Enquete da semana: o melhor álbum de metal de 2001


Enquete interessante essa. O resultado final comprova a intensa renovação que o heavy metal atravessava no início dos anos 2000. Nomes como System of a Down, Rammstein, Ark, Opeth e outros estavam virando o gênero de cabeça para baixo e conquistando legiões de novos fãs.

Toxicity, considerado por muitos como o melhor disco do System of a Down, ficou com a primeira posição com certa vantagem. A briga pelo segundo posto foi boa até o final, com Savatage, Rammstein, Ark, Dimmu Borgir e Angra se engalfinhando. Pessoalmente, o meu preferido entre todos esses discos é o The Metal Opera, do Avantasia, que considero um clássico.

Confira abaixo o resultado e deixe o seu comentário:

System of a Down – Toxicity – 36%
Savatage – Poets and Madmen – 27%
Rammstein – Mutter – 25%
Ark – Burn the Sun – 24%
Dimmu Borgir – Puritanical Euphoric Misanthropia - 23%
Angra – Rebirth – 22%
Avantasia – The Metal Opera – 20%
Opeth – Blackwater Park - 19%
My Dying Bride – The Dreadful Hours - 19%
Kreator – Violent Revolution - 18%
Enslaved – Monumension – 15%
Iced Earth – Horror Show – 14%
Kamelot – Karma – 14%
Tool – Lateralus - 14%
Evergrey – In Search of Truth - 13%
Destruction – The Antichrist – 9%
Sodom – M-16 - 7%
Edguy – Mandrake – 7%
Soilwork – A Predator's Portrait - 7%
Gamma Ray – No World Order - 5%
Crowbar – Sonic Excess in Its Purest Form – 4%
Neurosis – A Sun That Never Sets - 4%
Emperor – Prometheus – 3%
Entombed – Morning Star - 3%
Godflesh – Hymns - 1%

Comentários

  1. Sou muito fã desse albúm, fiquei entre ele e o Rebirth, mas acho que esse merece mais o título, pois foi inovador, e acho que marcou mais época.

    ResponderExcluir
  2. Ano que, a exemplo de 2000, foi muito interessante! Novamente,a palavra era renovação, pena que esse tipo de coisa só se percebe anos depois. Eu destaco aí o DIMMU BORGIR, que se reinventou e fez escola, de uma maneira bombástica no Black Metal (sofreu crítica, como qualquer banda mais vanguardista - felizmente, é bem resenhado até hoje).

    Destaco tb o fenômeno ARK, uma banda que juntou o hard e o prog de modo único, além de consolidar o JORN LANDE, hoje esse monstro indiscutível dos vocais, o tirando da sombra do "Coverdale". Que álbum lindo! O EVERGREY (considerado Prog tb), é uma banda que sinto que não evoluiu como imaginei. Mas esse "Search Of Truth", com aquela abertura maravilhosa em "The Masterplan", me empolgou demais à época!

    RAMMSTEIN é épico, nem comento. E era o fim do SAVATAGE, com um de seus melhores álbuns. Desculpe Ricardo, o AVANTASIA é ótimo, um sopro de vida para o Metal Melódico em estado terminal (lá em 2000)... mas fez passar batido uma obra como "Poets & Madmen", a verdadeira "opera" daquele ano!

    ANGRA com "Rebirth" é brincadeira de mau gosto... mas hoje vejo esse álbum até com carinho, por odiar a proposta muito mais tacanha do posterior, "Temple of Shadows" - mas agora me calo, pq sei que o blog é fã desse álbum rs

    (Por fim, o SYSTEM é um caso curioso: nunca os achei tudo isso, nem para ganhar essa enquete como ganhou... mas, contraditoriamente, ao ver uma banda tão complexa, pesada e - sempre - original, fazendo sucesso no mainstream, não há como reclamar!)

    ResponderExcluir
  3. O melhor disco do Angra, na minha opinião, é o Temple of Shadows, que bota no chinelo qualquer álbum lançado por qualquer formação da banda.

    ResponderExcluir
  4. rs eu sei Ricardo, lembro-me de seu texto há pouco tempo vangloriando o disco, tranquilo.

    Mas eu tenho uma birra pessoal com esse álbum. O "Rebirth" eu meio que "perdoei", investia num metal melódico sem graça, mas até tinhas alguns toques de sofisticação... era um "time" novo, pedia entrosamento, ainda vai.

    Mas chegar no 2º álbum, carregando o nome ANGRA (puta responsa!), uma banda das mais inovadoras e bem sucedidas de nosso país, e lançar aquela coisa batida do "ToS"? O que se salva ali é a participação do Milton Nascimento, e olhe lá. No mais, um melódico pra lá de infantil, misturado com um toque neoclassico chupinhado do Symphony X (isso NÃO é Prog, prog é inovar, não copiar o mais do mesmo). Você não chega naquela altura do campenato gritando "Glooooriooous" no refrão... mantenho: infantil!

    MINHA decepção, PESSOALMENTE, foi gigantesca! E ainda iam em revistas meter o pau no "Reason", parecia inveja do Andre, que seguiu a vida artística de forma mais coerente, ousada e madura (Virgo, Ritual, Reason). Eu achei triste.

    Mas, tenha certeza, qdo estiver na enquete, deve ganhar enorme votação. (Para mim) infelizmente. abço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.