Crítica do documentário 'Until the Light Takes Us' (2009)


Nota: 8,5

O black metal norueguês sempre esteve cercado por polêmicas. Do assassinato de Euronymous à queima de igrejas, o que não falta é assunto, sobretudo para os detratores do estilo. Por essa razão, o premiado Until the Light Takes Us é tão importante. Ainda inédito no Brasil, o filme recebeu recentemente a sua aguardada versão em DVD. 

O documentário foca em dois dos principais personagens da cena: Fenriz e Varg Vikernes. Fenriz é mostrado no seu dia a dia, enquanto Varg foi entrevistado ainda na prisão. É interessante perceber os diferentes pontos de vista de ambos, contrastantes na maior parte do tempo. O baterista do Darkthrone surge como um indivíduo solitário, enigmático e soturno. Já Varg, dono de um carisma gigantesco, conta a sua versão dos fatos, muitas vezes desmentida pelos outros músicos entrevistados, que o enxergam muito mais como um personagem excêntrico do que qualquer outra coisa. 

Assistir Until the Light Takes Us é uma experiência densa e perturbadora, como o próprio black metal em sua essência. Por isso mesmo, é extremamente recomendado para entender melhor um dos capítulos mais obscuros da história do heavy metal.

Se você é fã de black metal ou simplesmente se interessa por heavy metal e, porque não, movimentos de contestação social, esse é um filme obrigatório.


Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.