Discos Fundamentais: Captain Beyond - Captain Beyond (1972)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

O primeiro disco do Captain Beyond é considerado por uma grande parcela de colecionadores como o melhor álbum de hard rock dos anos setenta. Se você parar para pensar, isso é muita coisa, uma vez que foi exatamente durante os 70´s que grupos como Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Thin Lizzy, Free, Bad Company, Mountain e inúmeros outros excelentes grupos lançaram alguns dos principais discos de suas carreiras. Isso exemplifica a qualidade e a importância deste álbum lançado originalmente em 1972.

Formado por ex-membros do Deep Purple (Rod Evans), Iron Butterfly (Lee Dorman e Larry "Rhino" Reinhardt) e Johnny Winter And (Bobby Caldwell), o Captain Beyond gravou apenas três discos (
Captain Beyond em 1972, Sufficiently Breathless em 1973 e Dawn Explosion em 1977) e enfrentou grandes problemas com a gravadora Capricorn, dona do passe da banda, que era especializada em southern rock e não entendia a música do grupo, não sabendo vendê-la e nem promovê-la de maneira correta.

Basta somente uma audição deste disco de estreia para entender o quanto o grupo era genial e como poderia ter sido um dos gigantes do estilo. Unindo com rara maestria influências de hard rock, progressivo, psicodelismo e até mesmo jazz, o álbum apresenta uma música refrescante, inédita e dona de uma personalidade fortíssima, que cativa de imediato. Um trabalho tão consistente e brilhante que até hoje faz a cabeça e conquista novos admiradores em todo o mundo. 

Como curiosidade vale citar que as 13 faixas do disco não possuem intervalos entre si, formando uma grande suíte repleta de inspiração, talento e muita competência, e que as primeiras 1.500 cópias da prensagem inicial do LP saíram com um holograma em 3D na capa, o que transformou essa primeira edição em objeto de desejo em todo o mundo, com uma cópia em bom estado valendo entre 200 e 250 dólares em sites especializados.


Faixas:
A1. Dancing Madly Backwards (On a Sea of Air) - 4:02
A2. Armworth - 1:48
A3. Myopic Void - 3:30
A4. Mesmerization Eclipse - 3:48
A5. Raging River of Fear - 3:51

B1. Thousand Days of Yesterday (Intro) - 1:19
B2. Frozen Over - 3:46
B3. Thousand Days of Yesterdays (Time Since Come and Gone) - 3:56
B4. I Can't Feel Nothin' (Part I) - 3:06
B5. As the Moon Speaks (To the Waves of the Sea) - 2:25
B6. Astral Lady - 0:16
B7. As the Moon Speaks (Return) - 2:13
B8. I Can't Feel Nothin' (Part II) - 1:13

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.