KISS: crítica de 40 Years: Decades of Decibels (2014)


Mais uma coletânea do KISS na área. 40 Years: Decades of Decibels pega carona no alvoroço causado pela indução tardia ao Rock & Roll Hall of Fame para colocar em circulação aquele bando de hits que todos nós já estamos carecas de ouvir. O problema, como em toda coletânea que se preze, está na escolha das músicas — aqui, a coisa parece ter sido feita à moda caralho, com a pretensão cretina de resumir quatro décadas multiplatinadas em um CD duplo mascarada pelo conceito inovador de cada álbum comparecer com somente uma canção — e muitas peças fundamentais acabaram ficando de fora. 

Não precisa ser um expert em KISS para, logo de cara, dar pela falta de "Black Diamond", qualquer que fosse a versão. "Strutter" e "Deuce", talvez as mais famosas do debut do grupo (1974), dão as caras em versões alternativas, sendo a de "Strutter", a velha conhecida versão lançada em Double Platinum (1978). Ainda no CD 1, seleções dos quatro álbuns solo (também de 1978) que poderiam — com exceção de "New York Groove", é claro — ceder o lugar para sons mais relevantes ou cativantes. 

No fim das contas, a impressão é de que a primeira metade de 40 Years só vale mesmo pela inclusão da inédita "Reputation", demo de 1977 com Gene no vocal que, caso tivesse sido incluída na empreitada solo do linguarudo, talvez tornasse a bolacha menos enfadonha. E já que falamos anteriormente de escolhas questionáveis, o que dizer da presença de "Down on Your Knees"? Se a ideia era incluir algo de Killers (1982), por que não a furiosa "Nowhere to Run"? Ou ainda "I'm a Legend Tonight" (continuação mais comportada e radiofônica de "King of the Night-Time World" do Destroyer)? 

O CD 2 segue a lógica dos singles de cada álbum a partir de Asylum (1985) até a infeliz escolha de "Do You Love Me" como porta-estandarte do MTV Unplugged. Uma "Psycho Circus" sem introdução, além de "Jungle" — finalmente lembraram do Carnival of Souls!! — editada e "Nothing Can Keep Me From You" (lançada somente na trilha do filme Detroit Rock City) se destacam pelo caráter difícil obtenção. Aos mais recentes Sonic Boom e Monster, restou apenas emprestarem suas músicas de trabalho, "Modern Day Delilah" e "Hell or Hallelujah", que estão a km de distância das verdadeiras pedradas de ambos. 

40 Years: Decades of Decibels celebra a arte do KISS de uma maneira que pode soar ruidosa para os fãs mais ávidos, mas que desperta o interesse dos mesmos justamente por oferecer sons difíceis de se encontrar por aí — além do formato em caixinha e, em alguns casos, com uma camiseta exclusiva de brinde. Para o leigo em KISS, há melhores e mais baratas opções no mercado. 

Nota: 7 

CD1: 
01 – Nothin’ To Lose 
02 – Let Me Go, Rock ‘N’ Roll 
03 – C’mon and Love Me 
04 – Rock and Roll All Nite (Live) 
05 – God of Thunder (Demo) 
06 – Beth 
07 – Hard Luck Woman 
08 – Reputation (Demo) 
09 – Christine Sixteen 
10 – Shout It Out Loud (Live) 
11 – Strutter ’78 
12 – You Matter to Me 
13 – Radioactive 
14 – New York Groove 
15 – Hold Me, Touch Me 
16 – I Was Made for Lovin’ You (Single Edit) 
17 – Shandi 
18 – A World Without Heroes 
19 – I Love It Loud 
20 – Down On Your Knees 
21 – Lick It Up 
22 – Heaven’s on Fire 

CD2: 
01 – Tears Are Falling 
02 – Reason to Live 
03 – Let’s Put the X in Sex 
04 – Forever 
05 – God Gave Rock ‘N’ Roll To You II 
06 – Unholy (Live) 
07 – Do You Love Me (MTV Unplugged) 
08 – Room Service (Live) 
09 – Jungle (Radio Edit) 
10 – Psycho Circus 
11 – Nothing Can Keep Me From You 
12 – Detroit Rock City (Live) 
13 – Deuce (Live) 
14 – Firehouse (Live) 
15 – Modern Day Delilah 
16 – Cold Gin (Live) 
17 – Crazy Crazy Nights (Live) 
18 – Hell or Hallelujah 
19 – Hell or Hallelujah (Live at Budokan, Toyko, Japan 2013)

Por Marcelo Vieira

Comentários

  1. Eu tenho a "The Very Best of KISS" e como fã já ta de bom tamanho!

    ResponderExcluir
  2. para um leigo em kiss, qual seria a melhor coletânea?

    ResponderExcluir
  3. Minha preferida é a GREATEST KISS. Com sorte, você a encontra por menos de 20 reais em alguma loja de discos perto de você! ;-)

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não tem uma coletânea que consiga englobar a carreira do KISS.

    Mais acho que a "The Very Best Of KISS" de 2002 consegue encaixar muita coisa boa deles.

    Se você tiver com mais paciência, pegue o Vol.1, Vol.2 e Vol.3 da 20th Century Masters - The Millenium Collection, essas dão uma boa passada em todas as fases da banda.

    ResponderExcluir
  5. Acho q a fase sem mascara a mais interessante sendo os discos da dec de 80.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.