Discos Fundamentais: Nevermore - This Godless Endeavor (2005)


Por Thiago Sarkis
Psicólogo e Colecionador

Chegaram a dizer que o Nevermore estava decaindo após a primeira edição de Enemies of Reality, lançada em 2003. Uma dedução bastante precipitada para alguém com ouvidos, e audição, intactos. É fato que havia um erro no disco: o produtor Kelly Gray. No entanto, mesmo naquela lama sonora, as músicas conseguiam se sobressair facilmente dentre as melhores de toda a carreira da banda de Seattle.

Para colocar a casa em ordem, e as coisas definitivamente no lugar, o grupo chamou Andy Sneap a retomar seu posto - do qual nunca deveria ter sido retirado, diga-se de passagem -, e fazer um trabalho impecável na produção de
This Godless Endeavor. Como estes cinco músicos não dão ponto sem nó, o resultado só poderia ser, novamente, uma verdadeira obra-prima!

Talvez não estejamos falando aqui do melhor CD da banda. Porém, sem dúvida alguma, eles conseguiram construir um álbum capaz de disputar cabeça-a-cabeça com o todo poderoso Dead Heart in a Dead World (2000), e essa não é uma tarefa fácil.

Detentor de uma das vozes mais expressivas do metal atual, Warrel Dane conquista o ouvinte com suas interpretações bem peculiares, resultas de uma incrível combinação de influências perpassando, entre outros, Geoff Tate (Queensryche) e Bruce Dickinson (Iron Maiden).

Jeff Loomis, por sua vez, parece ter encontrado na figura de Steve Smyth o parceiro ideal para suas indefectíveis guitarras. Uma dupla como há muito não se ouvia. Brutais nas harmonias, extremos e totalmente alinhados nos solos.

A máquina de riffs pode ser o destaque, mas não deve apagar as excelentes performances de Jim Sheppard (baixo) e Van Williams (bateria). O primeiro nem passa perto de ser o monstro soberano das quatro cordas, porém é essencial, especialmente na criação de atmosferas sombrias. Já o segundo, bem, é difícil encontrar um baterista deste calibre. Veloz, técnico, certeiro e criativo. Mais do que isso, 100% focado nas composições. Em momento algum ele busca ansiadamente os holofotes de estrela principal, mas, eventualmente, acaba neste posto, mesmo com tantos músicos fantásticos ao seu lado.

Desde 1995 o Nevermore mostra com êxito aos fãs o que o heavy metal é em sua essência. Nos últimos anos então, com ataques como "Final Product" e "The Psalm of Lydia", o que eles fizeram pelo estilo não pode ser medido. Deve ficar na história, e só!


Faixas:
1 Born 5:05
2 Final Product 4:22
3 My Acid Words 5:41
4 Bittersweet Feast 5:01
5 Sentient 6 6:58
6 Medicated Nation 4:02
7 The Holocaust of Thought 1:27
8 Sell My Heart For Stones 5:18
9 The Psalm of Lydia 4:16
10 A Future Uncertain 6:08
11 This Godless Endeavor 8:55

Comentários

  1. Há! Que discaço. Provavelmente está em meu top 3 da década que acaba.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, concordo com você. This Godless Endeavor é realmente um dos grandes discos dos últimos tempos. Tenho uma versao digipack belíssima, que torna o álbum ainda mais interessante.

    Abraço, e valeu pelo comentário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.