O que as listas de melhores discos do ano nos ensinam?

Eu adoro listas. Vocês já devem ter percebido, devido a grande quantidade de listas de melhores do ano que estamos publicando nas últimas semanas. É divertido fazê-las. Acredito que todo colecionador tenha esse prazer. E é sempre uma curiosidade ler as listas elaboradas por outras pessoas e publicações. Mas o mais legal de tudo isso é aprender com as listas que chegam até nós. É para isso que elas servem.

É virtualmente impossível ouvir todos os álbuns lançados em um ano. Há a falta de tempo. Há o gosto pessoal, que sempre nos faz priorizar determinados títulos. Há a acomodação, que muitas vezes faz com que não saiamos de nossas zonas de conforto. São inúmeros fatores, incluindo aí a desinformação sobre tal banda, sobre tal disco, que nem sabíamos que existia.

Por isso, faço o seguinte: em cada lista que leio, ao invés de perder meu tempo discutindo infantilmente porque um título entrou e outro não, vou atrás dos que não ouvi e estão ali e, por alguma razão, chamaram a minha atenção. E essa atitude sempre gera ótimos frutos.

A colheita atual tem sido farta. Não tinha escutado o último do Vampire Weekend, Modern Vampires of the City, e ele não tem saído dos meus ouvidos nos últimos dias. Nunca tive interesse pela banda, e o que me levou a esse álbum em especial foi o fato de ele ter sido eleito o melhor do ano pela Rolling Stone. Percebo uma ligação entre os vampiros e o clássico Pet Sounds, dos Beach Boys. Está ali o pop barroco, com suas belas melodias e arranjos cheios de detalhes. O disco do Vampire Weekend é muito bonito, e realmente merece todos os elogios que recebeu durante todo o ano.

O álbum de estreia da adolescente neo-zelandesa Lorde é outro que fui ouvir somente agora. Pure Heroine surpreende por ter sido gravado por uma garota com apenas 17 anos de idade. É um pop muito bem feito, com um toque de refinamento e muito bom gosto. Uma espécie de Lana Del Rey sem grife e sem o exagero. Fui escutar o Arctic Monkeys também, mas achei só legalzinho. O mesmo vale para Muchacho, do Phosphorescent, eleito pela Paste o melhor do ano. É um trabalho bonito, na linha do Iron & Wine, porém sua audição é um tanto cansativa e arrastada.

Uma das grandes novidades foi o a estreia auto-intitulada do The Temperance Movement, que a revista inglesa Classic Rock cravou em seu top 3 de 2013. Hard rock dos bons, muito influenciado por AC/DC e outras bandas legais como Faces e Black Crowes. Um álbum sólido, que não foi mencionado por nenhuma publicação ou site brasileiro - sempre mais preocupados, em sua maioria, a dar mais destaque às mesmas bandas de sempre do que a abrir os ouvidos para o que está acontecendo agora -, e que passaria batido pelos meus dias se não tivesse sido mencionado pela Classic Rock.

Teremos mais listas nós próximos dias. E elas serão novos guias para descobrirmos mais música de qualidade, que, por algum motivo, ainda não tivemos tempo de ouvir. Que as suas colheitas sejam tão gratificantes quanto está sendo a minha.

Viva a música, sempre!

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Sem essa de eu dar uma de puxa-saco mas pior que estás certo nas tuas colocações ai no texto, pra isso servem as listas mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que as listas são boas pra registrar a música no tempo e servirem de guia, seja no passado, presente ou futuro. Mas são feitas pela mídia. O bom são as listas feitas pelas audiências ou pelos blogs na net.

    Já as premiações, com os grandes orçamentos da indústria, apontam sempre para o futuro e pros artistas que a indústria vai tirar grana do bolso pra mantê-los ou colocá-los no topo. Tem muito prêmio que é meritocracia mesmo, mas outros são puro jabá.

    Baixei duas listas completas e tem muita coisa que eu realmente não saberia não fosse uma lista.

    Vampire Weekend só gostei da faixa "Diane Young".
    Courtney Love, desde o começo do ano, vende o VW e QOTSA como os melhores discos do ano, em roc.
    Lorde eu só ouvi "Royals" mesmo. Bem legal o clipe e canção. Mina deliciosa também.
    Phosphorescent é bem feito e bonito. Só escutei pelo Fábio RT ter indicado, muito mais do que as listas.

    Ainda faltam Kerrang!, Mixmag, Record Collector, Metal Hammer, Clash, Vox, Melody Maker, Select, Sounds, The Face, The Word, Village Voice

    Mas, realmente, o Collectors é o site da net que mais celebra as listas e o HIGH FIDELITY.

    ResponderExcluir
  3. Listas são interessantes sim. Este ano eu escutei 360 discos, ainda falta 51 para terminar tudo que quero ouvir, hoje minha lista de melhores seria a seguinte: Obs.: Não consegui fazer uma lista só com 10.

    01 - Hell(Curse And Chapter)
    02 - Black Sabbath(13)
    03 - Anciients(Heart of Oak)
    04 - Trivium(Vengeance Falls)
    05 - Volbeat(Outlaw Gentlemen & Shady Ladies)
    06 - Keep Rockin(Into the Unknown)
    07 - Michael Schenker(Bridge The Gap)
    08 - Carcass(Surgical Steel)
    09 - The Lone Crows(The Lone Crows)
    10 - Kadavar(Abra Kadavar)
    11 - Alice In Chains(The Devil Put Dinosaurs Here)
    12 - Black Succubi(Eye Of The Beholder)
    13 - Gene Warner(Realms of Ruin)
    14- Suns Of Stone(Suns Of Stone)
    15 - Whiskey Six(American Grit)
    16 - Kill Devil Hill(Revolution Rise)
    17 - Thousand Oxen Fury(Path of the Warrior)
    18 - U.D.O.(Steelhammer)
    19 - Fates Warning(Darkness In A Different Light)
    20 - Amon Amarth(Deceiver of The Gods)

    ResponderExcluir
  4. Bela lista, rapaz. Continue sempre no bom caminho ... Rs

    ResponderExcluir
  5. Porque a sua lista é legal e estou de bom humor. Quer u, Grrrr?

    ResponderExcluir
  6. Tá certo Cadão. Mande um E-mail para numb.rock1@gmail.com para continuarmos esta conversa.

    ResponderExcluir
  7. Neste artigo, o cara da Folha fala da NME e de como ela colabora pra destruir a música atual, assim como já editaram texto aqui falando nesses termos sobre a Rock Brigade.

    14/09/2013 - 06h00
    O papel do rock

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/alvaropereirajunior/2013/09/1342108-o-papel-do-rock.shtml

    ResponderExcluir
  8. @Numb

    Sua lista é ótima.
    Meus parabéns pela listagem e obrigado por ter compartilhando. Já tomei nota aqui.

    ResponderExcluir
  9. Que legal que gostou Yo, se tiver algum disco em minha lista que você não tenhas mande um e-mail para numb.rock1@gmail.com que te mando, numa boa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.