Quadrinhos: Batman & Dylan Dog – A Sombra do Morcego, de Roberto Recchioni, Werther Dell'Edera e Gigi Cavenago (Panini, 2024)


Um é um dos personagens mais conhecidos dos quadrinhos e da cultura pop. O outro é um nome celebrado entre um dos públicos mais fieis das HQs, os leitores da editora italiana Bonelli. E os dois são detetives. O primeiro, o autoproclamado melhor do mundo. O segundo, carregando o título de detetive do pesadelo.

Batman e Dylan Dog são dois ícones para públicos distintos, e agora estão juntos em um crossover que uniu as suas duas editoras. Apesar da popularidade muito maior do Cavaleiro das Trevas, a iniciativa foi liderada pela Bonelli, inclusive com a escalação da equipe criativa, composta pelo roteirista Roberto Recchioni (Monolith, Tex, Chanbara) e pelos ilustradores Werther Dell'Edera (Alguma Coisa Está Matando as Crianças) e Gigi Cavenago (A Ordem Mágica, Cassidy), com cores do próprio Cavenago, Giovanna Niro e Laura Ciondolini. Recchioni, Dell'Edera e Cavenago são autores muito habituados com o universo de Dylan Dog, tendo trabalho em diversas edições do personagem. E a escolha de seus nomes foi acertada não apenas por isso, mas principalmente por dar nas mãos de artistas europeus talhados no estilo Bonelli a tarefa de escrever o encontro entre Batman e Dylan Dog, escapando assim das fórmulas e vícios que muitas vezes prejudicam nomes mais conhecidos e habituados à fórmula dos quadrinhos norte-americanos e, consequentemente, da própria DC.

O roteiro une não apenas Batman e Dylan Dog, mas também seus arqui-inimigos Coringa e Dr. Xabaras e diversos nomes que habitam o universo dos dois detetives, além de participações especiais de John Constantine e Jason Blood/Etrigan. A Sombra do Morcego é uma trama policial e investigativa que se passa em Londres. Na história, temos o doentio serial killer Killex com um papel central, o que deve atiçar a curiosidade dos leitores novatos em Dylan Dog a saber mais sobre o assassino – aos interessados, a Panini publicou um encadernado com a origem do personagem, ainda disponível.

A partir disso mergulhamos em uma história não menos que excelente. O roteiro de Recchioni  não perde tempo com enrolações desnecessárias e é super ágil, o que torna a leitura muito prazerosa. A arte de Dell'Edera e Cavenago é sensacional, com uma profusão de páginas trazendo ilustrações gigantescas e belíssimas, que ficam ainda mais incríveis com o ótimo trabalho de colorização. Ajuda muito a escolha da Panini em publicar A Sombra do Morcego no formato 20x26,5, maior que o tradicional americano, o que valoriza demais as ilustrações. A edição vem em capa cartão e papel couchê reunindo os três números da série original e com alguns extras no final, tudo com uma produção gráfica e editorial impecáveis.

Batman & Dylan Dog: A Sombra do Morcego é apenas o primeiro de vários crossovers entre a DC Comics e a Sergio Bonelli Editore que serão publicados no Brasil. E, além de ser um dos lançamentos mais aguardados do ano, desde já é um dos melhores quadrinhos de 2024. Uma história ótima com arte espetacular, que ao unir os dois personagens deve atrair um novo público para o Detetive do Pesadelo, o que vai ao encontro do movimento que a Panini vem fazendo nos últimos meses ao agregar mais e mais títulos Bonelli ao seu catálogo de quadrinhos.

A conclusão é uma só: leia agora mesmo!


Comentários