H.E.A.T.: crítica de Address the Nation (2012)

Address the Nation, terceiro disco da banda sueca H.E.A.T., marca uma mudança importante na carreira do grupo: sai o excelente vocalista Kenny Leckremo e, em seu lugar, surge o desconhecido Erik Grönvall. O novo cantor tem como principal credencial o fato de ter sido o vencedor da versão sueca do popular programa Ídolos.

Essa troca, no entanto, pouco alterou a escalada de qualidade e sucesso que o H.E.A.T. vem demonstrando desde o seu disco de estreia, auto-intitulado, lançado em 2008 - Freedom Rock, de 2010, completa a discografia do conjunto. Address  the Nation é um trabalho forte e empolgante, que ratifica o status do grupo como um dos principais nomes da atual cena hard rock europeia.

Estilisticamente, temos aqui um hard com muitos elementos de AOR, feito sob medida para tocar nas rádios - se elas ainda tocassem esse tipo de música. As composições são sempre marcadas por grandes melodias e refrãos grudentos, e a banda demonstra bom gosto nos arranjos. O timbre de voz de Grönvall lembra uma espécie de Jon Bon Jovi mais jovem, o que faz com que algumas faixas tragam à mente a banda norte-americana. Há ecos também de Europe e Survivor, o que demonstra as claras intenções do H.E.A.T. em trilhar uma sonoridade que bebe na fonte do hard rock produzido na segunda metade da década de 1980, porém com elementos que tornam o seu som atual e não o deixam soar datado e ultrapassado.

Impressiona como as dez faixas de Address the Nation soam como hits, fazendo o álbum parecer uma coletânea de grandes sucessos. Há um claro sabor oitentista, como não poderia deixar de ser, principalmente pelo teclado de Jona Tee, mas a produção é esperta ao não focar exclusivamente nessa estética, trazendo os timbres para a atualidade. 

Quem me conhece sabe que não curto o hard rock mais comercial e farofa que marcou os anos 1980, e sempre deixei isso claro. Porém, algumas bandas como o H.E.A.T. e o Dynasty tem conseguido me cativar por não se prenderem exclusivamente na sonoridade clássico do estilo, levando a sua música além e alcançando ótimos resultados.

Address the Nation é um excelente disco, e está no mesmo nível dos dois lançamentos anteriores do H.E.A.T.. Altamente recomendável para rolar a todo volume em uma festa com alguns amigos e muitas garotas!

Nota: 8,5


Faixas:
  1. Breaking the Silence
  2. Living on the Run
  3. Falling Down
  4. The One and Only
  5. Better Off Alone
  6. In and Out of Trouble
  7. Need Her
  8. Heartbreaker
  9. It’s All About Tonight
  10. Downtown

Comentários