O novo disco do Avenged Sevenfold e a interpretação de texto

Publicamos ontem uma matéria sobre o novo disco da banda norte-americana Avenged Sevenfold e a sua recepção pela crítica brasileira especializada em heavy metal - leia o texto aqui.

Como a maioria dos comentários do post deixa claro que quem leu a matéria não entendeu o que está escrito, vamos explicar: trata-se de uma crítica à forma hipócrita de como o álbum foi recebido pela imprensa brasileira. Aqui no Brasil, tudo que é considerado com uma sonoridade "clássica" é elogiado de forma gratuita e instantânea, e tudo o que é classificado como "moderno" é jogado no lixo por nossos "experts" em som pesado sem pensar duas vezes. Até bem pouco tempo atrás, o Avenged Sevenfold estava no lixo (bem no fundo, por sinal) para essas pessoas. Mas, devido ao fato de o novo álbum do grupo, Hail to the King, possuir uma sonoridade puramente anos 1980 (isso sem falar nas chupações e plágios presentes no disco, que são assunto para outro dia) - ou seja, "clássica" para os nossos "formadores de opinião" -, os mesmos "experts" que detonavam o grupo passaram a elogiá-lo da noite para o dia. O nosso texto fala sobre isso, critica essa postura, essa hipocrisia evidente em relação ao novo álbum da banda. 

Ninguém aqui é fã do Avenged Sevenfold. Acompanhamos a carreira da banda assim como acompanhamos a carreira dos principais nomes da música mundial, grupo do qual o Avenfed Sevenfold faz parte - vide a primeira posição na Billboard que Hail to the King tomou de assalto. Ninguém está mandando você gostar ou não do álbum, estamos apenas criticando, e de forma firme e clara, como sempre fazemos, algo que achamos curioso, hipócrita e incorreto - para não falar quase non sense.

A interpretação de texto é um problema não só da geração internet, como ficou claro nos comentários do referido post.

No mais, um forte abraço para todos.

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Ricardo, muita gente ENTENDEU o post, o problema é que a forma com a qual você mostrou indignação com outros veículos digamos, conservadores, acabou por jogar sua argumentação por água abaixo, pois suas críticas, até mesmo infantis, o fez tão radical quanto as pessoas que você critica e combate com sabedoria, na maioria das vezes.

    Reafirmo, sou muito fã do seu blog, mas não subestime seus leitores.

    ResponderExcluir
  2. Reafirmando sua profunda dificuldade em aceitar ser contrariado, nossa discordância á sua maneira ditatorial e impositiva de tratar a opinião alheia agora foi reduzida á problemas de interpretação. Ou seja, já que discordamos de sua opinião, é óbvio que não a compreendemos! No mais é isso, continue nos divertindo com seus posts. Eu,não perco um! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Primeiro um post de mimimi e agora um outro dizendo que os leitores são analfabetos funcionais. Tá indo bem, hein?

    Já fui leitor assíduo do site. Hoje, tanto pela nova linha editorial - mais voltado pro metal - quanto pelos mimimis frequentes tenho acompanhado menos.

    Em primeiro lugar, não entendo como os veículos de crítica mudarem de opinião pode ser algo necessariamente ruim. Só porque preferem uma sonoridade mais antiga? Oras, é a linha editorial deles. Criticável, sim, mas não desse jeito.

    Uma crítica é tão boa quanto os argumentos que a sustentam. Se os outros sites fizerem críticas ruins, basta fazer a própria. Seu público prefere as do Collector's por causa disso, da QUALIDADE delas. Ficar fazendo esses posts cheios de mimimi não agregam nada.

    Digo mais: o Collector's Room NÃO PRECISA ficar fazendo isso. As reviews são boas. Nós conhecemos o gosto de quem escreve e, com base nele, podemos fazer nosso próprio filtro. Não precisamos de post explicativo sobre o quão "hipócrita" ou "retrógrada" é a mídia convenciona. Isso soa adolescente da parte desse site, inclusive.

    Por último, fazer um post EXPLICANDO o mimimi e com um título que questiona a inteligência dos próprios leitores é um tiro no pé inacreditável. Vi os outros comentários e não acredito que tenham errado o ponto. Acredito que o editor esperava ser aplaudido de pé e não foi, e agora busca uma solução favorável - duh - AGREDINDO aqueles que discordaram do texto. Como se concordar com ele fosse CERTO e discordar fosse ERRADO. O mimimi original já foi complicado, esse então, foi deprimente. Triste.

