Enquete da semana: qual o álbum mais influente lançado em 1991?



Por Ricardo Seelig

1991 foi um ano impressionante para a música. Vários álbuns lançados naquela época, e que hoje estão comemorando vinte anos de vida e recebendo merecidas edições especiais, mudaram o rumo do rock, do heavy metal e até mesmo da cultura pop.

Por isso, perguntamos na nossa enquete da semana qual disco daquele ano, entre os dez que julgamos mais importantes, foi o mais influente.

O resultado você confere abaixo:

Nirvana – Nevermind – 37%
Metallica – Metallica – 23%
Sepultura – Arise – 10%
U2 – Achtung Baby – 7%
Guns N' Roses – Use Your Illusion I e II - 7%
Death – Human – 6%
Pearl Jam – Ten – 5%
Badmotorfinger – Soundgarden – 2%
Blood Sugar Sex Magik – RHCP – 2%
R.E.M. - Out of Time – 1%

Comentários

  1. Eu definitivamente não concordo nem um pouco com o resultado final.
    "Nevermind" com certeza foi um álbum marcante para a época, mas não deixou muitos seguidores, tendo em vista o número de bandas grunge que vemos por aí.
    Agora o Death, por exemplo, influenciou todo um gênero musical que só cresce e não definha como o grunge.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, o 'Nevermind' só mudou a cara do rock dos anos 90, mais nada. O grunge nem estilo é, era um aglomerado de bandas de diversos gêneros colocados em um mesmo caldeirão. 'Nevermind' é um 'Nevermind the Bollocks' dos anos 90, com a diferença de que, ao invés de dar fim ao rock progressivo como fesz o disco dos Sex Pistols, encerrou a dinastia das bandas de hair metal nas paradas, varrendo para debaixo do tapete coisas como Poison e afins.

    Dentro do heavy metal, 'Human' tem uma influência gigantesca, maior ainda que a do Black Album, responsável por transformar o Metallica em uma das maiores bandas de rock da história.

    Uma coisa é gostar ou não da banda, e a outra, bem diferente, é perceber o quanto tal disco foi influente para uma geração, e, nesse caso, não existe um álbum igual e com o impacto de 'Nevermind' nos anos 90.

    Ah, quer saber qual deles é o meu preferido? Entre todos, acho o 'Achtung Baby' muito superior aos demais.

    Abraço, e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Também achei errado o resultado final...

    O Nevermind deveria ter tido 100% dos votos....
    Este album com certeza é um dos 25 mais influentes da história da música pop ... (pop de POPULAR...conhecido....)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ricardo. Em nenhum momento eu questionei a importância ou qualidade do Nevermind e sim sua influência, o quão influente ele foi para as futuras gerações de bandas. E mantenho minha opinião de que o Nevermind não deixou (muitos) "seguidores". É claro, não nego, como não sou fã do "estilo" posso não estar bem atento ao seu legado.

    Eu tinha 13 anos em 1991 e senti na pele tudo isso.

    No meu caso o black album do Metallica me afetou muito mais. Me tornei um fã da banda e hoje sou um "metaleiro" convicto, escutando de power a black metal, de Black Sabbath a Nightwish.
    O rock progressivo e algo de poprock também me agradam, mas o heavymetal é a minha verdadeira praia e posso dizer que devo isso ao Metallica.

    Por gosto pessoal votaria no black album, por influencia no Death, por revolução musical no Nirvana.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Vendo esta lista dá para concluir que 1991 foi um grande ano, com ótimos discos... E o "Nevermind" é, de longe, o mais influente...

    ResponderExcluir
  7. Existe um problema em se confundir 'Influente' com 'Popular'. O 'Nevermind' é o álbum mais popular do Nirvana e é também o mais influente, claro - é o álbum mais lembrado e citado de 1991. O 'Black Album' é o álbum mais popular do Metallica, sem nenhuma dúvida, mas nem de longe é o mais influente. Os três primeiros álbuns são absolutamente mais influentes - influentes de verdade, com 'I' maiúsculo. Sepultura e Death merecem entrar em qualquer lista dos anos 90. Para ficarmos somente no Metal, gostaria de citar alguns álbuns de 1991 que não participaram da votação, mas que são influentes em um nível incontestável, dentro das várias ramificações do Heavy Metal:

    Paradise Lost - Gothic

    Cathedral - Forest Of Equilibrium

    Carcass - Necroticism - Descanting The Insalubrious

    Bathory - Twilight Of The Gods

    Skyclad - Wayward Sons Of Mother Earth

    ResponderExcluir
  8. Ricardo, talvez você não tenha entendido direito, ou eu não tenha me expressado muito bem, mas não considero o Black Album um dos álbuns mais influentes do Metallica. Ele está nessa lista porque é um dos álbuns mais importantes lançados em 1991, apenas isso. Nada bate KEL, RTL e MOP.

    Abraço, e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  9. Perfeito, Ricardo, eu entendi. E meu post não era endereçado a você ou outra pessoa - peço desculpas se você compreendeu dessa forma. Apenas pego o tema principal e divago sobre ele, destacando alguns pontos, discordando de outros, deixando o pensamento fluir. Muitas vezes eu direciono a minha abordagem para você ou para algum comentário específico de alguém, mas não foi o caso aqui.
    Eu me sinto muito a vontade para discutir sobre música no 'Collector's Room' e a última coisa que eu quero é ser mal interpretado.

    Obrigado!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Ricardo, tranquilo. Gosto muito dos seus comentários, então pode falar sempre o que pensa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. É tentador querer votar em um álbum do qual gostamos mais, e nesse caso a tentação maior foi clicar em "Human", discaço do Death, banda do coração. Inclusive, não há dúvidas de que trata-se sim de um álbum muito influente, apesar do Atheist ter começado com algo semelhante um pouco antes, e do Cynic (banda do guitarrista Paul Masvidal e do baterista Sean Reinert, que gravaram "Human") já existir na época, ainda em fase de demos. Mas foi uma influência mais restrita ao mundo do heavy metal.

    No fim das contas, após muito deliberar, e de puxar a tal influência apenas para o lado musical, votei em "Ten", do Pearl Jam, banda da qual já passei muito longe, mas que aprendi a respeitar com o passar do tempo. Não tenho dúvidas de que vi a influência do Pearl Jam muito mais materializada em diversos artistas que surgiram depois do que do Nirvana, sem falar nos explícitos imitadores de Eddie Vedder.

    Fiquei bastante tentado a votar em "Metallica", pois apesar de sonoramente ele não ter sido tão influente, a relevância que ele teve para colocar um gênero originalmente não levado muito a sério pelas mídias não especializadas no topo do mainstream foi algo admirável, influenciando toda uma geração, especialmente através da veiculação massiva de seus videoclipes na MTV.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.