Discos Fundamentais: Jethro Tull - A Little Light Music (1992)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

A Little Light Music traz dezessete faixas gravadas por quase uma dezena de países europeus na tour 1991/1992 do Jethro Tull. Aqui a banda está um pouco diferente do que estamos acostumados. Ao lado de Ian Anderson e Martin Barre estão o baixista Dave Pegg e o baterista do Fairport Convention, David Marracks. Além disso, o disco é acústico (apesar de uma ou outra intervenção da guitarra elétrica de Barre), o que realça ainda mais o clima folk das composições do grupo.

O resultado é um álbum belíssimo, um dos meus discos ao vivo prediletos. O trabalho abre com "Someday the Sun Won´t Shine For You", resgatada da longíqua estréia do conjunto,
This Was, de setembro de 1968. O CD segue com uma versão incrível de "Living With the Past", um dos maiores clássicos da banda. Momentos sublimes ocorrem em "Rocks on the Road", "Too Old to Rock and Roll, Too Young to Die" (que ficou ainda mais bela no formato acústico - arrepiante), na versão da tradicional "John Barleycorn" (gravada anteriormente, entre outros, pelo Traffic) e no encerramento, com "Locomotive Breath".

No meio disso tudo, Anderson e companhia pescaram faixas meio esquecidas de álbuns menos badalados do Jethro Tull e lhes deram outra dimensão. Isso acontece claramente em músicas como "Under Wraps", "Nursie", "A New Day Yesterday" e "Bouree".

Entre os músicos, Ian Anderson é o destaque principal, colocando uma enorme carga dramática em cada canção, além de mostrar-se em um momento especialmente inspirado, já que suas intervenções na flauta são não menos que divinas. Pra fechar, Ian ainda fala pelos cotovelos entre as músicas, destilando seu humor irônico tipicamente britânico. Martin Barre mostra classe e técnica no violão, fazendo-nos tirar os pés do chão com suas intervenções. Dave Pegg tem o seu baixo bem na cara, e segura as pontas para David Marracks mostrar sua técnica ímpar, principalmente na parte final de "Rocks on the Road".

Além de ser um discaço,
A Little Light Music é um trabalho muito bonito, dono de uma beleza tão inebriante que sua audição não cansa nem quem já o escutou quase uma centena de vezes, como é o meu caso.


Faixas:
1. Someday the Sun Won't Shine For You - 3:59
2. Living in the Past [instrumental] - 5:07
3. Life is a Long Song - 3:37
4. Under Wraps - 2:30
5. Rocks on the Road - 7:03
6. Nursie - 2:27
7. Too Old to Rock and Roll, Too Young to Die - 4:43
8. One White Duck - 3:15
9. A New Day Yesterday - 7:33
10. John Barleycorn - 6:34
11. Look Into the Sun - 3:45
12. A Christmas Song - 3:45
13. From a Dead Beat to an Old Greaser - 3:51
14. This is Not Love - 3:53
15. Bouree - 6:06
16. Pussy Willow - 3:31
17. Locomotive Breath - 5:51

Leia também: Neil Young - Everybody Knows This is Nowhere (1969)

Comentários