Os serviços de streaming e a nova forma de consumir música

Você já deve ter ouvido algo a respeito dos principais serviços de streaming de música disponíveis. Rdio, Spotify e Deezer são citados com frequência não só aqui na Collectors, mas em qualquer veículo sobre música. Os três dominam o mercado de aplicativos que permitem que o usuário ouça a música que quiser em qualquer lugar que estiver. O Spotify, que chegou ao Brasil nas últimas semanas, é o principal e mais popular em todo o mundo. Deezer e Rdio vêm logo atrás. Similares em diversos aspectos e diferentes em outros, os três dividem a preferência dos ouvintes.

Vou falar sobre a minha experiência com o streaming de música. Após testar o Deezer e o Rdio, por recomendação de amigos assinei o segundo em dezembro de 2013. O preço é o mesmo da Netflix: R$ 14,90 mensais, com acesso ilimitado a todo o catálogo disponibilizado pelo aplicativo - e acredite, ele é gigantesco, indo de sucessos atuais até um mergulho profundo no passado e em sons obscuros e pouco conhecidos. Desde então, não comprei mais CDs. Nenhum. Nada. E olha que eu tinha o hábito de adquirir entre 15 e 20 CDs todos os meses. Agora, não faço mais isso. O Rdio mudou a minha forma de consumir música. Ouço no iPhone, através do aplicativo para o celular, em qualquer lugar que estou. Em casa, ele está instalado no iPad. Sincronizo o bluetooth do tablet com o aparelho de som, e tenho na tela milhares e milhares de discos. E tudo com qualidade de som excelente, ótima, de primeira e todos os outros sinônimos que você imaginar. E mais: é possível baixar tanto para o celular quanto para o tablet o que você escolher, ouvindo assim as músicas no modo offline, sem usar a sua conexão 3G ou wi-fi.

Com o Spotify e com o Deezer é a mesma coisa. Eu não uso o Deezer, não curti. Mas, com a chegada do Spotify, assinei também para ver como ele funciona - o valor é similar ao Rdio, US$ 5,90 mensais. Minhas observações: o catálogo do Spotify é ainda mais completo, com diversos discos e artistas que não estão disponíveis no Rdio. O principal é a minha banda do coração: enquanto não é possível encontrar nada do Led Zeppelin no Rdio, no Spotify todos os discos estão disponíveis. E em ambos, Beatles e AC/DC são as ausências mais sentidas, sem nenhum álbum oficial disponibilizado - certamente, por uma negociação que não foi bem sucedida com as bandas.


Eu ouço, consumo e coleciono música e discos há 30 anos. São três décadas de som. Quem me conhece sabe que a música é importantíssima na minha vida. Porém, nunca fui saudosista. Tenho lá os meus discos de vinil que recomecei a comprar aos poucos, apenas alguns títulos que possuem um significado especial para mim. Em relação ao CDs, uma parede com mais de 1.500 títulos decora a sala de estar do meu apartamento. Apesar disso, não tenho mais encostado nestes discos nos últimos seis meses. Atualmente, todo o meu consumo de música é feito através do streaming. Pode parecer radical, mas o sistema casou completamente comigo. Na rua, o celular faz a trilha no fone de ouvido. Em casa, música e descobertas via wi-fi. Não há limites, não há fronteiras, tudo é possível.

Pode ser que para você as coisas não aconteçam assim. Alguns colecionadores de discos - a maioria, na verdade -, têm dificuldade em abrir mão do formato físico, principalmente do vinil. Para mim, isso não acontece. A tão alegada e propagada qualidade sonora superior dos LPs é perceptível aos meus ouvidos - seja escutando CDs, rádios ou através do streaming -, mas não possui um diferencial tão claro e decisivo que me impeça de curtir música em outros formatos.

