Steelwing: crítica de 'Zone of Alienation' (2012)


Nota: 8,5

Um vocalista com um timbre que é um meio termo entre Rob Halford e Michael Kiske. Uma dupla de guitarristas que soa como filhos legítimos de Adrian Smith e Dave Murray. Uma cozinha que segura tudo com solidez e competência inequívoca. Já deu pra sentir qual é a do Steelwing, certo?

A banda sueca, fundada em 2009, acaba de lançar Zone of Alienation, sucessor de Lord of the Wasteland, de 2010. A sonoridade dos caras é muito similar ao que o Iron Maiden – principalmente – e o Judas Priest produziram na primeira metade da década de 80, em álbuns hoje clássicos como Piece of Mind (1983), Powerslave (1984), Point of Entry (1981) e Screaming for Vengeance (1982). Ou seja, o som do Steelwing é um heavy metal tradicional com ótima performance vocal e guitarras que se complementam, construindo trechos instrumentais repletos de melodia. Isso faz com que o Steelwing toque fundo a memória afetiva de quem cresceu ouvindo a banda de Steve Harris e, em menor grau, o grupo de Halford e Glenn Tipton.

O Steelwing prova em Zone of Alienation que é possível tocar um estilo antigo e retrô e, mesmo assim, soar inspirado, jovem e vibrante. Com canções muito bem construídas, o quinteto revela uma força criativa e uma consistência surpreendentes para uma banda com apenas três anos de vida e dois discos na bagagem. É claro que não estamos falando de um clássico instantâneo, nada disso, porém Zone of Alienation é um álbum muito gostoso de se ouvir, e com uma sonoridade que não desvia nunca de seu objetivo: o heavy metal clássico.

Entre as músicas, merecem destaque “Solar Wind Riders”, “Full Speed Ahead!”, “Breathless” (com um bem-vindo toque hard rock), a ótima faixa título e a longa “Lunacy Rising”, que fecha o play com mais de dez minutos de êxtase metálico. No meio disso tudo ainda temos a instrumental “They Came From the Skies”, espécie de união entre “Transylvania” e “Losfer Words (Big 'Orra)”.

Zone of Alienation é um disco de grande qualidade, que vai muito além de uma mera homenagem à época de ouro do heavy metal. Fique de olho na banda, porque, ao que tudo indica, ainda ouviremos falar muito do Steelwing nos próximos anos.


Faixas:
  1. 2097 A.D.
  2. Solar Wind Riders
  3. Full Speed Ahead!
  4. Breathless
  5. Tokkotai (Wind of Fury)
  6. Zone of Alienation
  7. The Running Man
  8. They Came From the Skies
  9. Lunacy Rising

Comentários

  1. Após tudo o que falamos sobre inovação rsrsrs

    na boa, vocalista a la Halford e Kiske, guitarra a la Maiden... nem inspira de ir atrás... e ainda ganha 8,5! rs

    ResponderExcluir
  2. Fala Ricardo, ainda não ouvi o Steelwing, mas outra banda sueca que você tá devendo em postar nas "novas caras" é o Enforcer, que também tá matador nessa onda "retrô" também da NWOBHM... aliás o que acontece na Suécia?? Me parece que só tem banda boa vindo deste país de uns 5 anos pra cá!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Scobar, não tanha nada bandas clássicas, nem com aquelas que fazem um som retrô. Gosto de bandas inovadoras, mas elas também podem se perder tentando soar originais às vezes. A minha crítica é com aqueles ouvintes que acreditam que o metal se resume a Sabbath, Maiden e Metallica, e que fecham os ouvidos para tudo que vem além disso.

    Abraço, e obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  4. Podem se perder, mas desde logo aplaudo apenas a iniciativa de tentar soar com personalidade no meio da mesmice. Como disse, não creio que tudo que é original é bom, mas com certeza o que é bom tem que trazer um mínimo de essência própria, de busca por algo novo.

