1984: três décadas de um ano mágico

Se realizarmos uma pesquisa com os fãs de rock e heavy metal sobre quais anos foram os melhores anos para ambos os gêneros, uma grande parte vai responder que a década de 80 foi a década mágica. Claro que também concordo com tal afirmação, afinal, muitos discos clássicos foram concebidos nessa década.

Cada um pode ter uma opinião diferente, mas, alguns anos daquela época em especial foram superiores aos outros em termos de lançamentos. Claro que jamais chegaremos a um consenso comum sobre qual foi o melhor ano. Em minha opinião, 1984 foi um dos mais especiais, já que uma enxurrada de lançamentos sensacionais foram concebidos esse ano. 1984 foi pautado especialmente por alguns gigantes da época mostrarem ao grande público que não estavam para brincadeira.

 

Iron Maiden - Powerslave

Com aquele que pode ser considerado sua obra-prima, o disco que fez com que a banda estourasse de vez no mundo todo, e os consolidando como um dos maiores nomes do heavy metal em todo o planeta. Músicas como "Aces High", "2 Minutes to Midinight", "Powerslave" e a épica "The Rime of the Ancient Mariner" são verdadeiras obras primas do metal.

 

Metallica - Ride the Lightning

Este disco, assim como o Master of Puppets (1986), pode ser considerado como o ápice do Metallica. A banda estava começando a mostrar ao mundo o seu poder,e moldando seu som a partir desse lançamento. Músicas como "Fade to Black" e "The Call of Ktulu" mostravam que o quarteto estava ficando cada vez mais técnico, sem abandonar o peso característico. Destaque absolutos para um dos grandes hinos do thrash metal, "Creeping Death".

 

Judas Priest - Defenders of the Faith

Após a consolidação definitiva no concorrido mercado norte-americano com o disco anterior, o também espetacular Screaming for Vengeance (1982), o Priest mostrou que não estava para brincadeira e lançou a continuação perfeita. Esse disco é muito especial para mim, é dele a primeira música de metal que ouvi na vida: "Freewheel Burning". Talvez se não tivesse ouvindo essa música minha vida teria sido muito diferente hoje, e muito mais chata, diga-se de passagem.

 

Scorpions - Love at First Sting

Os alemães nessa época já estavam no auge. Com o disco anterior, o espetacular Blackout (1982), a banda havia atingido o mundo e estava no topo. Love at First Sting só consolidou a espetacular fase que a banda estava vivendo. Estão neste disco as mais do que clássicas e manjadas "Rock You Like a Hurricane" e "Still Loving You", que tocaram e tocam exaustivamente nas rádios rock do mundo. Ótimo álbum. Pena que, depois disso ...

 

Bruce Springsteen - Born in the USA

O grande The Boss com o seu mais aclamado álbum. Clássico atrás de clássico. Não existe sequer uma canção ruim nesse disco.Não por acaso, ele está tocando o disco na íntegra em alguns shows, como pudemos presenciar aqui no Brasil, no último Rock In Rio. Ouça e tente não se emocionar com "Born In The USA", "Darlington County",  "Bobby Jean", "Glory Days" e "Dancing In The Dark". Impossível. Disco obrigatório!

 

Deep Purple - Perfect Strangers

O bom e velho Purple estava de volta. E melhor, com aquela que pode ser considerada sua melhor formação, o MKII. O disco foi pautado pelos clássicos "Knocking at Your Back Door", "Nobody's Home" e a faixa-título. O álbum rendeu uma ótima tour. Pena que após esse disco as coisas entre a banda começaram a novamente a ficar tensas.

 

Dio - The Last in Line

A grande voz do metal com seu clássico segundo álbum. Dio, após sair do Black Sabbath, entrou de cabeça em uma carreira solo espetacular. Tanto o disco de estreia, Holy Diver (1983), quanto Last in Line são clássicos incontestáveis não só da carreira do mestre Dio, mas como do Metal. "Last in Line", "We Rock" e "Egypt (The Chains Are On)" são os grandes carros chefes do trabalho.

 

Van Halen1984

O último disco com David Lee Roth como vocalista pode não ser uma unanimidade entre os fãs da banda, mas possui grandes músicas que se tornaram clássicas. "Jump" e "Panama" são bons exemplos disso.

