Nightwish: álbuns relançados com bônus no Brasil


A Hellion Records acaba de soltar nas lojas três discos da primeira fase da carreira do grupo finlandês Nightwish, ainda com a vocalista Tarja Turunen, em novas edições especiais para colecionadores. Os álbuns Oceanborn (1998), Wishmaster (2000) e Over the Hills and Far Away (2001) ganharam novos encartes repletos de fotos e com textos escritos pelo próprio Tuomas Holopainen – tecladista, líder e mente criativa por trás da banda. Essas edições saíram originalmente na Europa em 2007 pela Spinefarm Records.


Lançado em 1 de outubro de 1998, Oceanborn é apontado pela crítica como o disco mais influente do Nightwish, e o grande responsável por formatar não somente o estilo da banda, mas também um dos álbuns chaves para o surgimento do metal sinfônico. Segundo trabalho do grupo, contém faixas que se tornaram clássicas com o passar dos anos, como “Stargazers”, “Sacrament of Wilderness” e “Passion and the Opera”. Além disso, a versão para a balada “Walking in the Air”, de Howard Blake, se transformou em um dos maiores hits da carreira do Nightwish, e espécie de marca registrada de Tarja. Esta nova edição de Oceanborn vem com três faixas bônus, todas ao vivo: “Sleeping Sun”, “Swanheart” e “The Pharaoh Sails to Orion”.


Wishmaster foi o disco que fez o Nightwish estourar em todo o mundo – nada comparado à mega exposição de Once (2004), mas sim um reconhecimento que levou o grupo a ser apontado como uma das melhores então novas bandas do heavy metal. O álbum chegou às lojas em 29 de maio de 2000 e, graças ao seu fortíssimo tracklist puxado por excelentes músicas como “She is My Skin”, “The Kinslayer”, “Deep Silent Complete” e a faixa-título, fez o quinteto subir vários degraus na hierarquia do metal. O relançamento disponibilizado pela Hellion vem com três bonus tracks: a versão original de “Sleepwalker” e gravações ao vivo de “Wanderlust” e “Deep Silent Complete”.


No embalo do grande sucesso de Wishmaster, o grupo lançou em 25 de junho de 2001 o EP Over the Hills and Far Away, puxado pelo cover da canção de Gary Moore que o intitulava. A nova versão conta, além das dez faixas originais, com três bônus: “10th Man Down” e “Over the Hills and Far Away” ao vivo, mais o vídeo da música que dá nome ao play. E, para os colecionadores, um atrativo a mais: a capa deste relançamento é ligeiramente diferente da arte original, com um tom laranja – de gosto duvidoso, diga-se de passagem – na parte superior.

Pra fechar o pacote, vale mencionar um detalhe muito legal: ao colocar os CDs lado a lado, as suas laterais formam um pedaço da capa de Wishmaster, que se completa com as reedições dos demais álbuns, que espero também sajam relançado pela Hellion por aqui, em um efeito similar ao que o Iron Maiden fez ao relançar a sua discografia em CDs enhanced em 1998.

Portanto, se você é fã do Nightwish, principalmente do período em que Tarja Turunen fez parte da banda, eis aí três relançamentos bastante atraentes para a sua coleção.

Comentários