Espaço do Leitor: quero criar um blog sobre música, como faço?

Eu tenho a intenção de iniciar um blog com foco em matérias especias, como resenhas, longe de ser um site de informações (como os moldes da Van do Halen). Gostaria de saber algumas dicas sobre o que fazer e não fazer quando se está começando um projeto como este. Creio que muitos leitores da Collector's Room tem esta intenção, pois muitos tem opinião própria e querem iniciar um projeto deste tipo.

Desde já agradeço.

Alissön Caetano Neves
Santo Antônio da Platina (PR)


Oi, Alissön. Legal ver que você tem o nosso trabalho como referência e se inspira na Collectors para criar o seu próprio blog musical. Vou falar com base na experiência que tive e sigo vivendo todos os dias aqui na CR. Em primeiro lugar, defina sobre o que você quer falar e para quem você vai falar. Formate o seu produto e identifique o seu público alvo. Após, trabalhe, e muito.

Para que o seu site ou blog cresça e tenha destaque, chegando a um número cada vez maior de pessoas, você precisa se dedicar a ele. Parece algo óbvio, mas muitas pessoas, após a empolgação inicial, abandonam projetos que poderiam render ótimos resultados. Tenho uma disciplina: acesso diversos sites sobre música todos os dias, leio várias revistas e livros sobre o assunto, estou sempre ouvindo o que está saindo. Em suma, consumo música o dia todo, sete dias por semana. Procuro sempre produzir matérias que julgo interessantes para os leitores. Procuro criar pautas e textos que se diferenciem do que as pessoas já leram ou lerão em sites muito maiores e com mais visibilidade que a CR, como o Whiplash, por exemplo. E, ao escrever estes textos, desde um review de disco até uma simples notícia, procuro acrescentar e agregar informação na matéria, não apenas dizer “banda tal está com música nova, ouça abaixo”.

Escrevo sobre música todos os dias. Mesmo nos momentos mais apertados aqui na agência de publicidade onde trabalho, tento pegar um tempo só para isso. Muitas vezes, atraso o almoço para colocar um texto no ar. Chego mais cedo, separo uma parte do meu dia para produzir material para a Collectors Room. Isso pode ser extenuante, principalmente se você criar um site sobre notícias - o que você já deixou claro que não pretende fazer. Foi por essa razão também que tiramos o pé das hard news, optando por publicar apenas as que achamos mais relevantes. Não temos tempo e nem pessoal para concorrer com sites como a Van do Halen, por exemplo. E, ao abrir mão disso, acabamos tendo mais tempo para produzir matérias mais extensas e abrangentes, como Discografias Comentadas, textos históricos, reviews mais elaborados e coisas assim.

Um ponto importante é a escolha do nome do seu site. Não opte por algo muito complicado. Ele deve ser simples e deixar claro sobre o que o seu site fala. Se criasse a CR hoje, ela não se chamaria Collectors Room, teria outro nome. A aquisição de um domínio próprio e o investimento em um layout atraente também são essenciais para o seu blog se destacar da enorme concorrência e ter uma cara mais profissional. O seu site tem que ter uma cara atraente, tem que fazer bem para os olhos também, o que diversos blogs e sites ainda não perceberam.

Trate bem o seu público e interaja de maneira frequente com ele. Os leitores são os responsáveis pelo crescimento e visibilidade que o seu site pode ter, então nunca se esqueça deles. As redes sociais ajudam na divulgação do seu trabalho e na criação de uma rede de contatos, então dedicar um tempo para alimentar o Twitter, Facebook e afins de seu futuro blog dá bastante frutos.

Em suma, o que eu recomendo é o seguinte: tenha o que dizer e você terá público. Trabalhe, tenha dedicação, entre de corpo e alma nesse novo projeto. Não faça nada pela metade, jamais se acomode, nunca se dê por satisfeito. Só assim, com disciplica e foco, é que você conseguirá fazer o seu projeto decolar vôo. (Ricardo Seelig)

Comentários

  1. Olá... Muito boas as dicas! Quando quis começar o meu blog sobre música me inspirei numa revista especial que circulou no início dos anos 2000 denominada "100 discos que você precisa ter... para não passar vergonha". Achei a ideia fenomenal e decidi montar um blog de indicações musicais naquele formato... As publicações são quinzenais e por seu apenas um hobby fico contente com os poucos acessos... kkkkkk... Se tiver curiosidade acessa aí http://vocedeviaouviristo.blogspot.com.br/... Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Sobre interagir com o leitor, eu gostava de quando as fotos do instagram marcadas com #collectorsroom iam para a conta da Collectors Room, porque muito mais pessoas curtiam e pude até fazer contatos desta forma. Para os colecionadores que não tiveram a oportunidade de serem entrevistados é uma maneira muito legal de mostrar seus itens. Eu como colecionador gosto de ver e mostrar.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo, uma pergunta: além dos pontos mencionados por você na matéria, é necessário ser jornalista para seguir produzir um blog com a qualidade do Collectors? Ou, ao menos, quais fundamentos da profissão de jornalista são necessários para produzir textos de alta qualidade?

    ResponderExcluir
  4. Remo, não acho necessário ser um jornalista. É fundamental conhecer bastante sobre música e saber escrever, mas não precisa ser necessariamente um jornalista. A formação em comunicação, é claro, agrega um diferencial pelo que se apresende na universidade, as técnicas de escrita e da própria comunicação. Mas criatividade, por exemplo, é algo que nenhuma universidade ensina, assim como feeling e outros fatores intangíveis e subjetivos.

    Uma coisa é fato: que quer escrever tem que ler muito. E quem quer escrever sobre música tem que ouvir muita música, sempre. É dessa maneira que a gente se desenvolve nessas duas áreas.

    ResponderExcluir
  5. Ricardo, primeiramente parabéns pelo excelente texto, e por essa seção "espaço do leitor" em seu site. É um espaço bem enriquecedor. Assim como o Alisson, também pretendo um dia criar um blog/site para escrever sobre música, já que é exatamente o que mais me impulsiona para a escrita, e uma das minhas preferências em questões literárias.Assim como ele, também tenho o Collectors Room como uma das melhores referências no quesito de jornalismo musical. A questão que deixo é : Em que momento você acha que alguém já pode se sentir seguro em relação a uma bagagem musical/literária para que seus textos possam ser algo bem fundamentado? Com quantos anos você começou a escrever e ver que seus textos teriam realmente algo a dizer ?

    Um abraço,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.