Grupo Abril pode dar fim à MTV Brasil


O Grupo Abril, dono da marca MTV Brasil, estuda a possibilidade de extinguir o canal. O motivo é a falta de lucratividade da MTV brasileira, deficitária há anos. A Abril iniciou há dois meses as negociações para dar um novo rumo à emissora, inclusive avaliando a possibilidade de devolvar a marca para a sua proprietária original, a rede norte-americana Viacom.

Segundo Keila Jimenez, da Folha.com, “entre os executivos de televisão é notório que a MTV não vem alcançando os resultados esperados. Mesmo com os recentes cortes de gastos, a situação não melhorou”. 

O provável destino da MTV Brasil é a venda dos direitos da marca em nosso país - nas mãos do Grupo Abril até 2018 - de volta para a Viacom, que já demonstrou interesse em manter o canal por aqui, incorporando-o à sua lista de opções na TV por assinatura - a Viacom é dona também da VH1 e faz parte do conglomerado Time Warner, proprietários de diversas marcas, incluindo a Walt Disney e a Warner Brothers. Se isso realmente ocorrer, a MTV brasileira passará por uma reestruturação profunda, com a extinção total da programação atual.

Pessoalmente, sou da opinião que a MTV Brasil perdeu o foco há anos. A aposta em um público cada vez mais novo, no mercado adolescente, aliado ao crescimento dos programas humorísticos da emissora - tendo o genial Marcelo Adnet à frente - descaracterizou profundamente o canal, levando-o para um caminho muito distante da sua proposta original. Penso que esse reposicionamento da marca, ainda que feito pelos meios teoricamente errados - a devolução dos direitos para a proprietária original - pode, enfim, colocar a MTV brasileira nos eixos e torná-la relevante novamente, qualidade que, pelo menos no aspecto musical, a emissora deixou de ser faz tempo.

Aguardamos ansiosos os próximos desdobramentos.

Comentários

  1. pois é... perderam o foco há anos... quando era tv de musica, só musica era ótimo.agora nao tem graça nenhuma... a programacao é péssima.

    ResponderExcluir
  2. Putz, poderia escrever um texto gigante sobre o que eu acho da Mtv hj em dia, aliás de uns bons anos pra cá, só que não tenho saco e nem tempo, mas resumindo...Já vai tarde!

    ResponderExcluir
  3. a mtv perdeu sua relevancia nao so no brasil mas tambem nos eua, o mundo em que ela surgiu nao existe mais e atualmente o canal esta imerso na falta de importancia...como tudo na vida, chegou a hora dela morrer!

    ResponderExcluir
  4. Fato é que a emissora já se foi há mais de uma década, mas extinguir acho demais. Programas de música para um público maduro, seriedade e conteúdo de qualidade certamente trariam retorno financeiro. No Brasil a mídia especializada não é das melhores, não temos grandes revistas de música, muito menos bons programas de televisão. Temos pessoas competentes para isso, basta que queiram fazer.

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião, seria um retrocesso não ter mais a MTV. O que eu acho é que, com uma remodulação total, e nos moldes da VH1, a emissora voltaria a ficar atraente.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A programação atual da Mtv pode ser realmente bem fraca, mas ainda prefiro assistir o canal ruim como está agora do que um canal cheio de séries adolescentes como é a MTV americana. A qualidade daqui pode ter caído e o foco ter mudado, mas antes isso do que uma programação parecida com a da mtv usa ou da mtv latina. Concordo que o canal precisa de uma reforma quase que total, mas se depender da viacom, a mtv brasil vai acabar ficando iguais as outras MTVs pelo mundo: 90% series adolescentes.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. eu particularmente acho que comparar a mtv com a vh1 nao tem sentido. a mtv sempre foi um braco da industria fonografica americana e como esta industria morreu, a mtv ira pelo mesmo caminho, e apenas uma questao de tempo. no que se refere ao vh1, este, apesar de excelente, e um canal nostalgico nos moldes do viva da rede globo. o que a kiss fm e para o radio o vh1 e para a televisao, e eu nao vejo problema nenhum nisto...

    ResponderExcluir
  10. Eu não acho que a VH1 seja um canal nostálgico, pelo contrário. Na minha opinião, eles conseguem equilibrar bem o lado clássico com as novidades, que tem bastante espaço na programação.

    ResponderExcluir
  11. MTV = Bomdia & Cia + A Praça é Nossa

    1ª reformulação deveria tirar aquele tanto de viado do elenco da creche. O didi é simplesmente ridículo. E a Mary Moon só não é mais ta-dal por falta de espaço.
    A Titi é gostosa.
    Tiraram o Leo Madeira, que era bom.
    A Marina FINALMENTE saiu. Já era sem tempo! Não sei como ela, com 40 anos, conseguia ficar articulando papo com audiência de 12 a 17 anos.

    ResponderExcluir
  12. Kiss FM tira onda de "clássico" do rock, mas ela não toca clássicos, pois existem clássicos na década de 90, 2000 e 2010 também.

    A Kiss FM só toca retrô. Isso sim! Ela até tenta mudar e abrir a cabeça do pessoal mas a audiência xiita sempre xia ... pra rimar... Hehe

    Se o VH1 e MTV fossem modelos não rentáveis, nada explicaria o vertiginoso crescimento da Mix (rádio) e da Mix (TV), num mundo dominado por Transamérica, Jovem Pan e Viacom (dona da MTV, VH1). É tudo uma questão de interesse, programação e vínculo com dado público. Só isso!

    A MTV gringa só passa seriado de viado e lésbica, sem falar nos de namoro ... tão pastelões quanto o finado Radical Chic, da Rede Globo (Maria Paula, ex-VJ, em 1992 e 1993, lembra?)

    ResponderExcluir
  13. A Marina era gostosa também. Aliás, era não. É. Só não sei por onde ela anda.
    Me amarrava na dela. =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.