Talvez, em certos aspectos, eu esteja ficando velho - ou já estou, como bem atesta a minha barba branca. Um suposto ultrapassado, no entanto, não estaria consumindo música quase que exclusivamente através de seu iPhone e de seu iPad. Mas um “velho” como eu não tem mais saco e nem paciência para investir uma grana considerável em música no formato físico, quando a alternativa do streaming não apenas é mais em conta, como no meu caso bastante similar. Eu sei que não tenho a capa na mão, não tenho o encarte para folhear, não existe a textura para tocar e nem o cheiro para sentir. Mas fiz um escolha: tudo isso eu deixo apenas para alguns itens - e bem poucos. O que eu quero é música nos meus dias, e não necessariamente uma montanha de itens enchendo espaço. Essa afirmação pode parecer estranha vinda de alguém que criou um site dedicado a colecionadores de discos, mas devo admitir que esse mundo cheio de regras e mandamentos me cansou e deixou de fazer sentido para mim já há algum tempo.


A música, no entanto, jamais deixará de fazer sentido, de tornar os dias melhores, de ser companhia nos mais diversos momentos. E é justamente essa parceria, essa cumplicidade, esse estar sempre ao lado, que o streaming torna ainda mais efetivo. Na rua caminhando, no supermercado fazendo compras, almoçando, dando um tempo no meio da tarde enquanto bebo um café, fazendo o que for, o streaming me possibilita estar SEMPRE ao lado dos meus discos e música favoritas. Com ele, tudo está ao alcance da mão. E isso, no modo como eu me relaciono com a música, foi um fator decisivo para que eu mergulhasse definitivamente nessa nova forma de consumir música.

Só pra fechar: entre Rdio, Spotify e Deezer, a escolha é subjetiva e puramente pessoal. Experimente os três, veja qual você mais gosta, as facilidades e qualidades de cada um, e faça a sua escolha.

Com o streaming a música tomou uma nova forma, que inclusive conseguiu colocar a pirataria em segundo plano - assim como não comprei mais discos, também parei de fazer downloads nos últimos meses. E, para mim, parece que esse caminho é definitivo e sem volta.

Ainda bem, diga-se de passagem.

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Pra que pagar 15 reais por mês se posso baixar de graça?? Se fosse pra pagar 15 reais pagaria em um cd em algum sebo por ae

    ResponderExcluir
  2. Não é preciso pesquisar o link, não é preciso esperar o download, não corre-se risco de vírus, é baratíssimo ... Ah, sem saco pra explicar ...

    ResponderExcluir
  3. Você só precisa assinar o Spotify se quiser usar livremente em seu celular, caso o contrario você pode possuir uma conta free e escutar normalmente, apenas com algumas propagandas entre os intervalos das musicas. Spotify com certeza o melhor serviço de streaming.

    ResponderExcluir
  4. Assino o Rdio também e por sinal dou um play quando vc disponibiliza suas listas.... quanto ao amigo que postou que pode baixar de graça eu também tenho meu acervo de mp3 de respeito porque não consigo comprar nada nesse país infestado por péssima música só se salvando o mercado underground esse sim um herói, mas enfim não querendo fugir do assunto acho que quem pode pagar quinze reais/mês é realmente uma excelente opção.... um dinheiro muito bem gasto

    ResponderExcluir
  5. As bandas recebem parte dessa receita?

    ResponderExcluir
  6. Boa matéria, parabéns! Único detalhe que eu acho que ainda deve impedir que o streaming decole de vez no país são os péssimos serviços de telefonia móvel que temos, enquanto isto não melhorar (tomara que não demore muito) a maioria vai preferir fazer o download pra levar consigo as músicas preferidas pra ouvir no metrô, ônibus, caminhadas, etc...

    ResponderExcluir
  7. Ricardo, grande texto. Eu era vip do Live 365, não sei se você conhece. Esse site existia muito antes dos streamings modernos. Cheguei até mesmo a montar uma rádio no site. O grande problema é que você é quem deveria ter a música e subir ela para o site (no caso de ter uma rádio) e para quem apenas escutava as demais rádios, não tinha o controle da programação, escutava apenas o que os outros hobbistas programavam. Confesso que aprendi muito sobre música com o 365. Depois passei pelo Tim Music, Xbox music e agora, graças a Collectors, estou no Rdio e gostando bastante.

