Top 2012 Collectors Room: os melhores do ano segundo Nando Machado, do Wikimetal

Nando Machado é apresentador do podcast semanal e um dos responsáveis pelo portal Wikimetal. Em 1983 começou a tocar baixo, a ir em shows e deixou seu cabelo crescer. Entrou para a música ouvindo Beatles por influência dos pais e depois começou com Queen, Kiss, Deep Purple, Black Sabbath, Iron Maiden, Motörhead, Metallica, Slayer, Sepultura e nunca mais parou. Participou ativamente da cena headbnager paulista de 1983 até hoje, e teve o prazer de frequentar lugares lendários como Rock Show, Carbono 14, Praça do Rock, Lira Paulistana, Dama Xoc, Aeroanta, Projeto SP, Black Jack, Rainbow Bar, etc. Tocou baixo e cantou numa banda de metal dos anos 80/90 chamada Exhort, onde lançou dois discos. Trabalha há muitos anos no mercado da música na área de marketing e promoção. Há 2 anos foi convidado por dois grandes amigos de infância, Daniel Dystyler e Rafael Masini, para criar o projeto Wikimetal. 

Tem o sonho de ver o heavy metal no Brasil sendo trabalhado de forma realmente profissional em termos de estrutura para bandas, shows, empresários e mídia especializada, e com o devido espaço e respeito que o estilo merece dentro do mercado da música. 

É com muita alegria que apresentamos a sua lista de melhores do ano abaixo.

Testament – Dark Roots of Earth 

O disco perfeito começa pela capa, e com Dark Roots of Earth esse foi exatamente o caso. Um álbum de thrash metal puro, produzido pelo excelente Andy Sneap (Kreator, Accept, Exodus, Megadeth). O disco também marca a volta de Gene Hoglan para a bateria e mais uma vez se destacam os excelentes solos, riffs e bases de guitarra. Alex Skolnick mostra mais uma vez que é o maior guitarrista da história do thrash, enquanto Eric Peterson também está em plena forma. Fiquei feliz também em poder ouvir o poder da voz de Chuck Billy, que se recuperou de um câncer recentemente e está muito bem. 

Graveyard – Lights Out 

Um disco sensacional do início ao fim. Impressionante a quantidade de bandas fazendo um som bem influenciado pelo Black Sabbath dos anos 70, mas para mim o Graveyard é a melhor de todas. Essa banda sueca já está no terceiro álbum, e esse é o melhor dos seus três trabalhos. O vocal Joakim Nilsson canta muito! Lights Out é sem dúvida um dos melhores discos do ano. 

Serj Tankian – Harakiri 

É um disco sensacional, com ótimas letras e uma excelente produção feita pelo próprio Serj. É o trabalho solo de Serj Tankian mais próximo do som do System of a Down. Esperamos que ele volte em breve ao Brasil. 

Stone Sour – House of Gold & Bones Part 1 

Eu prefiro o Stone Sour ao Slipknot, acho uma banda muito mais legal e original. Nesse disco, Corey Taylor mostra todo o seu talento e maturidade. Ao lado de Rachel Bolan (baixista do Skid Row), compôs excelentes músicas e o melhor trabalho de sua carreira. Ao lado do produtor David Bottrill (Muse, Dream Theater, Tool, Godsmack), o Stone Sour lançou um disco que mescla hard rock, heavy metal, grunge, anos 70, Slipknot e até baladas. É um som moderno e criativo, e mostra o caminho para onde o metal vai no futuro. Que venha a parte 2! 

Lamb of God – Resolution 

Desde que ouvi esse disco pela primeira vez sabia que entraria nessa lista (inclusive eu falo isso no nosso especial do Lamb of God). O show que fizeram em São Paulo foi excelente e a banda realmente está na sua melhor fase. É realmente muito triste o que aconteceu com Randy Blythe esse ano, mal puderam aproveitar a tour desse excelente álbum. Estamos torcendo muito para que essa situação se resolva logo e que a banda volte com tudo depois do julgamento na República Tcheca no início de 2013. Esperamos que Randy não seja vítima de preconceito e que os juízes o absolvam dessa acusação absurda. 

The Cult – Choice of Weapon 

Uma das minhas bandas de rock preferidas, o The Cult lançou discos fantásticos ao longo dos últimos trinta anos. Em Choice of Weapon, Ian Astbury voltou a cantar muito (dizem que está sóbrio novamente), e as guitarras de Billy Duffy estão mais afiadas do que nunca. A banda parece que tem uma formação estável novamente, com destaque para o experiente baterista John Tempesta. Produção do parceiro de longa data do Cult, o grande Bob Rock, e de Chris Goss do Master of Reality (e produtor de excelentes discos do Queens of the Stone Age e do Kyuss). 

