Os 20 melhores discos de 2013 segundo a Uncut

Após mais de duas décadas de silêncio, era certo que o retorno do My Bloody Valentine não passaria batido nas listas de melhores de 2013. E não passou, já que a Uncut, uma das mais respeitadas publicações musicais do planeta, elegeu o novo disco do grupo como o melhor do ano.

Entre os vinte mais, destaque para nomes esperados como David Bowie, Daft Punk, Arctic Monkeys e Vampire Weekend, além de boas surpresas como o Endless Boogie. E aos desavisados: não, não tem heavy metal porque não se trata de uma publicação dedicada ao gênero.

Abaixo, os 20 melhores discos de 2013 segundo a Uncut:

1 My Bloody Valentine - m b v
2 David Bowie - The Next Day
3 Nick Cave and The Bad Seeds - Push the Sky Away
4 John Grant - Pale Green Shots
5 Laura Marling - Once I Was an Eagle
6 Roy Harper - Man and Myth
7 Bill Callahan - Dream River
8 Kurt Vile - Wakin on a Pretty Daze
9 Arctic Monkeys - AM
10 Boards of Canada - Tomorrow’s Harvest
11 Matthew E. White - Outer Face
12 Prefab Sprout - Crimson/Red
13 Daft Punk - Random Access Memories
14 The National - Trouble Will Find Me
15 Julie Holter - Loud City Song
16 Thee Oh Sees - Floating Coffin
17 Kanye West - Yeezus
18 Parquet Courts - Tally All the Things That You Broke
19 Endless Boogie - Long Island
20 Vampire Weekend - Modern Vampires of the City


Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. "E aos desavisados: não, não tem heavy metal porque não se trata de uma publicação dedicada ao gênero". Boa. Infelizmente é preciso ficar repetindo isso pra quem acha que o Metal precisa estar em tudo. E pouco adianta.

    Estou escutando o novo álbum de Vampire Weekend e ainda na dúvida sobre o quanto vou gostar. Gosto muito do primeiro.

    A propósito, o nome da revista me incomoda. :-\

    ResponderExcluir
  2. A volta do My Blood Valentine é tão importante pro alterno, quanto o Black Sabbath no metal. Mas dar nº1 pra eles é mero prêmio de consolação, tipo David Bowie e Paul Mccartney que todo mundo acha que o peidinho deles e a meleca do nariz deles é genial. No Brasil, isso acontece com o Caetano.

    Olha que vanguarda e genial a queda perfomática do Caetano.

    http://www.youtube.com/watch?v=NOFkeCegtC8

    Porra, joga um nº1 pro Kanye West que fez um disco totalmente anti-zona-de-conforto elogiado até pelo Trent Reznor (NIN).

    Gosteis os Pixies e My Blood Valetine voltando, mas os discos novos são sofríveis.

    Black Sabbath fez mais do mesmo, mas o disco é ótimo.

    Dessa galera das antigas, o Black Sabbath é dos poucos nas listas que REALMENTE fez um trabalho bom e não se enquadra em prêmio de consolação.

    ResponderExcluir
  3. Yo
    Adoro seus comentários !!!! mas não concordo em relação ao Bowie !!!
    Achei o disco ótimo !!!!
    Abração !!!!

    ResponderExcluir
  4. " E aos desavisados: não, não tem heavy metal porque não se trata de uma publicação dedicada ao gênero."

    Hehehe... heavy metal praticamente só aparece em listas especializadas, onde todos os componentes da lista são bandas de metal.

    Aparentemente sou o único incomodado com isso. A mensagem que fica é que, fora os aficionados, num aspecto geral da música, é um gênero menor, sem relevância, sem importância, que pra ter espaço, só em veículos que tratam exclusivamente de metal. Parece que tem que ter o gueto do Heavy Metal, separado dos outros kkkk

    Bizarro.

    ResponderExcluir
  5. Eu tb gostei do disco do Bowie. E curti o Paul tb, que ouvi o fim de semana inteiro.

    ResponderExcluir
  6. Alípio.

    Concordo com você, mas acho que parte disso vem da própria postura de boa parte das bandas e do público fã de metal.

    Tirando exceções, os headbangears avaliam "o metal pelo metal", no sentido de valorizar mais os elementos estéticos do estilo, do que a proposta artística das bandas. Isso inevitavelmente leva a uma estagnação de algumas vertentes do estilo (Thrash Metal), que só vão atrair mesmo os aficionados.

    ResponderExcluir
  7. Completando o comentário do Buscariolli... várias destas listas tentam se focar em artistas que tentam alguma inovação... e aparecem discos de metal sim...um bom exemplo é o Deafheaven - Sunbather que está aparecendo em várias listas de rock e música em geral... outro exemplo recente foi o Cult of Luna....
    Eu adoro a onda Stoner, Doom...mas é óbvio que dificilmente estes discos vão aparecer em listas mais gerais...pois se tratam de discos mais de nicho...muitos deles excelentes...mas são mais uma reciclagem de ideias do passado (nada contra...pois se a música cai bem no ouvido...por mim ótimo)

    ResponderExcluir
  8. Fábio,
    eu piro é com a galera do collectors. Ricardo ajuntou uma galera muito alto nível. Todo dia eu aprendo alguma coisa aqui e fico IMPRESSIONADO como nego coloca a sua opinião e respeita os outros, pois ora concordamos, ora discordamos.

    Ow, só abrindo o ponto: galera, quando falo criticando os prêmios de consolação dos dinossauros é mais em vista dos editores e dos jabás e festinhas que eles recebem tickets de graça ... daí, publicam coisas em postos que nem os artistas esperavam (ou merecem).

    Tipo o caso do MBV aí. No mais, se tu gostou de David Bowie ou Paul Mccartney, vai na fé! Eu tb curto os caras. Só estou falando da cultura do puxa-saquismo e do jabá nas listas mesmo.

    Mas é isso aê: tem que falar o que pensa, tomando cuidado que, uma coisa é o artista, outra mídia musical e outra os brothers aqui. A gente vai trocando ideia na moral, de leve ... concordando e discordando mesmo. Isso que é o legal.

    ResponderExcluir
  9. Andei vendo muitas listas e estou impressionado (de forma negativa), pois até agora não vi o álbum do Alter Bridge, o "Fortress" em nenhuma das listas exibidas até o momento.
    Eu achei esse disco lindo e impressionante, é uma pena que não teve o reconhecimento que merece.

    Um Abraço para todos da CR!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.