Fábulas #21, de Bill Willingham e Mark Buckingam (Panini, 2015)


Uma das melhores e mais aclamadas séries dos quadrinhos está chegando ao seu final. Fábulas, criação do roteirista Bill Willingham e do desenhista Mark Buckingham, chega ao seu volume 21 nas bancas brasileiras, na penúltima edição da série.

Pra quem não está familiarizado com a trama, um breve resumo: a história é centrada nas fábulas dos contos infantis (coloque aí Branca de Neve, Lobo Mau, Cinderela, Pinóquio e toda a turma), que foram expulsas do seu mundo por um inimigo em comum. Assim, todos esses personagens são forçados a viver na nossa realidade, disfarçados. Esse é o ponto de partida de uma HQ brilhante, que ganhou o coração de milhões de fãs em todo o mundo e serviu de inspiração, por exemplo, para a criação da série Once Upon a Time.

O arco final é centrado em um dos mais queridos integrantes do universo imaginado por Willingham: Bigby Lobo, o Lobo Mau do imaginário popular, aqui casado com Branca de Neve e pai de uma matilha de filhotes. Ressuscitado após um combate mortal, Bigby tem a sua humanidade sobrepujada por sua natureza selvagem, e transforma-se em uma máquina de matar. Simultaneamente, o eterno conflito entre Branca e Rosa Vermelha, sua irmã, entre em seu capítulo decisivo, com cada uma das duas assumindo um lado em uma luta conclusiva.

A arte de Buckingham segue magnífica, colocando a série em um nível superior. E Willingham brinca com elementos da cultura pop - quando um personagem exige um julgamento em combate “porque isso está na moda”, é impossível não lembrar de Game of Thrones -, tornando tudo ainda mais interessante e divertido. Há ainda um grande número de pequenas histórias ao longo das mais de 200 páginas, arcos curtos que fecham as jornadas de uma série de personagens em um par de páginas.

Como sempre, temos uma edição caprichada, com papel de qualidade, lombada quadrada e reprodução das belas capas originais, agregando ainda mais qualidade a tudo.

A próxima edição sairá nos próximos meses, concluindo a fantástica história criada por Bill Willingham e Mark Buckingham. Se você ainda não leu Fábulas, aproveite que a Panini está relançando os primeiros volumes e embarque nessa série fantástica.

Não há como se arrepender.





Comentários