido ao seu videoclipe, um dos meus preferidos de todos os tempos.

Dirigido pelo genial Michel Gondry - sempre ele! - o clipe da canção é não menos que simples e sensacional! Brincando com cenas curtas de Meg e Jack White editadas no ritmo da música, virou referência de um sem número de comerciais, vinhetas e afins, e transformou uma canção que já era excelente em um clássico contemporâneo.

Nunca assistiu? Faz tempo que você não vê? Então aperte o play e delicie-se!


Comentários

  1. Realmente é muito legal, acho que já tinha visto tempos atrás. Mas vou colocar uma opinião que pode ser polêmica aqui - acho que esse pessoal que faz os clipes, em termos de criatividade, tá dando de lavada no pessoal do som. Os clipes em geral são melhores e mais interessantes do que a maioria das músicas que o suporta (não é o caso desse som). Claro, evidentemente o padrão geral dos clipes permanece, em mostrar uma banda tocando, ou uma coreografia, mas esse pessoal que dirige clipes ao meu pensar, é bastante inventivo, usando desde técnicas ultramodernas a rústicas muito bem. Pro pessoal contemporâneo, tiro meu chapéu mais pros diretores de clipe do que para o músicos.
    Abraço!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo, o OK Go é o melhor exemplo disso: clipes sensacionais e música mediana.

    Mas esse som do White Stripes é muito legal, isso sem falar do clipe.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.