    E, por favor, longe de mim esse pensamento simplista do "então devemos parar de ouvir Sabbath, Maiden e Metallica?"... não, por favor, devemos sempre ouvi-los! O que não rola, para MIM, é banda nova, com sangue novo, fazendo esse estilo basicão, perpetuando o marasmo numa cena que se renova, e ainda ganhar 8,5 pelo "esforço".

    E "retrô" é relativo. Você reviver um estilo que ficou "no passado" é uma coisa (ex: impor uma aura setentista... ainda assim, aprovo sempre como influência remota, nada nunca muito direto ou 'cópia'). Mas o metal tradicional está aí, os grandes nomes estão aí ativos. Acho inadmissível banda que está começando assim ainda ganhar destaque.

    Mal tenho vontade de ouvir os últimos álbuns de bandas clássicas como Accept ou Iced Earth... imagine de alguém que sequer tem a magnitude e história desses dois...

    ResponderExcluir
  5. Eu já achei o disco do Steelwing muito legal, e o último do Accept, Blood of the Nations, excelente.

    ResponderExcluir
  6. Entendo isso, Castillo. Eu, por exemplo, acho essas bandas de retro thrash no geral bem medianas. O Violator, por exemplo, que todo mundo elogia, para mim é mais do mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Ricardo, acho que você usa "retrô" de uma forma meio equivocada. Algumas bandas "indie", ou até algumas progressivas como Pain of Salvation e Opeth se utilizaram desse método "retrô"... o resgate de estilos que ficaram no passado. O Parlor Mob faz isso tb. O Rival Sons fez, eu já achei muito 'clone', mas teve quem gostou. etc.

    Agora, o heavy tradicional, o bê-a-bá do estilo... ele não é um estilo do passado. Ele está aí. As bandas que o criaram e difundiram estão aí (e já se discute de algumas delas mesmas estarem fazendo "mais do mesmo", o que dizer de seus clones?!). Para mim, banda NOVA com essa proposta tacanha continua soando 'tosco', infelizmente.

    Você citou o Thrash, outro estilo em que acho imperdoável a falta de pensamento 'além do estilo'. O amigo aí disse que não curtiu o Machine Head, mas admitiu a técnica e inovação dos caras. O resto é gosto pessoal, ok. Mas aí pensemos nas bandas clássicas do Thrash: Metallica, Megadeth, Anthrax, Testament, Sepultura, Kreator... elas mesmas atualizaram seu som, sem perder a essência, o que é louvável. Desculpem, banda nova querendo soar puramente oitentista, quando tenho "Worship Music", "Formation of Damnation", "The System Has Failed", "Death Magnetic", "A_Lex" (estou esquecendo vários ótimos exemplos)e tanta coisa boa para ouvir... me soa a RETROCESSO!

    ResponderExcluir
  8. My review
    http://rockeandobcn.blogspot.com/2012/02/steelwing-zone-of-alienation.html

    ResponderExcluir
  9. Steelwing é uma banda que me traz esperanças no metal atual pq faz um som verdadeiro e que nunca deveria ser modificado, pq é algo que vai além do tempo, pra mim é um album que me faz cair lágrimas de felicidade pq se depender de bandas como STEELWING, CRASHDIET, STRIKER, EVILE, ENFORCER, VIOLATOR, MUNICIPAL WASTE, S.S.S. ,GHOST e tantas outras o metal tem futuro á altura dos clássicos no quesito qualidade, pq ninguem mais suporta as tais "novidades" de bandinhas fazendo a mistura de eletrônico e metal e afins pq de novidades essas coisas não tem nada. E viva ao Metal de tradição e raiz.

    ResponderExcluir
  10. A questão nao é fazer um Som Retro, e sim um som Origial , como nunca deveria ter sido mexido ou " evoluido " . Bandas como o Steelwing , Skull Fist ,Shockbreaker , Rider , Breakout ( as 3 ultimas sao BRASILEIRAS )entra muitas outras, serão as que tocaram em grandes lugares e com muitos fãs como as classicas fazem hj !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.