    ResponderExcluir
  8. Sim, as bandas recebem direitos autorais conforme a execução, em todos eles funciona assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho EPs da minha banda em todos.. recebo por execução (que deve aumentar porque o Spotify não existia no Brasil).. Não é muito mas já freia a pirataria.. fora q o plano free do Spotify, pelo menos, é bacana..

      Excluir
  9. Belo texto, acabei de experimentar o Spotify e achando muito bom

    ResponderExcluir
  10. Acabei de experimentar o Spotify e achei muito bom, apesar de ter mais 1000 cds e alguns lps, tenho 43 anos, acho que quando a qualidade de internet móvel no país melhorar, vai ser um caminho natural

    ResponderExcluir
  11. Belo texto, acabei de experimentar o Spotify e achando muito bom

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre acho triste quando um colecionador "das antigas" muda "de lado" e parte pro streaming. Sei que esse vai ser o caminho, mas pra mim é triste, sinto como se é mais um passo pra um mundo sem discos, esse físicos mesmo, e sem lojas de disco, e etc. Posso estar errado, mas é o que sinto.

    Ainda não aderi ao mundo do streaming, talvez seja questão de tempo, mas por enquanto não quero.

    Ricardo, o dia que você cansar dos seus 1500 itens na estante me avisa, quem sabe eu não compre alguns!

    Abraço!

    “Is it wrong, wanting to be at home with your record collection? It’s not like collecting records is like collecting stamps, or beermats, or antique thimbles. There’s a whole world in here, a nicer, dirtier, more violent, more peaceful, more colorful, sleazier, more dangerous, more loving world than the world I live in; there is history, and geography, and poetry, and countless other things I should have studied at school, including music.”
    ― Nick Hornby, High Fidelity

    ResponderExcluir
  13. Uso o Deezer há algum tempo e acho fantástico! Unknown, as bandas recebem e divulgam que seus discos já estão lá disponíveis para usar. Enfim, a ideia do streaming é bem legal, apesar dos dizeres do Jordan Ruddess (http://goo.gl/G9nnvy). E não deixo de comprar os disco, pois acho a arte física fantástica! Agora seleciono melhor e tenho a oportunidade de ouvir antes de adquirir.

    ResponderExcluir
  14. Perfect timing o dessa matéria: descobri o Rdio há menos de um mês, enquanto procurava uma alternativa ao fim da assinatura do Last FM. Achei fraco à primeira vista, mas depois de uma horinha fuçando e descobrindo umas raridades que não ouvia há anos, posso afirmar tranquilamente que o site mudou - para melhor - meu modo de ouvir música.
    A praticidade e agilidade do streaming on demand me ganhou, larguei até o PlayStation por alguns dias rs. Continuo a comprar mídia física, provavelmente nunca deixarei isso de lado, mas minha coleção com mais de 700 CDs está tendo um belo - e merecido - descanso.

    ResponderExcluir
  15. Pelo jeito o Unknown não conhece os serviços....download agora só pra venenos raríssimos ....... e é bom pagar um preço justo por algo que gostamos tanto...as bandas merecem...pelo menos agora existe alternativa

    ResponderExcluir
  16. Estou a mais ou menos uns três meses com o Rdio, uso para ouvir música no pc, ainda não uso o aplicativo pois meu telefone não tem um hardware decente, mas mesmo assim acho excelente. Agora vou experimentar o Spotify pra ver se é melhor.

    ResponderExcluir
  17. Ricardo

    Ouvi sua dica sobre streaming e fui pesquisar o Rdio e o Deezer, acabei gostando mais do Deezer.

    Respondendo a pergunta sobre por que pagar se existe de graça, no meu caso além de perder um tempo procurando em sites duvidosos eu acabava tendo maior trabalho de organizar as músicas no Itunes e depois sincronizar com meu Ipod Touch.

