Return to Forever: crítica de The Mothership Returns (2012)

O Return to Forever é um dos mais importantes e influentes nomes do jazz fusion. Formado em Nova York em 1971 pelo tecladista e pianista Chick Corea, sempre girou ao seu redor e ao do baixista Stanley Clarke, fiel escudeiro de Corea em todas as várias encarnações do combo. Uma das mais emblemáticas formações do Return to Forever contava com Chick, Stanley, o guitarrista Al Di Meola e o baterista Lenny White. E foi justamente essa versão que trouxe o grupo de volta, em uma celebrada turnê de reunião realizada em 2008. Porém, Meola saiu fora e jogou o que seria um balde de água fria nos músicos e nos fãs, mas acabou não sendo. Corea chamou para o seu lugar o guitarrista original da banda, Bill Connors, que chegou a ensaiar com o trio restante, mas foi impedido de sair em turnê devido à problemas de saúde. A solução foi encontrada então em Frank Gambale, guitarrista da Elektric Band de Chick. E, para dar um tempero extra, os caras chamaram ninguém mais ninguém menos que Jean-Luc Ponty, um dos maiores violinistas da história, para fazer parte do projeto.

The Mothership Returns é o registro da excursão que o quinteto fez durante 2011. Trata-se de um CD duplo gravado ao vivo, que vem com um DVD extra com material de dar água na boca. O pacote completo está sendo lançado agora no Brasil via ST2 Music.

A adição de Gambale e Ponty deu vida nova aos clássicos do Return to Forever. Músicos experientes e com formação sólida no jazz que são, o quinteto soube explorar com sabedoria as variações possibilitadas pela inclusão de novas peças no tabuleiro, aplicando um xeque-mate em qualquer pessoa que goste de música. As releituras de “Señor Mouse” e “The Shadow of Lo / Sorceress” beiram a perfeição. A banda toca também “Renaissance”, composição de Ponty presente no álbum Aurora (1975), acrescentando ainda mais dramaticidade e uma dose extra de balanço na jogada.

O registro tem apenas nove faixas, mas todas elas trazem todo o esplendor da música instrumental em seu ápice. Chick Corea, Stanley Clarke, Lenny White, Frank Gambale e Jean-Luc Ponty demonstram um entrosamento e uma liberdade instintivos em cima do palco, alcançando resultados que levam o ouvinte à estratosfera. O segundo CD é pródigo nessa sensação, com versões alucinantes de “After the Cosmic Rain” e “The Romantic Warrior”. Mas o ápice ocorre no final, com a dobradinha “Concierto de Aranjuez / Spain” e “School Days”. A primeira é conduzida com maestria por Corea, que prova continuar em forma do alto dos seus 71 anos. Já a segunda, saída diretamente do quarto disco solo de Clarke - também chamado School Days e lançado em 1976 -, é um acachapante funk que desafia qualquer um a ficar parado, e que aqui ficou ainda mais forte que em sua gravação original.

Um fato que chama a atenção em The Mothership Returns é que, em diversos momentos, o jazz fusion do Return to Forever se aproxima sem cerimônias do rock. Seja no peso de algumas passagens, nos arranjos montados pela banda ou na agressividade com que os músicos tocam, tem-se a impressão, em vários trechos, de estarmos ouvindo um disco de prog rock instrumental e não a reunião de alguns dos maiores nomes do jazz, o que só atesta o quão próximos estão os gêneros citados.

O DVD que acompanha o pacote conta com dois documentários - um sobre a turnê e outro sobre a história do Return to Forever - e vídeos de algumas faixas ao vivo. Porém, não contém legendas em português, o que é um pecado.

Poucas vezes nos últimos anos ouvi um álbum ao vivo tão pulsante e intenso como The Mothership Returns. São pouco mais de 110 minutos de uma música estupenda, que cativa de forma profunda e atualiza a obra do Return to Forever, que já era impressionante. A inclusão de Gambale e Ponty foi uma jogada de mestre, dando nova vida e rejuvenescendo um dos catálogos fundamentais do jazz fusion. Só não ganha a nota máxima pela falta de legendas em português, mas isso não diminui o OBRIGATÓRIO em letras garrafais que se faz necessário para classificar The Mothership Returns.

Nota: 9,5 


CD 1
Medieval Overture
Señor Mouse
The Shadow of Lo / Sorceress
Renaissance

CD 2
After the Cosmic Rain
The Romantic Warrior
Concierto de Aranjuez / Spain
School Days
Bayond the Seventh Galaxy

DVD
Return to Forever: Inside the Music (Documentário)
After the Cosmic Rain
The Romantic Warrior
The Story of Return to Forever (Sneak Peek Movie Trailer)
 

Comentários

  1. Sou fanático pelo RETURN TO FOREVER, tenho vários cds originais, bootlegs em áudio e vídeo também.Sou fã e colecionador de JAZZ ROCK / FUSION: MAHAVISHNU, WEATHER REPORT, CHICK COREA ELEKTRIC BAND, THE ELEVENTH HOUSE , entre outras bandas. Esse cd está na minha mira. Quero completar a minha coleção dessa banda FENOMENAL. Em tempo: os brasileiros AIRTO MOREIRA e FLORA PURIM tocaram no RETURN TO FOREVER no início da banda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.