+ David Warren Brubeck (06/12/1920 - 05/12/2012) +

Faleceu hoje o pianista norte-americano Dave Brubeck. Um dos músicos mais importantes e influentes da história do jazz, Brubeck foi um dos responsáveis por popularizar o gênero ao fazer shows e pequenas turnês pelas universidades dos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960.

Gravou um dos discos mais importantes do século XX, Time Out, com o seu Dave Brubeck Quartet, que era completado pelo saxofonista Paul Desmond, o contrabaixista Eugene Wright e o baterista Joe Morello. Time Out foi lançado em 4 de dezembro de 1959 e é um dos álbuns mais conhecidos e vendidos da história do jazz. Está no disco a emblemática “Take Five”, composição mais conhecida de Brubeck e um dos grandes clássicos da música moderna.

Brubeck completaria 92 anos amanhã. O pianista teve seis filhos, sendo que quatro deles seguiram os passos do pai e se tornaram também músicos profissionais.

Dave Brubeck tem uma grande importância na minha vida. Foi através de Time Out que conheci e me apaixonei pelo jazz. O álbum foi o meu ponto de partida no gênero, o marco zero para um mergulho profundo no estilo e que mudou completamente a minha maneira de entender os sons.

Uma perda irreparável para quem gosta de música.

Comentários

  1. Já esperava, afinal ele estava bem velhinho, mas fiquei triste, de verdade. Sou apaixonada por jazz, e o Time Out foi uma das minhas primeiras audições do gênero.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.