    No final gostei muito da praticidade de entrar na página do artista e sincronizar pelo wi-fi direto no Ipod Touch é uma mão na roda. Não preciso ter trabalho nenhum arrumando músicas no Itunes.

    Eu também tinha hábito de comprar muitos cds mensalmente, mas com certeza baixava muito mais do que comprava, com o streaming tenho a oportunidade de ouvir tudo que está sendo lançado e todos os artistas receberem por isso.

    ResponderExcluir
  18. O streaming para pessoas como nós não cancela o formato físico...é apenas um complemento...para conhecermos novas coisas e saber onde investir o nosso dinheiro

    ResponderExcluir
  19. Eu assino o Deezer, só porque carrega as músicas mais rápido que o Rdio em celulares android.

    Mas ele tem a vantagem de deixar você fazer upload dos seus cds para o sistema, complementando o que o site não tem. Tá certo que dá trabalho a primeira vez, mas desse jeito você pode ter os álbuns dos beatles, ac/dc e king crimson, que não estão disponíveis em nenhum dos serviços.

    Também mudou minha vida, e também não compro mais cds, e fico contente por ser uma alternativa dentro da lei. Bem melhor que torrent ou links de rapidshare horríveis de encontrar.

    ResponderExcluir
  20. Eu era apegado em formato físico. Fiquei dividido quando começaram a aparecer os arquivos FLAC, mas ainda permaneci "fiel". Mas quando saíram os arquivos de alta resolução, em 24 bit e 96/192 kHz... não teve jeito, adeus formato físico!!! A praticidade do formato digital, aliada à incrível qualidade dos arquivos de alta resolução me fez sepultar de vez o formato físico. Sou assinante do Spotify há pouco tempo... agora a questão é se vou "desapegar" dos arquivos digitais...

    ResponderExcluir
  21. Depois que surgiram os arquivos lossless (flac, ape, wv) e os arquivos de alta resolução em 24bit e 96/192kHz, desapeguei de vez do formato físico. Tenho uma coleção razoável de mais 1.200 CDs, mas há tempos que não pego um para ouvir. A praticidade dos arquivos digitais e a incrível qualidade dos arquivos de alta resolução me fizeram abandonar de vez o formato físico. Agora, faz pouco tempo que sou assinante do Spotify, mas a facilidade ainda maior de se acessar os arquivos e a imensa oferta de gêneros, me faz perguntar se vou "desapegar" do

    ResponderExcluir
  22. Nunca fui colecionador...gosto de comprar os CDs e DVDS que realmente gosto por um preço justo...mas convenhamos...dependendo do gosto da gente...é muito difícil conseguir isso no Brasil...tenho mais de 360 itens....bem menos que a maioria aqui pois sempre fui muito seletivo pra comprar...só pego o que curto muito e não gosto de pagar fortunas por CDs...também nunca fui apegado ao formato físico...mas vou continuar comprando meus CDs de vez em quando...como sempre fiz...
    achei ótimo estes sistemas de streaming porque tem uma hora que enche o saco ficar dando download...e ficar na pirataria (mesmo que seja para consumir coisa que não é lançada em nosso pais, conhecer novas bandas...ou não ser explorado com preços caríssimos)
    A qualidade de som do rdio e do spotify...mesmo no período de teste grátis no desktop..é muito boa...com boas caixinhas de som (nem top precisam ser) o estrago está garantido rs r s
    Fora que o preço é MUITO JUSTO !!!!
    Espero que Beatles, AC/DC, Kool and Gang e King Crimson entrem num acordo

    ResponderExcluir
  23. Naveguei no rdio por uns dias, mas acabei desistindo. Não costumo consumir música desse jeito. Pra mim um álbum é exatamente igual a um filme. Eu preciso parar tudo que estou fazendo para escutar. Como baterista, é difícil não acompanhar o instrumento e a minha atenção recai quase que totalmente para o que eu estou escutando. Ouvir nos fones na rua, no ônibus e no metrô então, nem se fala. Até quando eu estou dirigindo acho complicado. Até escrever fica complicado enquanto eu escuto uma música.

