AC/DC: Detonautas comete versão para “Back in Black”!


Por Ricardo Seelig

Tem certas horas que eu me pergunto: “Porque Jesus, porque?”.

O Detonautas Roque Clube, banda liderada pelo vocalista Tico Santa Cruz, gravou uma versão para a clássica “Back in Black”, lançada em 1980 pelo AC/DC. A releitura do Detonautas mantém a base original da canção, sobre a qual Tico declama uma letra pseudo-revoltada, onde ataca o que chama de “geração shopping center” e reclama que “querem me calar”. Olha, depois de ouvir uma atrocidade como essa não é difícil entender porque querem colocar uma fita isolante na boca de Santa Cruz …

Essa 'versão' cometida pelo Detonautas é uma das piores coisas já gravadas na história do rock brasileiro. Com ela, a banda faz juz ao seu nome, pois literalmente detona a música do AC/DC!

É triste perceber o quão irrelevante se tornou o atual rock brasileiro. Quem faz rock atualmente aqui no Brasil? Capital Inicial? Barão Vermelho? Titãs? Os mesmos dinossauros gagás de sempre? Enquanto ótimas bandas que tinham talento e o que dizer, como a paulista Pedra, encerram suas atividades, aberrações como Restart e todo o rock colorido tomam conta da mídia. O maior astro pop do Brasil é Luan Santana – ele é o nosso Justin Bieber!

O rock BR nunca viveu uma fase tão medonha quando essa. Não existe uma grande banda que puxe o estilo para cima em nosso país, o colocando novamente nos holofotes. Quem é o maior nome do estilo no Brasil agora, nesse momento? Pitty? Fresno? O ressuscitado RPM? Dá dó ver e ouvir uma cena tão pobre quanto essa!

Além de ser um desabafo que utiliza argumentos mais apropriados para um garoto de 12 anos do que para um vocalista que já passou dos trinta, a versão de Tico Santa Cruz e sua banda para “Back in Black” exterioriza a falta de criatividade crônica não só de seu grupo, mas de boa parte do rock brazuca. Porque não gravar uma música própria? Ou melhor, porque gravar esse desabafo? Pra quem ele é direcionado?

Sei que não sou público do que acontece, em grande maioria, no atual rock brasileiro, até porque nunca tive grande interesse no que se produzia no estilo em nosso país. Em relação à música feita por aqui, sempre preferi o heavy metal e suas vertentes e os sons imortais de caras como Jorge Ben, que sempre disseram muito mais à minha vida e a de muitas pessoas do que as soltas palavras revoltadas de um analfabeto funcional como Tico Santa Cruz.

Eu posso ficar aqui jogando centenas de palavras sobre o quão desnecessária e ridícula é essa nova 'música' do Detonautas, mas não vou mais perder o meu tempo – e nem fazer você perder o seu – com esse assunto!

Ah, quer ouvir? Então dê play por sua própria conta e risco!


Comentários

  1. Colando o comentário que fiz na Van

    Considerações sobre o ocorrido:

    1) Me fez sentir saudade da versão da Shakira...

    2) Quando ouvi, tive a impressão de estar escutando uma versão do Gabriel O Pensador. Ficou um rap com "Back In Black" sampleada.

    3) Acho engraçado o Detonautas atacar tanto a cena atual, sendo que eles têm responsabilidade direta nisso. Essa criançada ouvia eles pra fazer o que faz.

    ResponderExcluir
  2. Jay, depois que escrevi vi que você publicou algo similar.

    Como dizem aí no RS, não tem fundamento, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  3. O Detonautas é a banda mais "wannabe" que existe. Metidos a roqueirões malvados e radicais, mas não são. Metidos a politizados, cheios de protestos e revoltas para divulgar, mas não são. No fim, capaz até da miguxada ter mais causa na "luta" deles.

    Em outro dito popular por aqui, é falta de laço.

    ResponderExcluir
  4. Realmente tem algo parecido com Gabriel, O Pensador. Mas putz.... tenebroso e vergonhoso... depois pedem pra valorizar o rock nacional.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma da série "Vergonha Alheia Records".

    ResponderExcluir
  6. Puts! Clássica!
    Pensei que só eu tinha a imagem de Gabriel O Pensador em mente enquanto ouvia isso.
    "Rock é issaqui", ridículo!
    Não é por que usaram um sampler do AC/DC, nenhuma música é intocável na minha opinião. É que ficou ruim mesmo, parece que o cara escreveu a letra em 7 minutos bebendo wisky barato. Muito fracos mesmo.
    Uma pena que esse cara fique batendo de frente com o NX0 e afins, pelo menos eles tem dignidade pra fazer o som deles e não tirarem onda com ninguém. Esse tipo de manifestação só queima filme do rock, o cara se diz roqueirão de raiz e estraga um clássico assim. Mesmo se tivesse outro ritmo (até um ritmo original) seria uma merda pois a letra é fraca.
    Vida longa a Tico Santa Cruz! Que venham outros manifestos comédia como esses!