    Enfim, espero que tenham mais tato e lidem melhor com discordâncias no futuro, pois vocês são bons e não precisam de posts adolescentes e autoafirmativos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Com essa premissa, todos que leram seu post e não concordaram estão e/ou são burros?
    Está chamando seus leitores de idiotas?

    Pelos comentários, que não foram poucos, não há de se avaliar o que escreveu? É necessário um outro post, pra afirmar que estava certo, e quem for contrário está errado? Existe então uma verdade absoluta?
    Vi muitos comentários, de pessoas que estão longe de ser do estereótipo criticado no texto.
    E nós já estamos cansados disso. O site é de música, não uma trincheira contra Kiko Loureiros, Bruno Sutters e revistas especializadas. Já deu. Parece mágoa de ex-namorada! O mesmo aconteceu quando o QOTSA lançou o disco, a emocão passou pela razão no review.
    Eu entendi o seu texto. Eu nem gostei tanto do albúm assim, e concordo com muitos pontos.
    Mas esse post passado....
    Não subestime seu público.

    O julgamento do público não é um problema só da geração ditatorial de 64, como ficou claro no texto do referido post.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ou seja, não discordem da opinião do autor gente.

    ResponderExcluir
  7. Isso mesmo, caros leitores! Por mais que nosso ilustríssimo ditador das notas musicais se regojize do quorum que estamos dando a ele, comentemos, mais e mais, e não nos calemos diante de sua ultrajante arrogância contra aqueles que são, na verdade, os responsáveis pelo se êxito. Nós, leitores.

    ResponderExcluir
  8. Eu não gostei da postura, do tom do Ricardo no post anterior, mas realmente MUITOS parecem não ter entendido a sua posição quanto ao álbum e à reação da mídia nacional, ou mesmo nem ter lido todo o texto.

    ResponderExcluir
  9. Entendemos, claro que entendemos. Nós temos de adorar tudo o que ele entende por muderno, hypercool e antenado, sob pena de sermos rotulados como reacionários, e execrar tudo aquilo que ele não gosta, essas coisas blasé, demodé, que nem tipo assim tal e qual eighties metal. O problema não é a de que o cara gosta, mas sua implicância com nosso direito de desgostarmos. Voltaire já dizia, amigos!

    ResponderExcluir
  10. Tambem entendi a sua intenção com relação o texto , respeito a sua opinião , cada um tem a sua , não sou ''metaleiro'' , mas um fã da boa música principalmente.


    OBS : Que a mìdia hoje em dia é fraca isso não resta dúvidas.....

    ResponderExcluir
  11. Não dá pra desprezar a inteligência do público, ainda mais quando o mesmo já é submetido a um filtro natural até chagar à Collectors Room. Eu realmente senti um entendimento geral com relação ao post anterior. Mais uma vez, vale a reflexão.

    ResponderExcluir
  12. Ricardo, acompanho seu blog há quase dois anos. Sempre gostei da sua visão sobre música, me identificava com muitos dos seus textos, tanto é que por gostar dos seus textos, conheci o site e passei a frequenta-lo. Frenquento por amar música e por ser uma ferramenta importantíssima pra que eu conheça novos sons. Até os seus leitores são importantes pra mim, o Yo por exemplo, sempre sugere coisa legal. Enfim, há tempos tive a impressão de que vc é um cara muito soberbo, com uma arrogância típica de pessoas que entendem de música e se julgam superiores. Cara, não me leve a mal, mas tente reconhecer que vc é visto assim por muitos e acho que isso não é legal.

    ResponderExcluir
  13. Abandonemos o baaaaaarco! Quer dizer, o bloooooog! Sério, devemos entrar aqui só pra fiscalizar esta pessoa que se acha hors concours da cultura, e para refrearmos sua arrogância. Veio em boa hora o post do Avenged, para desmascarar a crítica da crítica musical brasileira.

    ResponderExcluir
  14. A Collectors Room é, sempre foi e sempre será um blog/site baseado e construído a partir da opinião pessoal dos seus colaboradores. Quem não concorda com essa postura, ou acha que não devemos seguir assim, tem uma escolha bastante fácil para tomar: basta não acessar mais o site.

    ResponderExcluir
  15. Bem, senhores, é isso. Agora fomos exilados oficialmente, condenados ao degredo! Alguém aí lembrou de uma época aqui do Brasilzinho em que pensar diferente era punível de igual maneira? Abraços a todos que se manifestaram, irritamos Castro!

