Bang: caixa reúne os 4 primeiros álbuns da banda


O Bang é um dos nomes mais cultuados do hard setentista, e com razão. Formado na Filadélfia em 1971, o trio ficou conhecido entre os admiradores do hard 70 como “o Black Sabbath norte-americano”. O motivo para esta denominação está na sonoridade dos caras, bastante similar ao grupo de Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Bultler e Bill Ward, com riffs pesados e andamentos arrastados. O interessante é que os dois grupos são praticamente contemporâneos, o que torna o som do Bang ainda mais interessante.

O primeiro disco da banda, auto-intitulado, saiu em dezembro de 1971 e é o seu álbum mais cobiçado e cultuado, mas o grupo formado por Frank Ferrara (guitarra e baixo), Frank Glicken (guitarra) e Tony D'Lorio (bateria) tem outros trabalhos na carreira. A boa notícia é que os três primeiros álbuns do grupo – o já citado Bang, Mother / Bow to the King (1972) e Music (1973) -, mais o até então inédito Death of a Country, foram reunidos em um box chamado Bullets, lançado em 2010 pela Rise Above.

A caixa contém os quatro CDs em formato mini-vinil com capas duplas gatefold, um longo livreto com 40 páginas recheado de fotos detalhando toda a trajetória do grupo, encarte em forma de poster com todas as letras e um adesivo com a logo da banda. Não tenho medo de dizer que essas são as edições definitivas destes discos em CD, já que as edições anteriores traziam poucos atrativos para os fãs.


Os dois primeiros álbuns são excelentes, principalmente o primeiro, e apresentam um som, como já disse, similar ao que o Black Sabbath estava executando no período. Já o terceiro, Music, difere por trazer uma sonoridade não tão pesada, mas mesmo assim atraente para quem curte os empoeirados sons da década de 70.

Porém, talvez o principal atrativo deste box seja o álbum Death of a Country, gravado antes do primeiro disco. O álbum é conceitual e suas letras falam de corrupção e desastre ecológico, com a parte instrumental dando sinais do que a banda faria em seu disco de estreia, porém com uma presença maior dos elementos psicodélicos característicos do final dos anos 60. O destaque deste disco são dois singles até então inéditos - “Slow Down” e “Feels Nice”.

Bullets é um item obrigatório na coleção de qualquer fã do hard setentista por reunir o que de mais significativo o Bang – que ainda está na ativa – produziu em sua carreira. O primeiro álbum é um clássico perdido, e os outros, apesar de não tão brilhantes, são jóias a serem descobertas por quem curte os primeiros passos da música pesada e do heavy metal.

Comentários

  1. Ricardo, realmente excelente post. Comprei essa caixa, e vale cada R$ investido.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei o valor desta caixa muito baixo. Tá 150, enquanto um vinil do Bang sai por, no mínimo, 100. Legal pra caramba!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.