Podcast Mofodeu e Collector´s Room: As origens norte-americanas do heavy metal



Temos uma grande novidade pra você. Uma das principais reclamações dos leitores da Collector´s era a ausência dos antigos podcasts. Por motivos profissionais, eu, Ricardo Seelig, não tenho mais tempo para produzir estes podcasts. Então, os amigos do Mofodeu, cujo editor Vitor Bemvindo colabora regularmente com a Collector´s, nos propuseram uma parceria, trazendo o tradicional podcast do Mofodeu para dentro da Collector´s Room.

Assim, agora você terá um podcast repleto de informações históricas sobre os temas abordados em cada programa, além de muita música e bom humor.



Espero que vocês curtam essa novidade!


E, pra começar, nada melhor que investigarmos os primórdios do heavy metal, este estilo que tanto amamos!


Este programa foi gravado no dia 25 de fevereiro, portanto, antes do falecimento de Ronnie Montrose, a quem dedicamos esta edição. 


Ronnie Montrose (29/11/1947 – 03/03/2012)

A série Metal Evolution, produzida pela Banger Films, tem mostrado como o heavy metal tem evoluído desde suas origens até a atualidade. O segundo episódio da série, intitulada Early Metal Part 1: US Division, Sam Dunn se pergunta qual a influência da música americana para a consolidação do gênero. Essa pergunta é bastante pertinente, já que sempre se olha para as origens do heavy metal aponta-se imediatamente para bandas britânicas, em especial para a “tríade sagrada” do hard rock setentista: Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath. 


No episódio, Sam Dunn esmiuça o que a música americana contribuiu para o metal, desde o jazz e o blues, até o início do glam metal no fim dos anos 70. Nessa viagem, passa-se pelo garage rock americano do final dos 60, a cena de Detroit nos anos 70 e os primórdios do “hard rock pop” que explodiu nos anos 80. 


Inspirados nessa análise de Sam Dunn, fizemos o MOFODEU 108, que pretende tirar o mofo das principais bandas norte-americanas que ajudaram a fundar o heavy metal. Você poderá sentir falta de grupos como Gang, Pentagram, Sir Lord Baltimore, entre outros. Mas nesse programa focamos em bandas que são citadas na série.


Clique aqui para ouvir e baixar
Assine o feed do podcast




Acesse os sites e twitters de quem faz este podcast:


Mofodeu
MofoBlog
Ultra-Badernista
@mofodeu
@vitorbemvindo
@mofodeupedia
@brunobemvindo
@PimpMAL

Comentários