    Apesar disso, concordo com o Ricardo. Não faz mais sentido continuar comprando discos tão caros como serviços assim. Se não fosse por esse detalhe eu também trocaria meus lps e cds pelo rdio, sem pensar duas vezes.

    ResponderExcluir
  24. Duas observações para quem não conhece o Deezer.

    Ele é o mais barato e tem os lançamentos mais rápido que todos os outros 3.

    Me estranha não ter gostado de ter todas essas qualidades que citei ainda possibilita escutar as musicas offline e subir musicas para sua conta. ;)

    ResponderExcluir
  25. Todos os três permitem ouvir offline, basta selecionar a opção.

    ResponderExcluir
  26. Ótimo texto, também sou assinante do spotify premium já a algum tempo. Legal que muita coisa tem saído antes no spotify e só depois tem entrado em pré-venda na Amazon. Lembro na época do Tonight's The Night: Live 1976-1998 do Rod Stewart e do Going black home do Roger Daltrey com Wilko Johnson. A qualidade de som também vai até 320 kbps no plano pago. Mas acredito que é questão de tempo pros arquivos chegarem a algo tipo o FLAC.

    ResponderExcluir
  27. Já ouvi falar desses serviços, mas nunca me interessei por achar que o catálogo fosse fraco. Tipo, pra mim que gosto de Fusion, Jazz, Prog... consigo escutar um Ozric Tentacles em algum desses sugeridos? Grato.

    ResponderExcluir
  28. Guilherme, como disse no texto, os catálogos não são nada superficiais. Há mais de 20 álbuns do Ozric disponíveis tanto no Rdio como no Spotify. Dá uma pesquisada em suas bandas favoritas por lá, você vai se surpreender com o que irá encontrar.

    ResponderExcluir
  29. Comecei a usar o Rdio em Agosto do ano passado, na conta free que dura uns seis meses, e cara nunca conheci tanta musica, das mais variadas, como nessa época! Ai acabou o tempo free e tive que voltar pro meu lastimável Sonora, que agora é da Napster, a Napster tem um acervo até maior que o finado Sonora, mais nem se compara as facilidades do Rdio. Pra mim pelo menos o melhor serviço de streaming que já usei foi o Rdio.
    Acho que esses serviços chegaram para somar e não subtrair, já que não vejo muita facilidade pra cena mais underground, por isso ainda prefiro o formato físico mesmo.

    ResponderExcluir
  30. Estes serviços vieram para ficar, coleciono vinil, CDs, etc. mas é ser muito cego para não reconhecer o potencial disso.

    Eu uso somente o spotify e já acho ótimo, difícil não ter alguma coisa que eu queira escutar (meu teste foi procurar Orchid e não me decepcionei dali para frente). Torço para que disponibilizem em FLAC logo.

    Espero que as gravadoras abram os olhos e aproveitem que as pessoas estão abertas a pagar por este serviço e direcionem o dinheiro também para as bandas, porque este negócio deve dar muita grana.

    Então ao invés do artista ir chorar que não tem dinheiro porque não vendem CDs, eles tem que pressionar as gravadoras e os serviços de streaming por uma fatia maior, porque isso aqui é uma mina de ouro.

    Diego - Floripa/SC

    ResponderExcluir
  31. Não sou e nunca serei contra as mídias e formatos digitais. Também faço extenso uso deles.

    Porém, eu sou daqueles que ainda tem apreço por seus cds, coloca para ouví-los, acompanha no encarte e tem orgulho de ter aquele monte de disquinhos "ocupando espaço". Não sei se mudarei isto no futuro, mas pelo menos por enquanto, ainda reservo uma pequena parte do meu salário todo mês para adquirir alguns cds.

    ResponderExcluir
  32. Usei o Deezer por uns 6 meses, sempre gostei muito.