 

Whitesnake - Slide It In

Esse foi o responsável por abrir as portas do mercado norte-americano para a banda. Com uma formação excelente, tendo como guitarrista o grande John Sykes, David Coverdale deu ao mundo um disco recheado de ótimas músicas: "Guilty Of Love", "Love Ain´T No Stranger", "Slide It In" e "Slow An´Easy" caíram imediatamente no gosto dos rockeiros. Como curiosidade, o disco possui duas mixagens: umaamericana (somente Sykes como guitarrista) e outra inglesa (com Sykes e Mel Galley nas guitarras).

 

Além dos medalhões da época, tivemos grandes discos de estreia em 1984:

Agnostic Front - Victim In Pain

Anthrax - Fistful of Metal

Armored Saint - March On the Saint

Bon Jovi - Bon Jovi

Great White - Great White

The Cult - Dreamtime

Grave Digger - Heavy Metal Breakdown

 


Além dessas estreias, uma merece um destaque especial. Um garoto sueco fez com que o mundo da guitarra nunca mais fosse o mesmo. Após o planeta conhecer o gênio chamado Eddie Van Halen e vê-lo revolucionar a guitarra no fim dos anos 1970, com nome complicado e gênio forte, o então iniciante Yngwie Malmsteen mostrou toda a sua técnica e domínio impressionante sobre o instrumento. Talvez não exista até hoje nenhum guitarrista que tenha um domínio sobre a guitarra tão grande quanto ele. Seu disco fez com que toda uma geração de guitarristas da década de 1990 voltasse aos conservatórios musicais para desenvolverem a técnica. O sueco teve alguns bons lançamentos após o primeiro disco, mas nada tão marcante e impactante quanto seu debut.

O mundo não é só “flores”.

 

Não pense, meu caro amigo leitor, que só de excelentes lançamentos 1984 foi pautado. Muita coisa ruim foi produzida também, assim como qualquer ano.

 

KissAnimalize

O Kiss com esse disco resolveu entrar de cabeça no então hair metal que começava a despontar, muito devido ao álbum de estreia do Bon Jovi. Animalize foi o primeiro de uma série de discos pavorosos e ridículos que a banda veio a lançar. Pouca coisa se salva. Talvez alguns fãs mais xiitas digam que “Heaven's on Fire” é um clássico, mas trata-se de uma faixa mediana, que agradou em cheio as FMs norte-americanas. Nada mais.

 

Ted Nugent  Penetrator 

Talvez esse seja o pior disco do guitarrista. Assim como diversas bandas na época, Ted quis deixar seu som mais ameno para entrar nas FM´sporém falhando miseravelmente. O som aqui se trata de uma mistura de hard rock com AOR da pior qualidade.

 

Foreigner - Agent Provocateur

A banda vinha de três grandes discos e estava em alta. Eles sempre foram extremamente radiofônicos, porém, neste álbum o grupo exagerou na dose. É nesse disco que encontramos a medonha e cafona balada "I Want To Know What Love Is". Terrível.

 

O Brasil também está no mapa:

 

O heavy metal no Brasil ainda dava seus primeiros passos, alguns poucos discos importados já chegavam mais facilmente aqui, algumas bandas locais já haviam lançado discos, como o Stress, por exemplo. Bandas como Queen, Van Halen e Kiss já haviam se apresentado no país e algumas cenas começavam a ferver.

 

Aqui também tivemos excelentes lançamentos:

 

Titãs  Titãs

O grupo paulista lança seu disco de estreia, apoiado pelo sucesso "Sonífera Ilha". Porém, outras grandes músicas podem ser encontradas no LP, como "Marvi" e "Go Back". Estreia em grande estilo.

 

Barão Vermelho Maior Abandonado

A espetacular banda carioca lança aquele que pode ser considerado o seu grande trabalho. Infelizmente, esse é o ultimo a contar com a voz do grande poeta Cazuza. Maior Abandonado é um puta disco de rock, repleto de clássicos. "Maior Abandonado", "Baby Suport", "Bete Balanço" e " Porque que a Gente é Assim?". Obrigatório para entender o rock nacional da década de 1980.

