Rolling Stones: biografia oficial finalmente lançada no Brasil!


Por Rodrigo de Andrade

Em 2003, os Rolling Stones publicaram sua autobiografia. According to The Rolling Stones é um livro grande, com capa dura, ricamente ilustrado com várias imagens raras. Foi organizado por Dora Loewenstein e Philip Dodd, que junto com Tim Rice e Rob Bowman fizeram uma série de longas entrevistas com a banda durante a turnê Forty Licks, em 2002 (quando o grupo completava 40 anos de existência). Também foram coletadas declarações feitas pelos integrantes durante toda a carreira do grupo.

O resultado é uma 'biografia oficial'. Em inglês, According to The Rolling Stones é vendido no site da banda (apesar de ter ganho tradução em diversas línguas e ter sido publicado em vários países). O título é semelhante ao Anthology, dos Beatles. Entretanto, traz algumas peculiaridades, como ensaios escritos por amigos e colaboradores, discografia, cronologia, etc. É composto por doze capítulos, que traçam um panorama histórico dos Rolling Stones em ordem cronológica.

Agora, com sete anos de atraso, According to The Rolling Stones finalmente chega ao Brasil! A Cosaf Naify lança a obra em português nesse mês, mantendo o formato de luxo: capa dura, tamanho grande (30x22cm), 360 páginas contendo 328 fotos. O preço sugerido é de R$ 119.


According to The Rolling Stones é o segundo título importante sobre a banda a ser anunciado recentemente no Brasil. A editora Nova Fronteira acaba de lançar Under Their Thumb: Como um Bom Garoto se Misturou com os Rolling Stones e Sobreviveu para Contar, escrito por Bill German, fanzineiro que chegou a produziu a publicação do fã-clube oficial do grupo.

Cerca de seis meses atrás, a Globo Livros publicou Vida — a autobiografia de Keith Richards — de maneira quase simultânea com o lançamento oficial no exterior. E pouco antes, a editora Larousse publicou Mick Jagger e os Rolling Stones. Escrito por Willi Winkler, é uma biografia do grupo, mas com o foco em seu vocalista.

É verdade que o mercado editorial brasileiro descobriu recentemente o quanto livros sobre música podem ser rentáveis (na verdade, era apenas um nicho muito pouco explorado). E essa grande quantidade de lançamentos sobre os Rolling Stones não é acaso: no próximo ano a banda completa 50 anos de existência. Certamente, as editoras planejaram suas publicações de olho na onda de publicidade que será gerada por conta disso.

Comentários

  1. Tu sabe se já encontro em lojas Ricardo? Terça é meu aniversário e gostaria de me dar de presente este livro rsrsrs
    Abraço cara.

    ResponderExcluir
  2. Tiago, tá na mão:

    http://editora.cosacnaify.com.br/ObraSinopse/11533/According-to-The-Rolling-Stones.aspx

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.