Resenha do livro 'Enciclopédia Metallica'!



Por Ricardo Seelig


Com 196 páginas e um A a Z minucioso que engloba toda a carreira da clássica banda norte-americana, o livro Enciclopédia Metallica é uma rica fonte de informações e curiosidades sobre o quarteto capitaneado por James Helfield e Lars Ulrich. Escrito pelos renomados jornalistas ingleses Malcom Dome e Jerry Ewing – ambos na profissão há décadas e com uma imensa folha corrida de colaborações para as renomadas revistas Classic Rock Magazine e Metal Hammer, entre outras -, a obra ganhou uma edição nacional via Beast Books. Mas, ao invés de comemorarmos essa edição brasileira, é justamente aí que a porca torce o rabo.


Pra começar, o livro tem uma impressão muito ruim, com papel de qualidade mediana e páginas manchadas que dão um aspecto de cópia xerox. Outro ponto negativo é a diagramação, com duas colunas por página, fato que dificulta a leitura. Mas o principal problema de Enciclopédia Metallica é a fartura de erros de pontuação, sinalização e ortografia. A sensação que se tem é que o livro não passou por uma revisão final antes de ir para a gráfica, um procedimento básico a que qualquer obra literária é submetida. Essa grande falha, somada aos demais problemas, faz com que seja desanimador ler o livro em diversos momentos, tamanho o impacto negativo.


É uma pena que uma obra tão interessante sobre uma das maiores bandas da história do heavy metal tenha sido brindada com uma edição tão vergonhosa em língua portuguesa. A equipe da Beast Books deveria ter tido um cuidado muito maior com o livro antes de colocá-lo na rua. Foi-se o tempo em que o fã comprava tudo que lhe era empurrado. Hoje as pessoas estão cada vez mais exigentes, e isso, somado ao fato de a língua inglesa ter se tornado cada vez mais popular e requisito básico para o crescimento pessoal e profissional, faz com que seja muito mais desejável encarar a edição original da obra, em inglês, do que a versão lançada em território nacional.




O que está em discussão aqui, que fique claro, não é a qualidade do livro Enciclopédia Metallica. Como já frisei, a obra é uma grande fonte de informação sobre a carreira da banda, com verbetes de A a Z abordando praticamente qualquer assunto ou pessoa que tenha cruzado com o Metallica em algum momento. Os autores dominam plenamente o assunto, e é justamente por ser um livro com tanta qualidade que é extremamente frustrante perceber o quão pobre e deficiente é a versão lançada no Brasil pela Beast Books.


Mas, mesmo com todas as falhas – e elas são muitas, acredite -, o livro é indicado para quem quer saber mais sobre o Metallica, pois a forma como foi concebido, com verbetes sobre diversos assuntos a respeito do grupo, torna-o uma excelente fonte de consulta a respeito do quarteto.


Espero que a Beast Books absorva as críticas a respeito dos problemas encontrados em Enciclopédia Metallica e corrija os erros nas novas edições da obra e nos próximos lançamentos que pretende colocar no mercado brasileiro.

Comentários