 

Paralamas do SucessoO Passo do Lui

Após a estreia apenas mediana com Cinema Mudo e alavancados pelo sucesso radiofônico de "Vital e Sua Moto", o grupo formado por Herbert Viana, Bi Ribeiro e o grande batera João Barone lançou o disco que iria abrir as portas do sucesso para a banda. Com misturas de ska, rock, pop e reggae, O Passo do Lui fez com que o Paralamas estourasse de vez no mercado nacional. O disco foi um sucesso tão grande que a banda foi escalada para o então primeiro grande festival de rock do país, o Rock In Rio. Desse disco temos as clássicas "Óculos", "Meu Erro", "Romance Ideal", "Ska" e a faixa-título. Outro disco obrigatório para entender o rock nacional dos anos 80.

 

Ratos de Porão Crucificados Pelo Sistema

Sim, nós tínhamos (e temos ainda!), um expoente do punk. A banda liderada pelo vocalista João Gordo lançou seu clássico disco de estreia em 1984. Crucificados é um dos maiores discos de punk da história. Suas letras até hoje mostram o retrato de nossa sociedade. Faixas como "Morrer", "Caos"'  "Agressão/Repressão", "Que Vergonha", "FMI" e "Corrupção" mostram a realidade do Brasil na época, e mesmo após 30 anos parecem terem sido compostas atualmente. Clássico.

 

SP Metal – Vol I

A cena de metal no Brasil ainda engatinhava, mas já possuía alguns lançamentos. SP Metal foi uma coletânea idealizada pela loja Baratos Afins afim de mostrar as novas bandas ao público. Fazem parte Avenger, Vírus, Salário Mínimo e Centúrias. Cada banda gravou duas músicas para a coletânea, sendo os destaques Centurias com "Portas Negras", Salário Mínimo com "Delírio Estelar" e Vírus com "Batalha no Setor Antares".

 

Vale a pena ouvir:

 

Claro que sempre ficarão excelentes discos de fora, vale a menção honrosa:

 

David GilmourAbout Face – Segundo disco solo do genial guitarrista do Pink Floyd

Exciter: Violence & Force – Segundo disco da banda

Krokus: The Blitz – Mais um excelente disco de Marc Storace e cia

Mercyful FateDon´t Break The Oath – Segundo disco da lenda Dinamarquesa

Rush: Grace Under Presure – O terceiro disco da fase “tecladeira” da banda

SaxonCrusader – O ultimo disco de metal antes de se transformarem em hard rock no meio da década de 1980.

 

O espaço é muito curto para falarmos de um ano tão rico de lançamentos quanto esse. Assim como toda a década de 80. Vale a pena cada leitor pesquisar mais a fundo sobre os lançamentos citados aqui, e muitos outros não comentados. A pergunta que fica no ar é: e aí, qual o melhor disco lançado esse ano ?


Por Boris Grilo

Comentários

  1. Eu voto no Ride the Lightning. Gosto dele do início ao fim, o que não acontece com os demais.

    ResponderExcluir
  2. Fish ainda iria participar de mais 2 álbuns de estúdio do Marillion, depois do Fugazi.

    ResponderExcluir
  3. Ao amigo que comentou do Fish. Tem razão . Obrigado por alertar. Foi um lapso. Grande Abraço

    ResponderExcluir
  4. Ao amigo que alertou sobre o Fish. Tem razão. Obrigado. Foi um lapso. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Rush - Grace Under Pressure & Saxon - Crusader,são maravilhosos !!!!

    ResponderExcluir
  6. Saindo um pouco do Hard Rock/Metal, 3 dos meus discos favoritos também foram lançados em 1984:

    Hüsker Dü - Zen Arcade
    R.E.M. - Reckoning
    Replacements - Let It Be

    ResponderExcluir
  7. Mais 3 para lista:

    Metal Church - Metal Church
    Trouble - Psalm 9
    Twisted Sister - Stay Hungry

    ResponderExcluir
  8. born again do black sabbath também é fera

    ResponderExcluir
  9. Tb complemento com...

