Quadrinhos: Cavaleiro das Trevas III e Mulher-Maravilha: Sangue



Cavaleiro das Trevas III - A Raça Superior é, como o próprio título já antecipa, a terceira parte da aclamada e clássica série criada por Frank Miller em 1986, e que redefiniu o Batman a partir de então. Após uma controversa continuação lançada em 2001, Miller retorna ao universo futuro (e apocalíptico) de seu Batman em uma história desenvolvida ao lado do roteirista Brian Azzerello (100 Balas, Hellblazer). A série, que começou a ser publicada no mercado norte-americano em novembro de 2015, chega agora ao Brasil através da Panini, e seguindo o mesmo formato dos Estados Unidos: 8 edições mensais de 36 páginas em formato americano, com capa cartão e papel couché. Cada edição vem com uma mini-revista em seu interior, com uma história curta focada em um personagem específico e que complemente a trama principal.

Neste primeiro volume (que está nas bancas com quatro opções de capa diferentes) somos apresentados à trama, com foco na Mulher-Maravilha e os frutos da sua relação com o Superman, enquanto Batman está, supostamente, morto. A arte de Andy Kubert emula o traço caracteristicamente disforme de Miller, enquanto o próprio Frank assina a arte da primeira mini-revista, focada no Átomo e seu microverso.

O enredo é apresentado e mostra-se bastante interessante, atiçando a curiosidade do leitor e deixando pontas que serão desenvolvidas nas próximas edições. Vale dizer que a série ainda está em desenvolvimento nos Estados Unidos (por lá os quatro primeiros números já chegaram às bancas), o que é um ponto a mais para a Panini, que decidiu não esperar o final da publicação no mercado norte-americano para lançar DK III no Brasil. 

Aguardemos os próximos números, já que esse primeiro volume se mostrou muito interessante.



Mulher-Maravilha: Sangue, escrita por Brian Azzarello e com arte de Cliff Chiang, compila o arco inicial da heroína na iniciativa Os Novos 52, reboot implantado pela DC Comics em 2011 e que tinha o objetivo de reintroduzir seus personagens para um novo público, reiniciando suas cronologias e, em alguns casos, até mesmo suas origines. Pessoalmente, curti muito tudo que já li dos Novos 52, e com a Mulher-Maravilha não foi diferente.

Sangue é um volume em capa dura com 160 páginas e papel couché, que reúne  seis primeiras edições da revista Wonder Woman, publicada originalmente em 2011. Aliás, essa é a única crítica negativa do material: por que demorar cinco longos anos para lançar no mercado brasileiro um material que foi instantaneamente aclamado lá fora? 

A história, repleta de ação e com uma arte excepcional a cargo de Chiang, mostra Diana em um arco bastante interessante enquanto reconta a origem da Mulher-Maravilha, com diferença substanciais em relação à origem clássica da personagem. Explorando os mitos e deuses gregos, o enredo de Azzarello é excelente, prendendo o leitor a cada diálogo. O trabalho editorial primoroso deixa tudo ainda mais forte, evidenciando a qualidade de todo o material. É a típica história recomendada para quem quer iniciar a ler quadrinhos e quer saber mais sobre a personagem (que ganhará um filme solo no ano que vem e ficou em evidência após Batman vs. Superman). 

Agora, é esperar que a Panini lance os próximos volumes em breve aqui no Brasil, já que este arco foi publicado em seis encadernados nos Estados Unidos. Recomendadíssimo!

Comentários