As Novas Caras do Metal 19: Especial Bandas Suecas - Parte 1

Quem acompanha o cenário do hard rock e do heavy metal sabe que, há tempos, a Suécia é um dos principais berços de novas bandas em ambos os estilos. Vendo nascer uma formação nova e excelente praticamente todos os dias, os suecos tomaram conta da vida de quem curte guitarras distorcidas e refrões cativantes. E, se não bastasse isso, ainda recebem em seu país um dos melhores festivais europeus, o Sweden Rock, que todo ano leva casts repletos de grandes nomes para um público cada vez maior.

Para mapear toda esse efervescência, a Collectors Room inicia hoje uma série de posts que vai trazer os principais e mais interessantes grupos surgidos na Suécia nos últimos anos. Nossa equipe trabalhou em conjunto em uma matéria de pesquisa e imenso prazer sonoro, e iremos compartilhar com vocês as nossas experiências.

Dando o pontapé inicial, eu, Ricardo Seelig, dou uma passada na cena stoner sueca, com direito a umas escapadinhas pelo hard.


Pegue a cerveja e aumente o volume!



Graveyard

Um dos nomes mais celebrados surgidos no hard nos últimos anos, o Graveyard se transformou rapidamente em sinônimo de música qualidade. Com três álbuns no currículo, a banda foi celebrada mundo afora, inclusive aqui na Colectors - leia tudo o que publicamos sobre o grupo clicando aqui. Com uma personalidade sonora fortíssima e original, o quarteto formada por Joakim Nilsson (vocal e guitarra), Jonatan LaRocca Ramm (guitarra), Rikard Edlund (baixo) e Axel Sjöberg (bateria) vem em uma escalada impressionante de qualidade. Desde a estreia batizada apenas com o nome do grupo e lançada em 2007 e passando pelos fenomenais Hisingen Blues (2011) e Lights Out (2012), o Graveyard arrebata qualquer ouvinte de rock com a sua música rica, repleta de referências dos anos 1970 e com forte ascendência inglesa. Sem exageros, uma das melhores bandas da atualidade.

Clique e ouça uma música do grupo.



Egonaut

Quarteto formado em 2005 na cidade de Boras. A banda conta com Fredrick Jordanius (vocal e guitarra), Dennis Zielinski (teclado), Mikael Bielinski (baixo) e Markus Johansson (bateria). Em 2011 o Egonaut lançou o seu primeiro disco, Electric, e esse ano o segundo trabalho da banda, Mount Egonaut, chegou às lojas. O som é um hard rock pegajoso, que se diferencia das outras bandas do gênero pelas intervenções constantes do órgão de Zielinski e pelo uso de melodias fortes nas composições. O timbre da voz de Fredrick Jordanius se assemelha com a de Michael Poulsen, do Volbeat. Se fosse resumir rapidamente o som do Egonaut, poderia dizer que a música do grupo soa como um encontro do Deep Purple com o Volbeat.

Clique e ouça uma música do grupo.



Vidunder

O Vidunder nasceu em abril de 2011 e lançou o seu primeiro disco em maio deste ano. Auto-intitulado, o álbum traz dez faixas inéditas do trio formado por Martin Prim (vocal e guitarra), Linus Larsson (baixo) e Jonas Sjöqvist (bateria). Espécie de irmão gêmeo do Graveyard, o Vidunder faz um hard embebido na poeira setentista em todos os aspectos, da estrutura das canções ao timbre dos instrumentos. O uso da melodia também é constante, tornando as faixas agradáveis já na primeira audição. A música do Vidunder é legal e tem qualidade, mas um distanciamento maior da sonoridade do Graveyard - característica que fica ainda mais evidenciada pelo fato da voz de Martin Prim soar bastante semelhante a de Joakim Nilsson - nos próximos anos seria uma decisão bastante sadia para o trio.

Clique e ouça uma música do grupo.



Bombus

Na estrada desde 2008, o Bombus é um quarteto formado por Feffe (vocal e guitarra), Matte (vocal e guitarra), Jonas Rydberg (baixo) e Peter Asp (bateria). O disco de estreia foi lançado em 2010, enquanto o segundo, The Poet and the Parrot, chegou às lojas em agosto deste ano. Agora inseridos no cast da gravadora Century Media, o Bombus vem ganhando destaque na Europa, onde abriu os shows da recente turnê do Danko Jones. A música do grupo é uma amálgama entre metal e stoner, com riffs pesados e vocais bastante agressivos. The Poet and the Parrot tem recebido ótimas críticas na imprensa especializada do Velho Mundo, credenciando o Bombus como uma das mais promissoras bandas surgidas na Suécia nos últimos anos.

