As Novas Caras do Metal - Parte 18

O heavy metal não para. Por isso, listamos abaixo mais dez bandas atuais que estão se destacando no cenário com um som interessante e original. Tem pra todos os gostos, tem vários estilos. Um breve resumo do que você vai ouvir apresenta cada grupo, e uma música serve de cartão de visitas para você adentrar o universo de cada banda. Depois, se gostar, é só se aprofundar e ir atrás dos discos.

Com essa edição chegamos a 180 bandas listas na série As Novas Caras do Metal, mostrando que o gênero mais apaixonante que existe segue firme, forte, saudável e respirando a plenos pulmões.



A Pale Horse Named Death

Duo formado em 2010 em Nova York por Sal Abruscato (vocal e guitarra, ex-baterista do Type O Negative) e Matt Brown (guitarra). Completam a formação o guitarrista Eddie Heedles, o baixista Dave Bizzigotti e o baterista Johnny Kelly (também ex-Type O Negative). O som é uma espécie de metal gótico alternativo, com claras influências da banda do finado Peter Steele e também de nomes como Korn e Alice in Chains, tudo bem amarrado em uma sonoridade convincente. O primeiro disco, And Hell Will Follow Me, saiu em 2010, enquanto o segundo, Lay My Soul to Waste, foi lançado no final de maio.

Clique e ouça uma música da banda.



In Vain

Sexteto norueguês formado em 2003, o In Vain faz um som que apresenta elementos de death e black metal, além de características do rock progressivo. Forte presença de melodia, vocais se alternando entre vozes limpas e guturais, trechos mais extremos lado a lado com passagens rapidíssimas. Apenas para efeito de comparação, o In Vain soa como uma espécie de Soilwork temperado por influências de black metal. Já são três discos - The Latter Rain (2007), Mantra (2010) e AEnigma (2013). Recomendamos o mais recente trabalho como porta de entrada.

Clique e ouça uma música da banda.



Pallbearer

Banda norte-americana criada em Little Rock, Arkansas, em 2008. O quarteto lançou o seu primeiro e até agora único disco, Sorrow and Extinction, em 2012. O álbum foi aclamado pela crítica e figurou em diversas listas de melhores do ano. São apenas cinco faixas, todas longas, em um doom tradicional e épico, cheio de bonitas melodias e a sempre presente melancolia. Uma bela estreia de uma banda que promete muito para o futuro.

Clique e ouça uma música da banda.



Heavatar

Banda que une o vocalista Stefan Schmidt (Van Canto) e o baterista Jörg Michael (ex-Stratovarius). Power metal épico com enorme influência de música clássica, com uma sonoridade mais suja que a tradicional “limpeza” do gênero. A proposta é interessante, sempre partindo de uma obra de um compositor clássico - no caso da estreia, Bach, Paganini e Beethoven - e a desenvolvendo com uma roupagem power. Alternativa bastante agradável para a estagnação do estilo. O primeiro disco, Opus I - All My Kingdoms, foi lançado em fevereiro deste ano.

Clique e ouça uma música da banda.



Essence

Banda dinamarquesa formada em 2005. A proposta é, como o nome deixa claro, resgatar a essência do thrash metal. A sonoridade é bastante próximo à do Kreator, transmitindo a sensação de que estamos ouvindo uma versão mais nova do grupo de Mille Petroza. Além disso, há influências de nomes como o Dew-Scented e até mesmo do saudoso Death.

Clique e ouça uma música da banda.



Kruger

Banda suíca formada em Lausanne em 2001, o Kruger tem quatro discos no currículo: Built for Speed (2002), Cattle Truck (2004), Redemption Through Looseness (2007) e For Death, Glory and the End of the World (2010), além do EP 333 (2013). O som se equilibra entre o sludge e o post metal, com influências de Neurosis e Mastodon. Um som bastante segmentado e muito eficiente.

Clique e ouça uma música da banda.



Black Space Riders

Stoner alemão na ativa desde 2008, o Black Space Riders já tem dois discos nas costas: o auto-intitulado debut, lançado em 2010, e Light is the New Black (2012). Como o próprio nome da banda deixa claro, o lado psicodélico é bastante explorado, resultando em um som pesado e sideral. Pra ouvir a todo volume, sentado ao lado de uma caixa com cervejas bem geladas.