    Mercyful Fate - Don't Break the Oath
    Saint Vitus - Saint Vitus
    Trouble - Psalm 9

    ResponderExcluir
  10. O Born Again é de 1983. E sim , é um belo disco.

    ResponderExcluir
  11. Mais belo texto Borão, apesar de, você já sabe, eu discordar veementemente dos discos que vc classificou como ruins.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Excelente matéria!!! Concordo com quase tudo! Só uma pequena correção: Na verdade , o Grace Under Pressure do Rush foi o segundo disco da fase "tecladeira", o primeiro foi o anterior, Signals. 1984 foi um ano espetacular pra música pesada!!! Novamente, parabéns pela matéria Boris!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Fernando , muito obrigado pelas palavras. E , realmente aquele "alemão" chamado alzheimer esta me deixando confuso. Tem razão quanto ao Rush. Mais um lapso , assim como o Marilion. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião, Powerslave (melhor disco do Maiden, para mim)! E em segundo lugar, chegando bem próximo, Ride the Lightning (meu disco favorito do Metallica).

    ResponderExcluir
  15. respeito a sua opinião sobre os álbuns e musicas porque gosto cada um tem o seu, mais falar que "I Want To Know What Love Is" é medonha e cafona, é demais !!! Pra mim é uma das melhores baladas que uma banda de Rock já podia ter feito. Obra prima essa musica !!!

    ResponderExcluir
  16. Don't Break The Oath do Mercyful Fate e o debut do W.A.S.P., que pra mim é a melhor banda hard da década de 80, deveriam entrar.

    De ruim, tem o The Works do Queen, que tem muita tranqueira e muita coisa legal também.

    ResponderExcluir
  17. Uma correção, a foto do Judas Priest ao vivo que ilustra a matéria é de 1983, do US Festival.

    Ah, não esqueçam do debut do Metal Church lançado em 84, uma obra prima!

    ResponderExcluir
  18. Sim amigos , existem centenas de ótimos discos. Também gosto muito do Metal Church.
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  19. Algumas considerações:
    a)Agora é de bom tom aclamar Bruce Springsteen. Lembro de a Bizz ter incluído esse "Born" dentre os "piores discos de todos o tempos" lá no meio dos anos 90 do século passado. Por aqui também já foi chamado de sub-dylan, e de americano demais para o gosto brasileiro. De qualquer sorte, é bom sempre reavaliar obras e artistas, tal qual já se fez com outros outrora menosprezados, como Blue Cheer e Grand Funk Railroad;
    b) Realmente só o coração de fã para explicar a reverência a uma nulidade como Yngwie J. Malmsteen, uma das piores coisas já produzidas no rock. Já tentei ouvir de "coração aberto" os discos da sua dita 'fase clássica', mas não tem jeito. Criatividade ali passou longe, é ruim de doer;
    c) "Crucificados" é bom demais, ouço até hoje. Não tinha quem tirasse som igual na época, assim como hoje não há quem faça som tão incômodo, soco-na-cara.

    ResponderExcluir
  20. Ótima matéria e excelente lembrança: o ano 1984 foi realmente fantástico em se tratando de álbuns de rock, principalmente Classic Rock, Heavy Rock, Heavy Metal e afins. Como maidenmaníaco que sou, coloco Powerslave como o melhor lançamento de '84, junto com Love at First Sting, do Scorpions, que além da chuva de hits, tem uma produção fantástica... Mais três álbuns pra lista: Bathory, do Bathory, Out of the Cellar, do Ratt, e Tooth and Nail, do Dokken.

    ResponderExcluir
  21. Além de todos os já citados, eu incluiria o Crusader do Saxon nessa lista.

    ResponderExcluir
  22. 1984 - antes de ler essa matéria eu já tinha certeza que esse ano pro heavy metal foi maravilhoso , eu estava com 11 anos na época , boa parte do que foi dito aqui tocava nas rádios fms de todo o Brasil , impulsionados pelo festival rock in Rio aqui no RJ em 1985 , grandes lançamentos , além desses já mencionados tivemos tbm os débuts do metal church ,ratt , queensryche & w.a.sp , além do maravilhosos stay hungry do Twisted sister , dangeons até calling do savatage entre outros .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.