    ResponderExcluir
  7. Que coisa nojenta...
    E o instrumental ficou mal gravado pacas.
    Vergonha alheia mesmo.

    ResponderExcluir
  8. SE alguém quiser ouvir uma versão decente para Black in Black vai de Hayseed Dixie... http://www.youtube.com/watch?v=84Kyb22MJ18

    ResponderExcluir
  9. Rapaz vamos para de falar mal do menino senão ele chora rsrrsrs

    http://musica.uol.com.br/ultnot/2011/05/17/detonautas-reage-as-criticas-por-versao-de-musica-do-acdc.jhtm

    ResponderExcluir
  10. Pô Cadão! Tem banda boa de rock brazuca atualmente. "Anjo Gabriel", "Tomada", "Cachorro Grande" (eu gosto, rs)...sobre o Detonautas: "WTF is Detonautas?!"

    ResponderExcluir
  11. Essa notícia é tão ruim, mas tão ruim que eu prometo a todos vcs que não vou espalhar pra ninguém e não causar esse desprazer sonoro aos demais!
    Eu não ouvi a versão pq não quero estragar meu dia...patético, simplesmente patético. Discursinho furado, só pra chamar a atenção. Aliás quer coisa mais pra chamar atenção sem propósito do que se dignar a participar de um reality show? O maior símbolo da futilidade dessa tal geração shopping center que ele critica...
    Esse é o país da piada pronta, a banda faz jus ao nome...
    Abraço!!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  12. realmente a Anjo Gabriel tem um trabalho diferenciado... e ainda posso citar Pata de Elefante, Carro Bomba... tem muita coisa boa no rock brasileiro, Detonautas, fresno e afins nem merecem polêmica, são insignificantes

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, eu fiz questão de citar apenas as bandas mainstream para dar uma cutucada nos ouvintes acomodados.

    É claro que eu sei que tem bandsa legais rolando pelo Brasil como as citadas e muitas outras, como o pessoal do Massahara, Pedra Lascada, Rodrigo Chaise e afins.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. o Macaco Bong e o Cidadão Instigado são bem legais....mas não estão no "horário nobre" da mídia...

    Alías...as bandas de grande sucesso no rock BR são sintomaticas do atual estado em que vivemos.... as vezes parece que existe um plano pra transformar toda a população brasileira em zumbis

    ResponderExcluir
  15. Vamos aproveitar esse tópico para alguma coisa útil então: indiquem bandas que vocês achem legais para os leitores, com os discos que devemos ouvir de cada uma delas. Que tal?

    Já posto as minhas indicações aqui!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Dureza.
    Sem comentários.
    Ai vc vê como mais alguns anos de garagem fizeram falta pra eles.
    O cantor nem se fala, horrível!!!
    Quem foi o produtor responsável por deixar passar um atrocidade dessas?
    Sim, porque tem alguém nos bastidores que disse: agora está bom, pode lançar que vai ser sucesso.

    ResponderExcluir
  18. Boas bandas brasileiras, que estão longe dos holofotes, e que merecem uma conferida (não vou falar dos grupos de heavy metal, que já tem um espaço próprio na mídia):

    Massahara - hard totalmente setentista, influenciado por nomes como Grand Funk, Sir Lord Baltimore e Captain Beyond. É a banda do nosso brother Ronaldo Rodrigues, que escreveu várias matérias para a Collector´s. O disco saiu esse ano e tem o nome da banda. Logo logo sai a resenha aqui.

    Baranga - hard rock sujo e direto, influenciado por Motörhead e AC/DC. Os caras já tem quatro discos, e o meu preferido é o Meu Mal, de 2007.

    Marcio Tucunduva - excelente rock com acento brasileiro e grande influência de blues. Sua estreia, chamada Antimoderno, saiu em 2010 e escrevi sobre ele aqui na Collector´s. Recomendadíssimo!

    Cachorro Grande - já atingiu reconhecimento, mudou bastante o seu som ao longo dos discos, mas eu continuo gostando bastante. Recomendo o álbum Todos os Tempos, de 2007.

    Dillo D'Araújo - outro cara que une blues com ritmos brasileiros, mas coloca soul e funk na mistura também. Para mim, o álbum Mestiço, de 2008, é uma pequena obra-prima.

