Shows lendários de Miles Davis no Fillmore East reunidos em box

Durante quatro dias, entre 17 e 20 de junho de 1970, Miles Davis e sua banda se apresentaram no Fillmore East, em Nova York, em uma sequência de shows que entrou para a história. Na plateia, a nata da cena musical e cultural da cidade, atenta com a música produzida por Miles na época, que estava diminuindo as distâncias entre o jazz e o rock.

A íntegra destes shows será lançada no próximo dia 25 de março em um box com quatro discos intitulado Miles at the Fillmore: Miles Davis 1970 - The Bootleg Series Volume 3. Algumas gravações destas apresentações já haviam sido disponibilizadas anteriormente em um álbum duplo lançado em 1970, porém tudo aqui foi remasterizado e a caixa conterá com mais de 100 minutos de material inédito, além de três faixas bônus (totalizando mais 35 minutos) nunca lançadas antes, gravadas nos shows que Miles realizou no Fillmore West em abril daquele ano.

Estes concertos foram realizados pouco depois que Miles Davis e seu grupo lançaram o seminal Bitches Brew, que chegou às lojas em abril de 1970. A banda de Davis na época contada com Chick Corea (piano elétrico), Dave Holland (baixo), Jack DeJohnette (bateria), Steve Grossman (saxofone), Airto Moreira (percussão) e Keith Jarrett (teclado).

Cada uma das quatro apresentações ocupa um disco do box. Os shows contaram com o mesmo setlist, porém em cada uma das noites a banda tocou as faixas com arranjos diferentes, explorando ao máximo as composições. Há pequenas variações, com a inclusão de uma ou outra faixa em cada uma das datas, mas os setlists são praticamente idênticos.

Acompanhando o pacote, um encarte com 36 páginas traz um longo depoimento do guitarrista Carlos Santana, apreciador de longa data da obra de Davis.

Abaixo, o tracklist completo:

CD 1: Fillmore East, Wednesday, June 17, 1970
Introduction by Bill Graham
Directions
The Mask
It’s About That Time
Bitches Brew
The Theme
Paraphernalia (From the Fillmore West, April 11, 1970)
Footprints (From the Fillmore West, April 11, 1970)

CD 2: Fillmore East, Thursday, June 18, 1970
Directions
The Mask
It’s About That Time
Bitches Brew
The Theme
Spanish Key (Encore)
The Theme

CD 3: Fillmore East, Friday, June 19, 1970
Directions
The Mask
It’s About That Time
I Fall In Love Too Easily
Sanctuary
Bitches Brew
The Theme
Miles Runs The Voodoo Down (from the Fillmore West, April 11, 1970)

CD 4: Fillmore East, Saturday, June 20, 1970

Directions
The Mask
It’s About That Time
I Fall In Love Too Easily
Sanctuary
Bitches Brew
Willie Nelson
The Theme

Por Ricardo Seelig

Comentários