Os 10 discos mais aguardados de 2014

Primeiro dia de 2014, e enquanto você se recupera da festa da virada e tenta curar a ressaca, preparamos uma lista com os dez discos mais aguardados que serão lançados nos próximos doze meses. Anote na agenda e prepare-se, pois vem muita música boa por aí.

Lamb of God

O sucessor de Resolution (2012) será o primeiro disco dos norte-americanos depois do drama vivido pelo vocalista Randy Blythe, julgado na República Checa pela morte de um fã durante um show. Não há confirmação da data de lançamento ainda, mas o álbum deve chegar às lojas no segundo semestre, seguindo o caminho sonoro do excelente último disco.

Machine Head

Depois de dois ótimos discos, ambos já ostentando o status de clássicos modernos - The Blackening (2007) e Unto the Locust (2011) - o Machine Head inicia uma nova fase em sua carreira, gravando o seu primeiro trabalho sem o baixista original Adam Duce. Aguardadissimo, o álbum marca também a estreia da banda pela gravadora Nuclear Blast. Não há ainda data de lançamento definida.

Opeth

Aclamado pela crítica, Heritage (2011), último disco do Opeth, dividiu os fãs ao mostrar uma sonoridade distante da que consagrou a banda sueca, explorando influências do prog setentista e afastando-se do metal. Mikael Akerfeldt já adiantou que o grupo seguirá experimentando novos caminhos no novo trabalho. Nós, que gostamos de boa música, já estamos com água na boca.

Metallica

Com um caminhão de riffs prontos, o Metallica deve lançar em 2014 o sucessor de Death Magnetic (2008). A banda dividirá o tempo entre a estrada e o estúdio, e o aguardado novo passo do Metallica virá ao mundo apenas no final do ano.

Mastodon

Segundo o vocalista e baixista Troy Sanders, o Mastodon está gravando algo maior que apenas a sequência de The Hunter (2011). Sempre surpreendente, o quarteto norte-americano é a garantia de um heavy metal criativo, repleto de passagens instrumentais colossais. Um dos mais aguardados de 2014, de longe.

Foo Fighters

Após um breve hiato, o Foo Fighters já está aquecendo os motores preparando o sucessor do excelente Wasting Light. Afiada e renovada após o breve descanso, a banda liderada por Dave Grohl, uma espécie de Lemmy do novo milênio, prepara mais um vôo alto em sua sempre ascendente carreira.

U2

O U2 é a maior banda de pop rock do planeta há décadas. Tudo que envolve o grupo é gigantesco, e reflete em toda a indústria musical. Esses são apenas alguns dos motivos que tornam o sucessor de No Line on the Horizon (2009) um dos discos mais aguardados de 2014. Retornando à gravadora que a revelou - Island -, a banda irlandesa trabalha com vários produtores de renome e já tem prontas aproximadamente doze novas músicas. Se seguir o alto nível do álbum mais recente, vem aí outra delicia sonora.

Adele

O novo disco de Adele é o álbum pop mais aguardado de 2014. Lembrem-se: 21, segundo disco da cantora inglesa, vendeu tanto que deu nova vida quase sozinho a todo o mercado musical. Muito provavelmente, vem aí outro best seller.

Bruce Springsteen

Bruce vive uma das melhores fases de sua carreira, gravando álbuns sensacionais e fazendo shows antológicos nos últimos anos. Seu novo disco conta com a participação especial do guitarrista Tom Morello, do Rage Against the Machine, e já está disponível no mundo virtual. 

Baroness

A banda norte-americana lançou o duplo Yellow & Green em 2012 e apresentou uma incrível mistura entre metal, prog e alternativo. Depois de passar por um acidente de ônibus que custou a saída de dois integrantes, o Baroness está trabalhando com Kurt Ballou, guitarrista do Converge e aclamado produtor. Será a estreia da nova formação em estúdio, e a oportunidade da banda mostrar que tem força e criatividade para manter o alto nível do último disco.

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Tem o novo do In Flames também, embora já faz algum tempo que eles não fazem nada de excepcional. Mas a esperança permanece.

    No mais, Feliz 2014 à tod@s!

    Vinícius - Florianópolis/SC

    ResponderExcluir
  2. E de novo o disco do Metallica é um dos mais aguardados do ano (ano passado todo mundo tava esperando pro fim do ano, igualzinho agora)

    ResponderExcluir
  3. Faltou o novo do Alcest, que vai lançar neste mês.

    ResponderExcluir
  4. Um disco muito aguardado, pelo menos por mim, é o novo do Grand Magus, que tem data prevista para 31 de janeiro.

    ResponderExcluir
  5. Se bandas como Machine Head, Metallica, Mastodon, Opeth e Baroness manterem o mesmo nível dos álbuns anteriores com certeza estarão no meu top10(2014) restando apenas 5 vagas para as outros lançamentos de 2014. Esse ano PROMETE!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Coincidentemente, li a resenha do ultimo disco do QOTSA da CR hoje, e hoje mesmo vejo um post do mesmo autor da resenha falando sobre, pasmem, a hype dos lançamentos de 2014!!!

    E olha que foi um dos melhores discos de 2014.

    http://www.collectorsroom.com.br/2013/05/queens-of-stone-age-critica-de-like.html

    ResponderExcluir
  7. A Sound of Thunder lançará "The Lesser Key of Solomon". Deve sair em Junho ou Julho, não lembro direito.

    ResponderExcluir
  8. "Lemmy do novo milênio". Talvez daqui a uns 30 anos, o Dave calce as botas do Lemmy.

    ResponderExcluir
  9. Cite exemplos de bandas boas, por favor. Agora fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  10. Também fiquei bem curioso.

    Seria o Manowar, regravando mais um de seus discos clássicos, uma banda boa?

    ResponderExcluir
  11. KKKKKKKKKK tb fiquei curioso...

    O Cavalera Conspiracy tb vai lançar um álbum este ano, e como é de costume Max já está fazendo muita propaganda...

    ResponderExcluir
  12. Eu estou simplesmente roendo as unhas aguardando o novo disco do U2. A julgar pela excelente "Ordinary Love", que poderá levar um Oscar, o U2 está em uma fase muito inspirada e vem um discaço por aí.

    ResponderExcluir
  13. Tem também o novo do Necros Christos, previsto para dezembro, conforme link abaixo:

    http://www.metalstorm.net/events/new_releases.php?upcoming=1

    Se a banda manter o nível dos anteriores, certeza de mais um discaço.

    ResponderExcluir
  14. Quem sabe vem aí um novo do The Black Keys, uma banda que não tem disco ruim.

    Com certeza vem coisa boa da dupla.

    ResponderExcluir
  15. Alguém sabe se as bandas Rival Sons e Graveyard preparam alguma coisa para lançar nesse ano de 2014?

    Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.