Kiss – Monster 

Como é bom ver o Kiss de volta ao som pesado, pra mim o melhor disco desde Revenge. O Kiss acabou de passar pelo Brasil para uma série de três shows e mostrou estar em plena forma. O show deles continua sendo o maior espetáculo da Terra. 

Van Halen – A Different Kind of Truth 

Assim que ouvi pela primeira vez, fiquei feliz em imaginar que dessa vez a volta de David Lee Roth seria pra valer. Apesar de também gostar da fase “pop” com Sammy Hagar nos vocais, o Van Halen pra mim sempre vai ser com Roth no vocal. Infelizmente tiveram que cancelar parte da tour, mas espero que voltem o mais rápido possível e que incluam o Brasil nos futuros shows. Com certeza lotaria um Morumbi, concordam? Outra pena foi Michael Anthony não fazer mais parte da banda, mas temos que admitir que Wolfgang Van Halen aprendeu direitinho. Eddie continua sendo um dos maiores guitarristas do universo! 

Rush – Clockwork Angels 

Rush é Rush. Dessa vez a maior banda do Canadá volta com um disco pesado e produzido pelo experiente Nick Raskulinecz (que já havia trabalhado com a banda no passado em Snakes & Arrows). Além do Rush, Nick já produziu Foo Fighters, Alice in Chains, Trivium, Evanescence, Stone Sour, Deftones, Marilyn Mason, Ministry, Death Angel, Danzig, Velvet Revolver, entre outros. Clockwork Angels é mais uma prova da originalidade do trio canadense, que mostra a cada dia um som diferente e complexo. Difícil escolher quem é o músico que mais brilha no disco, cada um tem seus momentos, mas é realmente impressionante o que esses três caras fazem com seus instrumentos. 

Adrenaline Mob – Omertá 

O primeiro disco da super banda formada por Russell Allen, Mike Orlando, Mike Portnoy e John Moyer não decepciona. Pesado, com excelentes linhas vocais e melodias muito boas. Nós do Wikimetal torcemos para que esse novo projeto de Mike Portnoy venha para ficar. Esperamos um show no Brasil em breve, será sensacional! 


 
Clipe do Ano 
Halestorm - Love Bites (So Do I) 

Quase Ficou Entre os 10 
Andre Matos – The Turn of the Lights 

Esse é com certeza o melhor disco solo do Andre. 2012 foi um ano excelente para o maior vocalista do metal nacional. A turnê To Live Again com o Viper fez muito bem pra ele e ficou claro que Andre está passando por um ótimo momento na carreira. A qualidade da produção e dos músicos são os destaques desse excelente disco. Existe uma variação muito legal de estilos dentro de Turn of the Lights, fica clara a influência de Queen em alguns momentos, mas Andre realmente está fazendo um som original. Heavy Metal puro e sem rótulos! 

Melhor Estreia 
Adrenaline Mob 

Apesar de terem lançado um EP anteriormente, com Omertá a banda mostra que veio pra ficar. 

Retorno do Ano 
Kiss- Monster

Decepção 
Rock of Ages (o filme) 

Melhor Álbum Ao Vivo 
Led Zeppelin - Celebration Day 

10 Melhores Músicas 
Serj Tankian - Harakiri 
Stone Sour - Gone Sovereign 
Graveyard - An Industry of Murder 
Lamb of God - Ghost Walking 
The Cult - Life > Death 
Steve Harris - Karma Killer 
Adrenaline Mob - Undaunted 
Accept - Hung, Drawn and Quartered 
Van Halen - China Town 
Rival Sons - You Want To 

DVD do Ano 
Led Zeppelin - Celebration Day

Melhor Documentário 
George Harrison - Living in the Material World 

Apesar de ter sido lançado lá fora em 2011, eu e a maioria dos brasileiros só assistimos em 2012.

Melhor Livro 
Metallica, A Biografia - Mick Wall 

Melhor Show 
Viper no Via Marquês, em São Paulo 

Pra mim, pessoalmente, ver o triunfo desse projeto que começou "dentro de casa", foi uma grande honra e motivo de muito orgulho. Somos amigos (irmãos) desses caras há muitos anos e sabemos da honestidade e amizade que existe entre eles. Foi um grande desafio pessoal e profissional. Uma tour de reunião que estava prevista para durar 10 shows em 1 mês, acabou virando 28 shows com ingressos esgotados em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo e abertura do Kiss em São Paulo e no Rio. Ver os rostos de alegria de fãs que esperam isso há 22 anos não teve preço. Eu vi adutos chorando de emoção e diferentes gerações vibrando ao som de quase 3 horas de show. O DVD sai em breve, aguardem!!! 

Melhor Capa 
Testament - Dark Roots of Earth 

Mico do Ano 
Metal Open Air

Filme do Ano 
As Aventuras de Pi 

Melhor Rádio / Web Rádio 

Melhores Sites / Blogs Sobre Música

Comentários