    ResponderExcluir
  16. O problema não é a opinião, é a sua postura, Ricardo.
    Primeiro no post que gerou a discussão, depois neste, e agora responde dessa forma...
    Poxa, não ache que todo mundo aqui é burro. O que custa se retratar? Vc é crítico e não aceita críticas?!
    Nem todo mundo pegou pesado com vc, tem comentários super respeitosos e vc age assim...

    ResponderExcluir
  17. Quem diria que por trás de todo o avant- garde desta página, havia um troo escondido! Digo isso, porque o troo não é só aquele apegado as raízes do metal, que se veste de viking sob o sol tropical, mas todo aquele que se atém ao erro só porque é seu o direito de errar. Quanto desrespeito, expulsar quem há tantos anos prestigia se trabalho porque lhe criticou uma pisada na bola. Lamantável.

    ResponderExcluir
  18. Concordo com os comentários quando afirmam haver sido utilizada uma linguagem desnecessária e excessivamente agressiva, tanto no primeiro quanto no segundo post, não obstante o ponto de vista do Ricardo esteja devidamente fundamentado, concordemos ou não com ele.
    Porém, a ideia central do primeiro post, veiculada de um modo um tanto quanto irônico, pareceu-me perfeitamente compreensível, concordemos ou não com ela: o Ricardo criticou a postura (na opinião dele) retrógrada da mídia tupiniquim especializada quanto a novas sonoridades dentro do universo rock/metal, usando o A7X como exemplo. Não me pareceu que renegasse o heavy metal oitentista ou seus admiradores, e isso fica claro para qualquer um que, como eu, acompanhe com frequência o blog, bastando ler a lista de melhores álbuns de HM de todos os tempos (http://www.collectorsroom.com.br/2013/04/top-collectors-room-os-100-melhores_17.html), onde a grande maioria dos elencados pelo Ricardo é da década de 80.
    Vale a reflexão acerca de determinadas posturas demasiadamente conservadoras da crítica especializada em rock/metal, tenham ou não a ver com o A7X.
    Vale, outrossim, uma reflexão pelo Ricardo sobre o “excesso de linguagem” comumente utilizado em postagens sobre temas polêmicos, especialmente quando veiculam críticas a nós leitores ou a determinados segmentos da mídia musical especializada.

    ResponderExcluir
  19. Reiterando o que o Arthur disse, muita gente está divergindo de uma opinião emitida, o que é natural, entretanto a postura e a forma com que essa opinião foi colocada é o que tem gerado reações negativas.

    A discussão faz parte de uma sociedade sadia, o que me admira é a sua reação desproporcional Ricardo, já no post que originou isso, mostrou destempero e certa falta de maturidade, quando não assimilou as críticas, muitas vezes construtivas, fez outro post, alegando que os leitores não entenderam o conteúdo, mostrando mais uma vez uma atitude desproporcional ao nível dos comentários.

    A questão é que a postura e o tom de suas criticas não condizem com a qualidade e o nível de maturidade do blog que você criou.

    No mais, qual problema em admitir que não foi 100% feliz nas declarações?

    Outra dúvida, se veiculo x ou y possuí uma postura que não lhe agrada, qual a vantagem de ataca-lo?

    Tem público para tudo, cada um com seu espaço.

    ResponderExcluir
  20. O nível dos comentários mostra que os leitores são, de fato,intelectualmente preparados. seria mais uma razão para lamentar sua ausência, e não uma justificativa para seu banimento.

    ResponderExcluir
  21. Bom, amigos leitores, se não bastasse nos chamar de idiotas, agora o autor-absoluto, cordialmente pediu para nos retirarmos, afinal ainda não é possível pedir a cabeça por contrariar um blogueiro.
    E o pior, é que nem gosto de Avenged e detesto ainda mais esse metal farofa que a mídia especializada não cansa.
    Se ignorar defesas cegas, só vi críticas construtivas em ambos os posts, quem tá aqui só pediu reflexão. Só isso.
    Mas agora, serei apenas um view a menos.

    ResponderExcluir
  22. Que todos se retirem, agora que conheceram o verdadeiro teor reacionário e rançoso deste blog. Se esta é a crítica de alto nível, em contraposição àquela que foi detratada no primeiro post, puxa vida. Acabou se igualando à mesma e perdendo a razão. Vamos fechar o boteco de vez, e levar nosso amor e á música para outro lugar, no qual se possa conversar sem o Big Brother por perto e sem o medo da diversidade.