Clique e ouça uma música do grupo.



Stonewall Noise Orchestra

Stoner de alto quilate, executado com extrema categoria: essa é a praia do Stonewall Noise Orchestra, quinteto que já está na estrada desde 2004 e conta com uma discografia formada por quatro álbuns - Vol. 1 (2005), Constants in an Ever Changing Universe (2008), Sweet Mississippi Deal (2010) e Salvation (2013). Com uma sonoridade azeitada, o grupo cativa com composições redondas, construídas a partir de riffs simples e um groove irresistível. Para efeito de comparação e para situar você que está lendo essa matéria, a música do SNO pode ser definida como uma espécie de Soundgarden mais ensolarado - e, na minha opinião pessoal, superior ao grupo de Seattle.

Clique e ouça uma música do grupo.



The Quill

O The Quill já é um velho conhecido de quem não se satisfaz apenas com os principais nomes dos gêneros que curte e gosta de ir mais fundo em seus estilos preferidos. Veterana, a banda foi formada por volta de 1993 e já colocou no mercado sete discos. O som é um hard rock sujo e estradeiro, executado com malícia por Magnus Arnar (vocal), Christian Carlsson (guitarra), Roger Nilsson (baixo) e Jolle Atlagic (bateria). Vá direto no disco de 2011, Full Circle, uma pedrada repleta de ótimas faixas.

Clique e ouça uma música do grupo.



Lugnoro

Você gosta daquele hard rock esfumaçado e com o órgão sempre em primeiro plano? Enão o Lugnoro foi feito para você. No mundo desde 2007, o grupo entrega um rock retrô com toques de prog, blues e psicodelismo, jogando no mesmo caldeirão referências como Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Uriah Heep e King Crimson. São dois discos na bagagem - The Crown That Wears the Head (2011) e Annorstädes (2012) -, ambos repletos de uma sonoridade que é uma verdadeira viagem no tempo.

Clique e ouça uma música do grupo.



Propane Propane

Este quarteto formado por Benjamin Thörnblom (vocal e guitarra), Rickard Swahn (guitarra), Niklas Andersson (baixo) e Jakob Gill (bateria) foi criado em 2008. Um ano depois, lançou um EP auto-intitulado com seis faixas. E, em 2011, foi a vez do primeiro álbum do grupo, Indigo, chegar às lojas. A música do Propane Propane é um stoner pesadão e com toques lisérgicos, na linha clássica do gênero. Se você curte o gênero, irá gostar

Clique e ouça uma música do grupo.



Ponamero Sundown

O Ponamero Sundown é um quarteto formado em Estocolmo no ano de 2005. Fazem parte da banda o vocalista Nicke, o guitarrista Anders, o baixista Oliver e o baterista Pete. A banda já gravou três discos - Heavy Rock (2007), Stonerized (2009) e Rodeo Eléctrica (2011) -, todos apresentando um stoner temperado por doses certeiras de hard rock. A música do grupo foi sendo lapidada com o tempo, com uma evolução perceptível entre cada álbum. Vá no mais recente, um disco forte e feito sob medida para pegar a estrada.

Clique e ouça uma música do grupo.



Blowback

Com quase uma década de carreira - a banda foi formada na cidade de Örebro em 2004 -, o Blowback estreou em 2006 com um split ao lado dos também suecos do Asteroid. O primeiro disco saiu em 2008, Morning Wood, e em 2009 o grupo colocou o seu segundo trabalho, 800 Miles, nas lojas. A música do quarteto tem uma aura bem setentista, e é possível identificar influências de ícones como Black Sabbath e Grand Funk Railroad no trabalho. Som sob medida para ser degustado ao lado de uma montanha de cervejas geladas!

Clique e ouça uma música do grupo.



Waning Moon

Banda fresquinha, formada em 2012. A estreia saiu no final de julho, na forma do álbum Amanita Kingdom. O negócio aqui são longas faixas com trechos instrumentais que levam ao transe contínuo. Bastante lisérgico, o som do Waning Moon é uma espécie de Samsara Blues Experiment ainda mais ácido, o que torna a música da banda limitada a um nicho específico de ouvintes.

Clique e ouça uma música do grupo.


Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Muito oportuna essa matéria! A Suécia não pára de nos brindar com ótimas bandas novas!