    Pedra - A melhor banda recente do rock brasileiro. Lançaram dois discos, sendo que o segundo, II (2008), é espetacular. Uma pena que anunciou o fim de suas atividades há poucas semanas.

    Pedra Lascada - blues rock venenoso que vem de Minas. A estreia dos caras, Terra do Rock (2007), é recomendadíssima.

    ResponderExcluir
  19. Isso sem falar do Rei Lagarto, a anos na estrada com o seu potente hard rock.

    ResponderExcluir
  20. vou deixar duas dicas... o Pata de Elefante, banda gaucha instrumental de grande qualidade, blues, pitadas de hammond, vale a pena. E o Bluesman Anleto Barboni, grande guitarrista

    ResponderExcluir
  21. Markus Ribas - 4 loas
    Lucas Santtana - Sem Nostalgia

    ps: não são Rock...mas é são muito bons

    ResponderExcluir
  22. O Tico tá se achando o novo porta-voz da sua (e minha) geração e isso já encheu o saco. Até Gabriel o Pensador ou Marcelo D2 teriam feito algo melhor. A praga colorida virou o judas que todos adoram detonar, inclusive os "rockeiros Malhação".

    ResponderExcluir
  23. Descobri uma banda chamada Stoneria, que achei bem interessante...
    Rei Lagarto, Yesterdaze (que ainda tá começando), Macaco Bong... Vou catar as dicas de vs; preciso parar de procurar só banda gringa e conhecer mais as nacionais, rs.

    Em tempo, A versão do Detonautas foi um desrespeito maior ainda com o Câmbio Negro. http://www.youtube.com/watch?v=1igsi4901Uw

    ResponderExcluir
  24. Sugestão:

    Que tal uma MixTape com nomes interessantes da musica brasileira atual ????

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Uma banda que eu acho animal é o King Bird.
    É um Classic Rock com um vocal muito bom na linha Dio. Vale a pena pois o trabalho dos caras é classe A!
    E obrigado pela lembrança do Rei Lagarto!

    ResponderExcluir
  27. Valeu Cadão pela menção!!
    Achei a sugestão do Fabio RT ótima! Uma mixtape com os brazucas do underground, pra chutar a bunda desse mainstream pop-rock de quinta categoria.
    Reforço muito dos citados aqui como boas bandas brazucas atuais, conheço a maioria e já tive contato com várias - Pata de Elefante, Tomada, Pedra, Anjo Gabriel, Carro Bomba, Baranga, Cidadão Instigado, etc e tal...
    Minha contribuição ao tópico, com bandas ainda não citadas

    Mahtrak - Jazz-rock progressivo
    Zé Trindade - Hardão 70 e folk
    Filme - Rock psicodélico experimental
    Estação da Luz - Rock Psicodélico (lançando disco esse ano)
    Tri-Match King - Progressivo (cantado em inglês, ainda sem disco)
    Vôo Livre - Prog/Folk MPB (ainda sem disco)
    Cosmo Drah - Hardão 70 (ainda sem disco)

    A Massahara tá de papo com a banda Anjo Gabriel, vamo ver se a gente consegue uns rolês juntos!
    Abraços!!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  28. Tico Santa Cruz tá querendo ser o Thiago Bianchi do Rock. Tamos bem servidos assim...

    ResponderExcluir
  29. Putz..realmente "não há o que não haja!"

    ResponderExcluir
  30. Que porcaria fizeram com a música do AC. Os caras não têm a capacidade de produzir algo novo? A responsabilidade de mudar a cena musical do país é deles também. Uma pena que ainda existam "coisas" como Luan Santana, Restart e outros lixos. Mas triste mesmo é ver que uma banda como os Detonaltas (nunca me dei ao trabalho de saber como se escreve!), que teoricamente seriam uma banda de rock, tem a coragem de lançar isso no mercado. É um verdadeiro assassinato ao som do AC. Uma falta de respeito com os músicos australianos e principalmente, com os ouvidos das pessoas que perdem seu precioso tempo para ouvir esse lixo. Nem consegui chegar até o fim da música. PELO AMOR DE DEUS.... que o YouTube tire do ar esta porcaria logo!!

    ResponderExcluir
  31. Concordo em gênero, número e grau com você, Ricardo. Aliás, esse cara (Tico Mia Cruz Credo) não dá uma dentro, se é que fez alguma coisa digna de ser chamada de decente algum dia. Entrou numa de ficar posando de cidadão consciente numa época, e só falou merda. Parece mais uma Preta Gil de calça, aquele tipo de celebridade inútil sem o menor talento para porra nenhuma que fica arrumando factóides para aparecer...

    Liga não, ele deve ter fumado algum bagulho estragado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.