    ResponderExcluir
  23. Polêmica desnecessária, assim como os dois textos escritos. No primeiro, por CRAVAR que o Hail to the King é uma grande porcaria, que é o que foi escrito na crítica daqui do blog e fim. No segundo (no caso, este), por questionar a inteligência de seus leitores e subestimá-los por discordar de suas opiniões. Acho que está faltando um pouco de respeito aos gostos e pensamentos dos demais, coisa que já vi sendo pregada em alguns artigos por aqui, mas na prática, claro, é totalmente diferente.

    Creio que a maior parte compreendeu a crítica presente no primeiro texto, já que não é a primeira vez que você demonstra seu desafeto pela atual mídia musical "especializada" brasileira (aliás, acho que já é hora de virar a página, hein? Tá praticamente um butthurt de tanto que esse assunto retorna a pauta). O problema mesmo foi o final que contradisse tudo o que foi escrito anteriormente. Só por que o Avenged Sevenfold tomou uma postura diferente do visto anteriormente, automaticamente se tornou uma porcaria? É a mesma postura tomada pelos "radicais", que antes os viam como porcarias justamente pelas diferenças.

    Sou fã do A7X desde 2006. Já ouvi a discografia toda dos caras, e acompanhei o lançamento do autoentitulado, do Nightmare e do Hail to the King. Sempre gostei do som apresentado e das diferenças em relação às outras bandas de Metal, mas, acredite ou não, gostei e muito do novo álbum. Achei extremamente válida a mudança para um som mais direto (e que, ao contrário do que foi dito, não abandona elementos anteriores), isso revigorou a imagem dos caras, que, apesar dos 3 ótimos CDs anteriores, estava um pouco desgastada (ao menos pra mim) pela repetição da mesma fórmula. Novamente: curto o grupo, mas já estava um pouco cansado daquele som. Então, o Hail to the King caiu como uma luva. E não sou o único com esta opinião: tanto fãs quanto a mídia (internacional) aclamaram o registro. Sendo assim, acredito que não seja apenas coisa da mídia brasileira... O que nos traz de volta a questão ao respeito (ou falta de) para com os gostos e pensamentos dos demais. Hora de refletir um pouco sobre tal questão.

    ResponderExcluir
  24. Cuidado com o que diz, Marcus Vinicius. Pelo baixo nível recém desmascarado do autor desse blog, ele pode citar Régis Tadeu, dizendo que "todo fã é idiota".

    Aliás, a sua tão amada Metal Hammer, Ricardo, deu nota 9 para o Hail to The King. Tudo bem que é questão de opinião, mas só por que eles deram nota alta ao álbum tu dirá que eles também são daqueles com ideias voltadas apenas ao "old school metal"? Sabemos que os que trabalham na Metal Hammer inglesa são tudo, menos mente fechada.

    Aceite que você destratou seus leitores de maneira desnecessária. Cheguei a sentir vergonha de perceber que era um leitor da Collector's Room quando li esse post. O jeito é conversar sobre música com poucos e bons, nos bares e em fóruns.

    ResponderExcluir
  25. É o fim da picada isso.
    o cara escreve um post com uma redação que não passaria nem na provinha da sexta série, um mimimi sem pé nem cabeça, e depois vem falar de má interpretação dos leitores
    Como disse o Caetano
    Como você é burro. Que coisa absurda...isso aí que você disse é tudo burrice.
    hahahahahahahha

    ResponderExcluir
  26. eu achei perfeito o seu comentario de ontem e hj veio esse pra ratificar pra quem nao entendeu a sua mensagem.
    concordo plenamente com ela, tanto os formadores de opiniao assim como escuta esta num nivel de chatice insuportavel na sua maioria, salvo raras exceções.
    acorda povo roqueiro!!! metallica, iron maiden, etc sao bandas legais, mas tem uma hora que satura ficar decadas escutando sad but true, number of the beast e coisas do genero.

    ResponderExcluir
  27. Para descontrair:

    http://www.metalsucks.net/2013/09/09/machine-heads-robb-flynn-congratulates-avenged-sevenfold-on-the-success-of-their-covers-album/

    ResponderExcluir
  28. Não duvidem se amanhã aparecer outra matéria dizendo: ninguém entendeu nada sobre a matéria que dizia que ninguem tinha entendido nada na primeira matéria.

    ResponderExcluir
  29. Não sei não, mas acho que devemos pedir asilo em outro blog, já que castro no expulsou devido às nossas ideias revolucionárias. Alguns , ou vááários leitores a menos depois....
    Pouquíssimas vezes presenciei tanto desrespeito e tanta deselegância com os leitores, em qualquer veículo. è, amigos, esses são nossos formadores de opinião. Já que o blog é só dele, para que publicar? Escreva um diário secreto! No qual suas opiniões não serão contestadas. Cresça e apareça rapá!