    ResponderExcluir
  2. Conheço todas ai, são boas (com exceção de Graveyard, que é espetacular, minha banda favorita), a Suécia é um dos paises mais ricos em musicalidade. E essa onda "revival" esta de brilhar os olhos.

    ResponderExcluir
  3. Não sei já pintaram em outras edições desta matéria aqui no site, e nem mesmo de onde são e se são bandas tão novas, mas ouvi grandes álbuns este ano dessas bandas: Zodiac, Noctum, Horisont, Reign of Kindo (essa está mais para o pop), Israel Nash Gripka, Brutus, Ramming Speed.

    De outras ouvi somente algumas músicas novas, que me agradaram , como Sahg, Eye Empire, Astra, Spiders...

    Tem muita coisa boa rolando.

    ResponderExcluir
  4. SSSSSSTTTTTTOOOOOOOOOONNNNNNNEEEERRRRRRRR !!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente pesquisa.

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  6. Não só no genero metal, mas a Suécia é um celeiro de banda boa!
    Bom post!
    Anselmo
    minervapop.com

    ResponderExcluir
  7. Não só de bandas de Metal, mas á Suécia a anos tem apresentado bandas sensacionais!
    Anselmo
    minervapop.com

    ResponderExcluir
  8. Colocaria o The Hellacopters na lista..... fica pra parte 2.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. A Suécia é pra mim hoje, um dos países mais prolíficos em bandas de qualidade. Sinto até vontade de me mudar pra lá e viver isso de perto!
    Dessa nova safra de bandas perfeitas, eu indico o "IN MOURNING" que já tem 3 discos gravados e o "YEAR OF THE GOAT" com 1 EP e um álbum.

    Legal a matéria, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Imperial State Electric do vocal do Hellacopters Mr. Nick Royale (ou Nick Hellacopter, como queira) é outra banda que faz um som muito bacana , forte influência a banda possui do som das fases 70's de Kiss & Cheap Trick.

    Gostei que tem o ''The Quill'' que é uma ótima banda e é da mesma geração do Hellacopters talvez 2 ou 3 anos mais velha, mas pratica um som de grande qualidade , vale o play.

    ResponderExcluir
  12. Nossa matéria poupa 1 semana de pesquisa de cada um aqui. Valeu pelo serviço.

    Esse Year of the Goat é muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Não é "nossa matéria poupa".
    É: ESSA MATÉRIA nos poupa ....

    ResponderExcluir
  14. Ótima matéria... parabéns a equipe Collectors Room e obrigado por ter apresentado essas ótimas bandas! Irei apreciá-las agora!

    ResponderExcluir
  15. A Suécia é uma das melhores fábricas de bandas do mundo, certamente. Ótima lista! Claro que não poderia passar em branco, então vou palpitar também, e sugerir uma banda puxada para o Stoner que é uma das minhas favoritas e tinha que vir de lá, claro: Sparzanza. O nome é estranho, mas vale, se tiver um tempinho, confira ;)

    ResponderExcluir
  16. POH GALERA QUE CURTE IN SOLITUDE CURTE AEE

    https://www.facebook.com/insolitudebr

    ResponderExcluir
  17. Hellacopters todo mundo conhece, Gabriel. Sparzanza está em uma das edições anteriores desta série, assim como o Year of the Goat.

    Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  18. De uma conferida no Kamchatka excelente banda

    ResponderExcluir
  19. Diego, já falamos da banda em uma edição anterior da série.

    ResponderExcluir
  20. ah! Como esse site é bom, parabéns.

    ResponderExcluir
  21. Rapaz...

    Conheci o gênero stoner rock quando conheci o collectors room, e eu to viciadão!!! Graveyard fiz a coleção em uma semana...Obrigado a todos pelas os comentários e a grande influencia...REVIVAL 70!

    ResponderExcluir
  22. Ótimas bandas, algumas eu já conhecia outras vou conferir agora.

    Essa 'coluna' é uma das minhas favoritas no Collector's.

    ResponderExcluir
  23. Ricardo, não sei se você já conhece, mas não encontrei matéria nenhuma aqui no blog sobre o The Dillinger Scape Plan e The Ocean. São bandas fantásticas e fazem um som bem criativo. Seus últimos álbuns estão sensacionais. Se não conhece, vale a pena dar uma ouvida.

    ResponderExcluir
  24. Parece que a Waning Moon mudou o nome para Moon Coven.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.