Review: Daniel Fonseca – Alienize (2022)


O que você estava fazendo com 16 anos? Com essa idade, Daniel Fonseca gravou um senhor CD de heavy metal com seus ídolos. Alienize traz o jovem guitarrista ao lado de uma banda formada por Leandro Caçoilo (vocal, Viper), Felipe Andreoli (baixo, Angra) e Alexandre Aposan (bateria, Oficina G3). E não para por aí: Kiko Loureiro (Angra, Megadeth) e Derek Sherinian (Dream Theater, Sons of Apollo, Black Country Communion) fazem participações especiais.

Alienize é um EP com cinco músicas, e conta com produção de Felipe Andreoli. O som é pesado e com grande apuro técnico, mas passa longe do prog metal. As canções são diretas, trazem ganchos, boas melodias e refrãos fortes. E claro, por se tratar de um álbum de um guitarrista, os solos se destacam e são vitrines para Daniel mostrar o quão precoce é e o quão longe pode chegar. E aqui vai um elogio ao músico, já que ele vai na escola de Eddie Van Halen, não no modo de tocar mas sim em algo muito mais representativo: na escolha de usar a inegável técnica que possui para a criação de canções e não apenas exercícios "guitarrísticos" tocados à velocidade da luz. Nesse aspecto, mostra uma maturidade muito bem-vinda para um talento tão precoce.

“Not Forsaken” abre o EP e causa a melhor das impressões. Música forte e que deve funcionar muito bem ao vivo, e com uma interpretação precisa de Leandro Caçoilo. Os solos são divididos entre Daniel Fonseca e Kiko Loureiro. “Fade Away” conta com uma bonita introdução e mais uma vez os vocais se destacam, assim como o solo de Daniel, que aposta muito mais no feeling do que na velocidade. A participação de Derek Sherinian acontece em “Revelation”, que alia boas linhas vocais e andamentos quebrados em uma aula prática de Felipe Andreoli e Alexandre Aposan. A música que batiza o EP tem um riff com abordagem mais clássica e deságua em um arranjo muito bom, onde todos os músicos tem momentos de destaque. O encerramento acontece com “New Reality”, que mantém o padrão mostrado nas faixas anteriores.

O CD, lançado pela gravadora MCK, vem em um belo digipack de três faces e traz um encarte de oito páginas com todas as letras. A capa foi criada pelo Chiaroscuro, estúdio brasileiro que desenvolve um excelente trabalho no universo dos quadrinhos.

Alienize é uma belíssima surpresa. Daniel Fonseca entrega um trabalho com nível muito alto, e que deixa claras as enormes alturas que pode alcançar nos próximos anos.


Comentários