    ResponderExcluir
  30. Ao meu ver, eu entendi perfeitamente o último texto. Entendi a crítica sim, e não acho errado ou certo gostar de A ou B. Acho muito bacana quando o blog fala do Jorge Ben Jor e um lixo quando fala do Justin Timberlake, mas isso é diversidade e gosto, e isso para mim é uma ponto muito positivo do blog, um diferencial. O que pega é se achar o certo e os outros errados, querer crucificar a mídia nacional, sendo que essa, como disse anteriormente não deve em nada a gringa, isso é apenas uma opinião pessoal do Sr. Ricardo, não a verdade. Como eu disse, quando saiu o Ghost na capa da Roadie Crew, houve um post aqui se retratando??? Não, mas quando saiu um elogio aos sons antigos, vem muitas críticas e pedras. Eu não entendo o porquê dessa "cruzada" contra a mídia nacional. Muitas vezes essa postura arrogante demonstra que somente o blog tem a razão e todos devem seguir sua opiniões. Se o sujeito quer viver como nos anos 80 é um problema dele e isso não é demérito nenhum, da mesma maneira que se quer ouvir grind e pop, opção de cara um, mas isso não os fazem nem mais nem menos.
    Então, continue com o bom trabalha, mas sem essas críticas babacas e birras de criancinha.

    ResponderExcluir
  31. Não tinha visto o post do Ricardo, infelizmente essa atitude autoritária vai contra o que o mesmo tenta pregar. Uma pena mesmo tratar os leitores dessa maneira, mas muitas vezes isso demonstra o real caráter das pessoas.

    ResponderExcluir
  32. Todos perceberam que caiu a máscara. Que ótimo, pois há muito tempo presencio aqui indelicadezas que me incomodam profundamente , sob a égide da elitização intelectual. Nada mais Z há do que a classe A.

    ResponderExcluir
  33. O que eu vi ao decorrer dos dois artigos foi um cara se dando muito mal e passando vergonha por tentar transformar sua opinião pessoal e achismo em fatos. E o pior: tentar empurrar isso goela abaixo dos leitores a todo custo.

    Espero que o Ricardo aprenda depois dessa e não subestime em outra oportunidade seu público.

    Apesar que, a julgar pelo teor de suas mensagens, seria mais preferível fechar o blog, banir os leitores que comentam ou usar de qualquer outra atitude de punição do que descer desse pedestal de prepotência e se retratar em público com os colegas. Espero que eu esteja errado.

    ResponderExcluir
  34. Olá "Sabe Tudo",
    Se tem alguém que não entendeu alguma coisa foi você, ou seja,com este texto você comprova a sua Arrogância e falta de Humildade.
    Agora, se não entendeu novamente poderíamos desenhar, mas como fomos praticamente expulsos do Blog, o melhor que temos que fazer é nos calar e parar de dar "audiência" para este Senhor.
    Abraços a todos e tchau!!

    ResponderExcluir
  35. Sinceramente, eu pensei que o Ricardo fosse se retratar, ou no mínimo desfazer o mal entendido com seus leitores.
    Caros colegas, sugiram bons sites!

    ResponderExcluir
  36. Por favor, galera, aqueles que foram ofendidos, retirem-se do blog, vamos fazer campanha para fechar esta espelunca, que de ignorantes o Brasil já se encontra repleto, mais um não é necessário! Que este seja nosso último acesso, e que este reduto de má educação e pedantismo feche as portas. Já que o blog é dele, que somente ele o frequente.

    ResponderExcluir
  37. Alexandre Tedesco, Concordo plenamente com a campanha, este foi meu último acesso,fui!!

    ResponderExcluir
  38. Música além do óbvio? Vejo totalmente o contrário, a mesmice de alguém que não gosta de críticas.

    ResponderExcluir
  39. Ricardo... vou te dar minha opinião sincera... vc não precisa disso. Seu talento como crítico é inquestionável e você sempre procura ampliar seus horizontes musicais. A mídia está cheia de vícios, mas são opiniões. Sempre gostei do Avenged Sevenfold, mas confesso que o último álbum me agradou bastante. Só que as divergências de opiniões, inclusive com certas incoerências entre A e B sempre existiram e existirão eternamente. Não entre nesse mundo no qual você indiretamente passa mais um ressentimento do que uma real expressão ideológica. Só acho isso. No mais manda ver!

    ResponderExcluir
  40. Só li agora... É o tipo do post "Apaga tudo e vamos pra próxima"... rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.