    Agora que o Spotify pousou aqui mudei de time. A interface dele é bem mais legal, além do catálogo ser maior.

    Já usei os três serviços e todos são ótimos.

    ResponderExcluir
  33. Enxergo esse tipo de advento como uma ameaça as rádios. Pelo atrativo do baixo custo, poder escolher o que ouvir quando e onde quiser, em questão de poucos anos, ou elas mesmas migram para esse tipo de serviço ou encerram ai sua trajetória. Mas, antes precisamos de uma internet padrão FIFA.

    ResponderExcluir
  34. Na verdade, estudos já comprovaram que a internet salvou as rádios. Aplicativos como o sensacional TuneIn deram um enorme sopro nas emissoras, tornando o mundo sua audiência. Com ele, você pode ouvir rádios de qualquer lugar do planeta, com qualidade de primeira. Só ouço rádio assim hoje em dia, principalmente AMs e web radios que gosto, como a On the Rocks Web Radio.

    ResponderExcluir
  35. Que texto legal, e apareceu justo quando minha relação com o formato físico começou a entrar em crise. Curioso que foi exatamente por acompanhar a Collector´s que comecei a comprar mais CD´s e discos.

    Estou gostando muito do streaming. Por enquanto só assinei o Deezer e estou satisfeito. O acervo é gigantesco, e a possibilidade de reunir em uma só playlist todas aquelas músicas que fizeram a sua cabeça é algo sensacional.

    Poder compartilhar experiências com outros usuários, criando listas colaborativas, é outro diferencial que de quebra resgata o caráter agregador da música. Já me contaram que na época do vinil as pessoas se reuniam pra ouvir discos. Hoje também.

    Abraços

    ResponderExcluir
  36. Pô Ricardo, realmente estava equívocado quanto ao catálogo, pra minha surpresa tinha até uma playlist de Fusion do próprio Spotify (Fusion Fest) pronta pra escutar. Assinei e vou testar esse premium free por 30 dias pra ver se me acostumo. Brigadão.

    ResponderExcluir
  37. No Spotify existe a possibilidade de ouvir álbuns na íntegra sem essa palhaçada de ordem aleatória ? Quando o Ricardo escreveu que tinha Led Zeppelin já pensei logo em cancelar a assinatura do Rdio.

    ResponderExcluir
  38. Assinei direto, então não sei. O meu não tem isso, mas sou assinante. Talvez isso exista apenas na versão free.

    ResponderExcluir
  39. Mais uma vez o Sr. Ricardo Seeling dando uma dica de qualidade. Obrigado!

    ResponderExcluir
  40. Mais uma vez o Sr. Ricardo Seeling dando uma dica de qualidade. Obrigado e vida longa a Collector's Room!!!

    ResponderExcluir
  41. Só pra complementar. A banda recebe do Spotify cerca de $0.007 por stream. Divida isso ainda pelo número de músicos da banda. Calcule quanto um artista precisa ser acessado por mês e compare a um salário mínimo.
    A maior parte dos serviços de streaming é exploratório com relação aos músicos. O único que paga melhor é o X-Box Music.
    Parte da minha pesquisa de mestrado tratava deste tópico. Posso te afirmar que embora o serviço seja benéfico para os usuários, ainda não ajuda os artistas de uma maneira minimamente justa.

    ResponderExcluir
  42. Ah sim, faltou a fonte:
    http://www.bbc.com/news/entertainment-arts-25217353

    ResponderExcluir
  43. Desculpe, apenas complementando... Vale mencionar que esta média referida (ela não é igual pra todos artistas) que o músico recebe se trata de uma generalização. O pagamento do Spotify para artistas de gravadoras é feito através da gravadora, que tem acordo com o Spotify. As majors logo saíram atrás do serviço, pelo potencial econômico que o mesmo poderia representar (e de fato representa).

    ResponderExcluir
  44. sempre comprarei cds tenho pouco cerca de 400 desde 88 quando comprei meu primeiro o crest of a knave do jethro tull! Muito tri olhar p estante e ver uma pequena coleção !

