Integrantes do Deep Purple se manifestam a respeito da morte de Jon Lord

Por Vitor Bemvindo


A morte de Jon Lord parece ter tocado em especial os seus ex-companheiros de Deep Purple. A maioria deles se manifestou através dos seus sites pessoais ou pelas redes sociais.

Ian Gillan emitiu uma nota em seu site, assinada como Deep Purple, que diz:


"Nosso querido Jon faleceu nesta segunda-feira, 16 julho de 2012. Nós perdemos um amigo querido, um irmão e um músico maravilhoso. Sua dignidade e graciosidade tocou a todos nós. Sua música foi uma inspiração e nos levou para lugares além da nossa imaginação. Um homem verdadeiramente grande. Nós humildemente expressamos nosso amor eterno e grande respeito".

Roger Glover, baixista da formação clássica, que segue na banda atualmente, se manifestou da seguinte forma:

"É impensável que Jon tenha ido. Meus pensamentos são para a sua esposa Vicky e todos os seus filhos e familiares, neste momento triste de suas vidas. Desejo-lhes toda a força. Uma grande tristeza e sentimento de perda paira sobre mim. Não só o mundo da música perdeu um músico fantástico, mas um cavalheiro da melhor forma. Ele era um gigante na minha vida, um grande amigo, um companheiro de viagem, um professor, não só de música, mas de vida. Estou arrasado pela sua passagem".

Pelo Facebook, Ritchie Blackmore, guitarrista e fundador do Purple com Lord, que normalmente não é afeito a menções de afeto aos seus ex-companheiros, lamentou a perda do amigo:

Ficamos com o coração partido ao ouvir sobre a passagem de Jon Lord. Homem e músico incrível. Que melhor maneira de lembrar senão pela música. Lendas nunca morrem”.

Steve Morse, atual substituto de Blackmore, postou em seu site oficial um longo texto expressando sua admiração por Lord e como o ex-companheiro de banda o influenciou nos processos de composição. O guitarrista citou os tempos de convívio e aprendizado ao lado do mestre e disse que ele parecia otimista com sua recuperação. Morse termina o texto dizendo: Se você tem amigos, família, especialmente as crianças, nunca perca a oportunidade de fazer ou dizer algo de especial ou simplesmente apreciar o fato de que eles estão lá. Um dia, eles não estarão”.

Ian Paice, baterista de todas as formações do Purple, não possui nenhum perfil em redes sociais e seu site oficial encontra-se em construção. Paice deve ser o mais abalado com a perda, já que além de amigos de longa data, Lord era casado com a irmã gêmea da esposa do baterista. Além disso, Paice acompanhou Lord em projetos fora do Deep Purple, como no trio Paice, Ashton & Lord e no Whitesnake.

David Coverdale, que foi companheiro de Lord não só no Deep Purple como também no Whitesnake, reproduziu a nota oficial do falecimento, acompanhado dos seguintes dizeres:

"Todos os membros do Whitesnake e todos do Whitesnake.com desejam expressar suas sinceras condolências à família de Jon, amigos e fãs. Foi uma alegria absoluta e um prazer para mim conhecê-lo e trabalhar ao lado de Jon. Já sinto sua falta".

Glenn Hughes, baixista e vocalista da terceira e quarta formações da banda, se pronunciou assim:

"Amigos, acabei de aterrissar em Los Angeles, vindo de Londres, e ouvi a triste notícia da passagem do nosso irmão Jon Lord. Sentirei sua falta. Orações, por favor".

Joe Satriani, que teve uma breve passagem pelo Purple em 1994, através das redes sociais desejou que Jon Lord descanse em paz.

Fora os companheiros de Deep Purple, alguns músicos que trabalharam recentemente com Jon Lord também se manifestaram. Joe Bonamassa, que gravou uma participação para a versão de estúdio do clássico Concerto para Grupo and Orquestra, a ser lançado ainda esse ano, disse através do Facebook:

"Estou extremamente triste ao saber da morte de Jon Lord esta manhã. Tive a honra de tocar com ele duas vezes na minha vida. Ele era uma das pessoas mais bonitas, humildes e talentosas que já conheci. Meus pensamentos e orações estão com sua família agora. Descanse em paz, meu amigo".


Por tudo isso, pode-se dizer que além do incrível legado musical, Jon Lord deixou em seus companheiros uma profunda admiração e amizade. Até mesmo nos eventuais desafetos.

Comentários