As revistas de música mais vendidas na Inglaterra

Matéria do site do The Guardian revela os números de circulação das principais revistas de música inglesas, todas elas referência no assunto. Leia a íntegra aqui.

Os números abaixo referem-se à circulação média mensal - vale mencionar que títulos norte-americanos como Billboard e Rolling Stone não fizeram parte do levantamento:

Mojo - 98.484 exemplares
Q Magazine - 94.811 exemplares
Uncut - 75.518 exemplares
Classic Rock Magazine - 71.242 exemplares
Metal Hammer - 41.777 exemplares
Kerrang! - 41.125 exemplares
NME - 38.486 exemplares


Segundo o Guardian, a Mojo ultrapassou a outrora líder Q, assumindo a ponta. Interessante constatar que ambas são publicadas pela mesma editora, a Bauer. Enquanto a Mojo teve um crescimento de 0,8% em sua circulação nos primeiros seis meses de 2012, a Q caiu 5,4% no mesmo período. A Uncut, terceira colocada, apresentou uma queda de 13,3% no ano, ficando à frente da Classic Rock, cuja circulação aumentou 1,5% nos últimos 12 meses.

Houve uma queda preocupante nas duas principais, e tradicionais, revistas inglesas dedicadas ao heavy metal. A Metal Hammer teve uma diminuição de 16,9% em sua circulação no último ano e 9,2% no primeiro semestre, enquanto a Kerrang! caiu 21,3% no ano e 4,9% nos primeiros seis meses do ano.

A sexagenária NME também teve queda no número de vendas, mais especificamente 20,6% a menos de exemplares se comparada aos números de 2011. Porém, a NME, na contramão da queda na venda da revista física, possui o site de música e cultura pop mais acessado do mundo, superando a marca de 9 milhões de pageviews mensais.

Números interessantes, que mostram como anda o mercado editorial dedicado à música na Inglaterra, terra natal não apenas das principais bandas da história do rock, mas também de um jornalismo musical que influenciou profundamente profissionais dos mais variados países.

Comentários