    ResponderExcluir
  45. Para o pessoal que anda perguntando ...
    Façam o teste...vale a pena...só precisa de um email e senha...e o teste/plano grátis no computador vale muito a pena...e a ordem das músicas no plano grátis é a mesma do álbum
    Abraços

    ResponderExcluir
  46. Nossa Ricardo! Me surpreendi com esse texto. Mas foi positivamente. Acompanho seu trabalho já há algum tempo e, realmente achava que você nunca abriria mão do formato físico. Eu venho com esse questionamento também, e seu texto me ajudou a clarear as idéias. Tenho 41 anos e comecei a ouvir música em vinil. Para nossa geração é um pouco complicado desapegar do formato físico, mas é um caminho interessante. Assino o Deezer e estou testando o Spotify. São dois ótimos serviços. Acredito que esse formato vai pegar porque é barato e prático. E além disso, dá pra conhecer muito mais música. Um grande abraço! Rafael Favrin - Jundiaí-SP.

    ResponderExcluir
  47. Acabo de baixar o Spotify. Ainda engatinhando no aplicativo, mas já viciando. Compartilho do pensamento do Ricardo em relação às facilidades de acesso a um acervo gigante de músicas. Como não tenho mais onde colocar LPs e CDs (são quase quatro mil), venho há algum tempo buscando ampliar meus conhecimentos por meio do ITunes, já que nunca tive o hábito de baixar gratuitamente. Agora, com esses aplicativos, vou ficar impossível. Valeu, Ricardo!


    ResponderExcluir
  48. Bah muito legal, conheci o rdio atráves dos links do site, agora estou em duvida de qual assinar, as suas listas será disponibilizadas em ambos ou vai continuar só no rdio. Estou bem indeciso em qual assinar.

    ResponderExcluir
  49. Serviço interessante, mas ainda prefiro o jeito tradicional de consumir música, eu só ouço meus discos em casa após o expediente e nos finais de semana, no carro indo, voltando do trabalho ou para ir para algum lugar ligo na rádio só para escutar notícias na CBN.

    Eu só compro os cds que realmente vou ouvir porque não tenho mais saco para ficar correndo atrás de bandas novas. Eu tenho uma lista dos discos que vou comprar e nos últimos cinco anos só comprei cds e lps orientado por ela e se tudo der certo daqui três anos esgoto ela.

    Antes de voltar a ter possibilidades financeiras, de certo ponto avantajadas, para comprar discos, eu os baixava sem cerimônias só que levava muito prejuízo por causa de vírus e por isso morria anualmente com um prejuízo considerável em hds e isso ficava realmente caro.Imagine que um hd custa quinhentos reais e o serviço custa quatorze reais e noventa centavos e assim sendo faça as contas e veja o custo benefício e leve em conta os pros e contras e assim sendo o serviço de streaming é mais vantajoso para quem gosta de ouvir música assim.

    Falo isso porque semana passada fui obrigado a trocar de computador e levei um prejuízo monstruoso porque o problema não trocar de computador e sim pela perda de dados de trabalho, estudo que jamais recuperarei. Esse de baixar de "graça" não é tão de graça não, pois remete ao famoso "o barato sai caro".

    ResponderExcluir
  50. Estes serviços são legais pela mobilidade e acessibilidade. Mas em casa prefiro ouvir meus arquivos Lossless ou CDs com a edição que gosto, a masterização que gosto e etc.

    ResponderExcluir
  51. Cara o Deezer é sensacional, pago 7,90 por mês (promoção) e tenho o mundo nos meus ouvidos. Aquilo que realmente curto compro para minha coleção. Costumo ler a Mojo todo o mês e tem um dia em que escuto cada disco lançado e comentado na revista, praticamente tudo tem no Deezer! Ainda fiz uma assinatura para minha filha! Brasileiro não gosta de pagar por música, mas nesse caso, vale muito a pena!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.