Clique e ouça uma música da banda.



Stoned Jesus

Batizada com o polêmico nome de “Jesus Chapado”, essa banda da Ucrânia se equilibra entre o stoner metal, o doom e o sludge. Seus dois discos, First Command (2010) e Seven Thunders Roar (2012), são muito bons e mostram músicas bem construídas e com uma identidade original e cativante. Tipo de som pra pegar a estrada sem rumo e sem pressa pra chegar.

Clique e ouça uma música da banda.



AtomA

Banda sueca de power metal formada em 2011. O que chama a atenção no som é a presença de elementos do prog e do space rock, em uma união que torna tudo muito original e, na maioria das vezes, mais etéreo do que propriamente pesado. O primeiro disco, Skylight, saiu em 2012, e o segundo, intitulado Nova, este ano.

Clique e ouça uma música da banda.



Headspace

Banda inglesa de prog metal formada em 2006 e que conta com Adam Wakeman nos teclados e Damian Wilson (Threshold) nos vocais. O único álbum do grupo foi lançado em 2012 e se chama I Am Anonymous. A música é aquele prog metal clássico e literal, que exemplifica a sua denominação unindo com precisão o heavy metal ao rock progressivo. Quem curte o gênero não tem como não gostar.

Clique e ouça uma música da banda.


Por Ricardo Seelig
Agradecimento especial a Rodrigo Carvalho

Comentários

  1. Ricardo, não sei se apareceu antes mas dê uma divulgada no Nails, meu camarada são uns vinte minutos de som porrada mas muito bom.... boa iniciativa como sempre....

    ResponderExcluir
  2. Amigos,
    muito obrigado pela publicação do A pale horse named death.

    Gosto muito da banda e acho que eles deveriam ter mais divulgação.

    http://www.blabbermouth.net/news.aspx?mode=Article&newsitemID=187901

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Novamente um post sensacional, com ótimas bandas. Quanto ao Essence, o vocal me lembrou um pouco o do Tankard.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, vou procurar pela maioria, Estou precisando mesmo dar uma atualizada no playlist. Grande abç

    ResponderExcluir
  5. Caras, quero recomendar 3 bandas novas pra vocês: Diablo Swing Orchestra, Djerv e Amaranthe. Valeww

    ResponderExcluir
  6. DSW e Amaranthe já tem material publicado em rodo o site, dá uma pesquisada. Em relação ao Djerv, dica anotada. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  7. Posso sugerir? Acabei de descobrir e já tô pasmo!

    Platonick Dive!

    ResponderExcluir
  8. Tenho algumas sugestões pra uma próxima edição:

    Netra (Trip-Hop/Post-Black Metal):https://www.youtube.com/watch?v=UGRLvBNhOEo

    Jesu (post-Metal): https://www.youtube.com/watch?v=pvVQVXDRiDg

    Daughters (grindcore/mathcore/noise rock): https://www.youtube.com/watch?v=cYenAhQb9rc

    Ephel Duath (Jazz/Metal): https://www.youtube.com/watch?v=EX9cgbNMMEo

    Khoma (Post-Metal): https://www.youtube.com/watch?v=7nWu3BDEw-g

    Ninjaspy (Ska/Metal): https://www.youtube.com/watch?v=6iFC9hVhrug

    Vita Imana (Tribal Metal, a única banda com elementos tribais que soa diferente do Sepultura): https://www.youtube.com/watch?v=1lX1kRNcb98

    Yun-Fat (Experimental/Death Metal/Grindcore): https://www.youtube.com/watch?v=Sx_uKTlub3o

    Kellermensch (Post-Metal, basicamente uma mistura de U2 e Anathema):https://www.youtube.com/watch?v=onk8-HaNE24

    Dornenreich (Black Metal/Neo-Folk): https://www.youtube.com/watch?v=83z0V8JN0rM

    Leper (Ska/Black Metal): https://www.youtube.com/watch?v=tMfSKr1cVkY

    Fiddy (Avantgarde-Metal): https://www.youtube.com/watch?v=-Kjp1QtBhMU

    ResponderExcluir
  9. Ei cara tu conhece o Brutal Exuberância daqui de Manaus? Som foda pra caramba!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.